Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Exercício no Porto do Funchal testa resposta a caso suspeito de Ébola
O terminal de cruzeiros do Porto do Funchal foi palco de um exercício de emergência sanitária, no âmbito do planeamento de ações do FUNCHALEX’25, que visam testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) do Funchal.
O simulacro foi desenvolvido pela Autoridade de Saúde, em estreita articulação com a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, S.A.), tendo como objetivo testar e capacitar a resposta das entidades envolvidas perante um cenário de suspeita de infeção por vírus Ébola num ambiente portuário e turístico.
O exercício teve início com a simulação de um passageiro de um navio de cruzeiro que, momentos antes de iniciar uma excursão em terra, apresentou sintomas compatíveis com uma infeção grave. A pronta atuação dos colaboradores da APRAM, que procederam ao isolamento do passageiro e acionaram os meios de emergência, permitiu ativar um conjunto de procedimentos articulados com a Autoridade de Saúde e restantes entidades competentes, como a Proteção Civil, os Bombeiros, o INEM, as forças de segurança e os serviços de saúde.
Este simulacro permitiu avaliar a eficácia da resposta integrada, a articulação entre as várias entidades e os mecanismos operacionais em caso de emergência sanitária num dos principais pontos de entrada na Região.
A APRAM sublinha a importância da realização regular deste tipo de exercícios, que reforçam a preparação e resiliência da comunidade portuária, contribuindo para a segurança da população madeirense e dos milhares de visitantes que passam anualmente pelos Portos da Madeira.
Recorde-se que em 2024, passaram pelo Terminal de Cuzeiros do Funchal mais de um milhão de pessoas, entre passageiros e tripulantes.