Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Caracterização do Inland do Porto de Leixões em Transporte Intermodal

 Esta tese tem como objetivo caracterizar de forma abrangente o hinterland e inland do Porto de Leixões no transporte intermodal, com particular ênfase no transporte ferroviário. O objetivo é obter informações sobre a infraestrutura do porto, operações e potenciais melhorias para aumentar a sua eficiência e conectividade.

Para atingir este objetivo, foi realizada uma entrevista com guião semiestruturado, dirigido a cinco grandes representantes do transporte intermodal relacionados com o Porto de Leixões. O guião foi aplicado em 5 entrevistas, onde foi possível a recolha de dados, fornecendo dados qualitativos valiosos para análise. As discussões giram em torno de vários aspetos fundamentais.

Em primeiro lugar, é avaliada a infraestrutura existente no inland do Porto de Leixões, considerando a conectividade ferroviária, as instalações do terminal e as operações logísticas. Em segundo lugar, são examinados os desafios e constrangimentos enfrentados pelo porto no seu transporte ferroviário, abrangendo questões como restrições de capacidade, limitações de infraestruturas e quadros regulamentares. Através de uma análise e interpretação rigorosas dos dados, esta investigação apresenta conclusões significativas. Os resultados apresentam o estado atual do transporte ferroviário no inland do Porto de Leixões e identificam potenciais áreas de melhoria.

mais detalhes

descarregue a tese aqui