Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
SETÚBAL
«Golfinho Parade»
«Golfinho Parade»
A arte de rua em Setúbal inclui a iniciativa "Golfinho Parade", onde réplicas de golfinhos em tamanho real, pintadas com diversas cores e padrões, foram espalhadas pela cidade, especialmente na zona ribeirinha. Estas esculturas, representando o movimento dos golfinhos acima da água, foram criadas para homenagear esses animais e a beleza da baía de Setúbal, além de sensibilizar para a sua protecção.
O "Golfinho Parade" teve início em 2011, com 20 golfinhos de fibra de vidro, tendo a iniciativa sido renovada em 2025 com 19 novas réplicas. As esculturas originais foram pintadas por 341 participantes de todo o país, que escolheram entre três posições de salto dos golfinhos: sair, sobrevoar e entrar na água. A exposição destas obras de arte visa promover a frente ribeirinha de Setúbal e destacar a importância dos golfinhos no imaginário local.
Além do "Golfinho Parade", Setúbal também conta com outras iniciativas de arte urbana, como a exposição da escultura de um golfinho feita com lixo marinho, recolhido em praias portuguesas. Essa escultura, criada pelo artista urbano Xico Gaivota, foi desenvolvida com fragmentos de lixo não manipulados, sem o uso de colas ou tintas, e esteve em exposição na Casa da Baía. A visita a esta escultura também está integrada na aplicação móvel Recycle BinGo, que visa promover a reciclagem entre famílias.
Artigos relacionados: