Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Governo dá início à ampliação do Porto da Figueira da Foz com cravação da primeira estaca
Decorreu a 23 de julho, no Cais Comercial da Figueira da Foz, a cerimónia de cravação da primeira estaca da empreitada de ampliação do Porto da Figueira da Foz. A iniciativa insere-se no âmbito da obra de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz e contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Pinto Santos (na foto), que presidiu ao ato.
Na ocasião, o governante revelou que o Governo irá aprovar ainda esta semana, em Conselho de Ministros, a nova “Estratégia Portos 5+”, centrada em cinco eixos: mais investimento, mais sustentabilidade, mais intermodalidade, mais digitalização e mais integração. De acordo com Hugo Pinto Santos, esta estratégia visa colocar “o centro da logística nacional no sistema portuário”.
Durante a sua intervenção, o secretário de Estado destacou o papel estratégico do Porto da Figueira da Foz, apontando que existe “um master plan ambicioso” para esta infraestrutura portuária, que deverá afirmar-se como um “porto de referência para toda esta zona industrial”. Sublinhou ainda o objetivo de que a Figueira da Foz se torne “o porto de preferência” e a “porta de saída” para as indústrias exportadoras da região.
A obra agora iniciada, há muito reivindicada, é amplamente considerada fundamental pelo Governo, autarquia, comunidade portuária e administração do porto, refletindo a sua importância não apenas para o concelho da Figueira da Foz, mas para toda a Região Centro e para o tecido empresarial exportador da zona.
Estiveram também presentes na cerimónia o administrador do Porto da Figueira da Foz, Eduardo Feio, que apresentou um ponto de situação sobre a empreitada; Gonçalo Vieira, presidente da Comunidade Portuária; Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz; o vereador Manuel Domingues, bem como diversas entidades civis e militares.
A empreitada foi consignada no dia 24 de janeiro de 2025 à empresa Mota Engil, por um valor total de 21,9 milhões de euros, estando a conclusão prevista para maio de 2026.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia, com 9,1 milhões de euros, e integra um consórcio público-privado.
A Administração Portuária assume um investimento de 8,4 milhões de euros, enquanto os operadores e utilizadores do porto - Celbi, The Navigator Company, Yilport e Operfoz – investem no total 4,4 milhões de euros.