Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Via Navegável do Douro

Lançamento de nova bóia Trackless na Albufeira de Carrapatelo

 Realizou-se na terça-feira, dia 14 de outubro, na albufeira de Carrapatelo, o lançamento no rio Douro de uma nova boia Trackless, num momento simbólico que destacou o progresso e a inovação na balizagem do canal de navegação, promovido pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

O equipamento, protótipo desenvolvido pelas empresas Mobilis-SA e Bo Hermanson Lda, foi colocado no rio pela empresa IED, parceira e fornecedora da APDL de longa data, sob a responsabilidade de Benjamim Moutinho.

Este equipamento inovador, concebido para resistir a fortes correntes marítimas e grandes amplitudes de marés, distingue-se pela utilização de materiais nobres, modularidade eficiente, fácil manuseamento e maior durabilidade, permitindo não só um desempenho técnico mais fiável, como também soluções ambientalmente sustentáveis, com possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem parcial ou total dos componentes danificados ou em fim de vida.

O evento teve como objetivo não apenas apresentar este modelo inovador, mas também evidenciar o trabalho contínuo que a Via Navegável do Douro (VND) tem vindo a realizar, sempre em estreita colaboração com os seus fornecedores, no sentido de melhorar e inovar todas as marcas de assinalamento.

O programa incluiu uma visita ao Centro de Controlo da Navegação da VND, conduzida por Frederico Martins, chefe de Divisão de Planeamento e Controlo de Navegação, com uma apresentação do sistema River Information Services (RIS), concebido e implementado pela APDL. Este sistema permitiu melhorar significativamente a segurança da navegação e aumentar a competitividade ao longo dos 208 km da via, compreendida entre a Foz do Douro e Barca d’Alva, otimizando a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, especialmente face à crescente atividade marítimo- turística na região.

A APDL congratula-se por continuar a inovar e a reforçar o seu compromisso com a segurança da navegação e a preservação e sustentabilidade ambiental no rio Douro, através da adoção de soluções mais ecológicas.