Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Setúbal associa-se ao lançamento do primeiro volume do Dicionário de História de Setúbal
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal foi palco da cerimónia de lançamento do primeiro volume do “Dicionário de História de Setúbal”, uma obra de referência editada pelo jornal O Setubalense e coordenada por Albérico Afonso Costa, com a colaboração de várias dezenas de autores. A apresentação esteve a cargo do jornalista Pedro Tadeu e integrou-se nas comemorações dos 170 anos daquele que é um dos jornais mais antigos do país.
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) marcou presença no evento, através do seu Presidente do Conselho de Administração, Carlos Correia, que sublinhou a forte ligação do Porto de Setúbal à história da cidade, destacando que «a participação neste projeto foi feita com sentido de dever e com orgulho, porque somos parte integrante da história da cidade»
Na sua intervenção, Carlos Correia afirmou ainda que «a relação entre o porto e Setúbal é tão antiga quanto indissociável – uma simbiose de desenvolvimento e identidade que importa conhecer, preservar e valorizar”, classificando o dicionário como “uma obra de referência, imprescindível para compreender a identidade e a evolução da cidade de Setúbal». Para o Presidente da APSS, o Porto de Setúbal é «emprego, é indústria, é economia, é turismo, é natureza. É dinamismo e responsabilidade. É também memória – construída ao longo de séculos de ligação ao território e à comunidade».
O evento contou igualmente com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, entre outras individualidades e representantes da comunidade setubalense.