Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CRUZEIROS
Celebrity Eclipse e Sirena com escalas no Funchal
A cidade do Funchal amanheceu esta segunda-feira com a visita dos navios de cruzeiro Celebrity Eclipse e o Sirena. Em conjunto, os dois navios trouxeram à Madeira perto de cinco mil pessoas para passar o dia.
Com o irlandês Nigel Smyth como capitão, o Celebrity Eclipse entrou no Porto do Funchal pelas 6:46 horas, proveniente do porto espanhol de Cádis. Agenciado pela JFM Shipping, permaneceu no molhe da Pontinha atás às 17 horas, altura que em prosseguiu viagem para Kings Wharf, nas Bermudas.
O navio, construído em 2010 nos estaleiros alemães de Meyer Werft, navega com 3.900 pessoas a bordo, sendo 2.683 passageiros e 1.217 tripulantes. Está a realizar um cruzeiro de reposicionamento para as Caraíbas. Levantou ferros a 30 de outubro, em Barcelona, e depois de passagens em Lisboa, Funchal, e Kings Wharf, termina a viagem a 12 de novembro em Forte Lauderdale, nos Estados Unidos.
Também agenciado pela JFM Shipping, o Sirena chegou pelas nove horas de Santa Cruz de Tenerife. A bordo trazia 640 passageiros e 390 tripulantes, numa viagem que prosseguiu às 18:00 horas rumo a Tanger, Marrocos.
Está a realizar uma viagem de 20 dias entre Roma e Lisboa. Até chegar à Madeira, já visitou os portos italianos de Nápoles, Messina e Livorno, passou por La Valeta (Malta), Monte Carlo (Mónaco), Tunes (Tunísia), Marselha (França), Palma de Maiorca, Barcelona, Alicante, Motril, Arrecife e Santa Cruz de Tenerife.
Construído em 1999 nos estaleiros franceses de Chantiers de l’Atlantique, o Sirena custou perto de 200 milhões de euros e integra a frota da Oceania Cruises.
Esta terça-feira o Porto do Funchal vai ter casa cheia com a visita de três navios: Mein Schiff Relax, Azura e Silver Dawn. No total, serão cerca de 10 mil pessoas a visitar a Região.
…
