Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LISBOA RECEBE ESTREIA DO NOVO NAVIO «MEIN SCHIFF RELAX», DA TUI CRUISES

 O Porto de Lisboa recebeu esta terça-feira a escala inaugural do Mein Schiff Relax, o mais recente navio da TUI Cruises. Esta paragem inseriu-se numa viagem de 10 dias com partida e regresso a Palma de Maiorca, e que contempla ainda escalas em Málaga, Cádis, Tânger, Valência e Lisboa.

Construído nos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone (Itália), o Mein Schiff Relax representa um novo marco de inovação e sustentabilidade no setor dos cruzeiros. Equipado com um sistema de propulsão dual-fuel, o navio pode operar com Gás Natural Liquefeito (LNG) ou gasóleo marítimo (MGO), estando ainda preparado para combustíveis alternativos de baixa emissão, como o bio-GNL e o e-GNL.

Entre as diversas tecnologias sustentáveis a bordo, destacam-se a ligação a energia elétrica terrestre, catalisadores que cumprem a norma Euro 6, uma turbina de recuperação de calor residual e um sistema avançado de tratamento de resíduos orgânicos. Estas soluções permitem ao navio operar com zero emissões enquanto permanece atracado, contribuindo para uma operação portuária mais limpa e amiga do ambiente.

Para Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), «é com grande satisfação que recebemos em Lisboa um navio que incorpora soluções tecnológicas alinhadas com os princípios de sustentabilidade ambiental que defendemos para o futuro da atividade de cruzeiros. O Mein Schiff Relax é um excelente exemplo da transição energética que a indústria de cruzeiros está a abraçar, e que o Porto de Lisboa tem vindo a promover de forma ativa, através do investimento em infraestruturas de eletrificação dos terminais de cruzeiros e da colaboração com operadores comprometidos com práticas mais sustentáveis».

De acordo com o Presidente da APL, «a presença deste navio reforça Lisboa como um porto de referência na rota de cruzeiros sustentáveis no Atlântico e no Mediterrâneo. É um sinal claro de que a indústria está a evoluir e que Lisboa está na linha da frente deste movimento»

O Mein Schiff Relax é o primeiro navio da nova classe InTUItion, com 333 metros de comprimento, 161.000 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 3.984 passageiros, distribuídos por 1.945 cabines em 10 dos seus 18 decks. A bordo, mais de 1.500 tripulantes asseguram uma experiência de excelência a todos os viajantes.

A cerimónia de nomeação oficial decorreu no dia 9 de abril, em Málaga, e teve como madrinha Giuliana Rizzo. O evento contou com a presença especial de Robbie Williams e com um espetáculo visual inédito, que juntou os navios-irmãos Mein Schiff 5 e Mein Schiff 7 à tradicional quebra da garrafa de champanhe na proa do novo navio.

Para assinalar a primeira escala em Lisboa, o Porto de Lisboa entregou ao Comandante do Mein Schiff Relax a tradicional placa comemorativa. A chegada foi acompanhada por uma escolta simbólica de rebocadores da empresa Portugs.