Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo dá início à ampliação do Porto da Figueira da Foz com cravação da primeira estaca

Decorreu a 23 de julho, no Cais Comercial da Figueira da Foz, a cerimónia de cravação da primeira estaca da empreitada de ampliação do Porto da Figueira da Foz. A iniciativa insere-se no âmbito da obra de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz e contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Pinto Santos (na foto), que presidiu ao ato.

Na ocasião, o governante revelou que o Governo irá aprovar ainda esta semana, em Conselho de Ministros, a nova “Estratégia Portos 5+”, centrada em cinco eixos: mais investimento, mais sustentabilidade, mais intermodalidade, mais digitalização e mais integração. De acordo com Hugo Pinto Santos, esta estratégia visa colocar “o centro da logística nacional no sistema portuário”.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado destacou o papel estratégico do Porto da Figueira da Foz, apontando que existe “um master plan ambicioso” para esta infraestrutura portuária, que deverá afirmar-se como um “porto de referência para toda esta zona industrial”. Sublinhou ainda o objetivo de que a Figueira da Foz se torne “o porto de preferência” e a “porta de saída” para as indústrias exportadoras da região.

A obra agora iniciada, há muito reivindicada, é amplamente considerada fundamental pelo Governo, autarquia, comunidade portuária e administração do porto, refletindo a sua importância não apenas para o concelho da Figueira da Foz, mas para toda a Região Centro e para o tecido empresarial exportador da zona.

Estiveram também presentes na cerimónia o administrador do Porto da Figueira da Foz, Eduardo Feio, que apresentou um ponto de situação sobre a empreitada; Gonçalo Vieira, presidente da Comunidade Portuária; Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz; o vereador Manuel Domingues, bem como diversas entidades civis e militares.

A empreitada foi consignada no dia 24 de janeiro de 2025 à empresa Mota Engil, por um valor total de 21,9 milhões de euros, estando a conclusão prevista para maio de 2026.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia, com 9,1 milhões de euros, e integra um consórcio público-privado.

A Administração Portuária assume um investimento de 8,4 milhões de euros, enquanto os operadores e utilizadores do porto - Celbi, The Navigator Company, Yilport e Operfoz – investem no total 4,4 milhões de euros.

fonte