Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Ocean Alive premiada pelo trabalho de Conservação Marinha
A Ocean Alive recebeu em Tróia o Prémio Europeu Natura 2000, na categoria “Conservação Marinha”, pelo papel determinante que tem assumido na protecção do Estuário do Sado e, em particular, pelo desenvolvimento de projectos como “Guardiãs do Mar”.
O trabalho da associação, da qual a Câmara Municipal de Setúbal é parceira regular em vários projectos, foca-se, com especial incidência, na educação ambiental e literacia marinha, assim como na preservação e restauro das pradarias marinhas do estuário sadino.
O mapeamento realizado pela Ocean Alive no Estuário do Sado já permitiu identificar 29 pradarias marinhas, numa área total de 190 hectares.
O programa “Guardiãs do Mar” desta associação ambiental, criado em 2016, conta com o contributo de mulheres locais, ligadas a actividades marítimas, para monitorizar as diferentes pradarias e contribuir para a alteração de comportamentos na comunidade piscatória que reduzam as ameaças colocadas à preservação dos habitats, nomeadamente através de âncoras, pesca destrutiva e lixo causado pela mariscagem, acrescenta a mesma nota.
A bióloga marinha Raquel Gaspar, principal dinamizadora da Ocean Alive, recebeu o prémio Rede Natura 2000, referente à edição de 2024, numa cerimónia que incluiu uma visita à pradaria marinha da Ponta do Adoxe, Troia, uma das áreas monitorizada pela associação.
A cerimónia contou com as participações do director para a Biodiversidade na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Rosa, assim como de representantes dos municípios de Setúbal e Grândola, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Capitania do Porto de Setúbal, da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, estabelecimento do ensino cujo laboratório marinho colabora na monitorização das pradarias do Estuário do Sado.
Na visita à Ponta do Adoxe, foram partilhadas preocupações sobre o estado actual daquela pradaria marinha, particularmente afectada, em Março, pela depressão Martinho.
O trabalho desenvolvido pela Ocean Alive reveste-se de “particular importância porque as pradarias marinhas são importantes ecossistemas que assumem a função de berçário da fauna local, de depuração da água e de captação de carbono”, realça a mesma nota.
A Rede Natura 2000, no âmbito da qual a Ocean Alive foi distinguida, é uma rede ecológica europeia que abrange zonas de protecção especial e zonas especiais de conservação, onde as actividades humanas devem ser compatíveis com a conservação de determinados habitats e espécies, através de uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social.