Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
A construção da Doca 1 do Porto de Leixões
Em 1906, a Companhia das Docas e Caminhos de Ferro Peninsulares, concessionária desde 1889 da construção e exploração do porto de abrigo de Leixões, confiou ao engenheiro Adolfo Loureiro e ao seu colaborador engenheiro Santos Viegas o encargo de organizar o projeto do porto comercial de Leixões. É a esse projeto, datado de 1908, que pode atribuir-se, certamente, o que trinta anos mais tarde resultou na DOCA n.º 1 do Porto de Leixões.
Muitos notáveis engenheiros desenvolveram projetos alternativos para novas docas e terraplenos, tendo então surgido em 1931 o concurso para a Doca n.º 1, segundo projeto da Direção Técnica da APDL. A obra foi adjudicada em 1932, pelo valor global de 38 632 546$00, à Sociedade Metropolitana de Construção de Barcelona, que posteriormente foi transformada em Sociedade Construtora da Doca.
A Doca 1 ocupa o antigo leito do rio Leça e os seus muros-cais assentam numa grande extensão de rocha natural existente junto às margens, mas em alguns pontos essa rocha encontra-se a grande profundidade e por isso foi necessário construir um muro de arcadas, cujos pilares foram levados até 25 metros abaixo do nível do zero hidrográfico, com o auxílio de caixões de ar comprimido.
A inauguração Doca 1 Norte do Porto de Leixões foi a 4 de julho de 1940, com a entrada festiva do aviso da armada de Bartolomeu Dias . A noticia deste momento foi publicada no jornal "O Comércio de Leixões" de 07 de julho de 1940.
