Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Turismo azul sustentável | prevenção da poluição marinha | gestão de resíduos a bordo de navios

Actualmente, o volume de negócios do turismo iguala ou até ultrapassa o das exportações de petróleo, produtos alimentares ou automóveis. O turismo tornou-se um dos principais atores no comércio internacional e representa, em simultâneo, uma das principais fontes de rendimento para muitos países em desenvolvimento.

Em 2019, antes da pandemia de COVID-19, o setor do turismo e viagens representava 10,4% do PIB global (US$ 10,3 triliões) e 10,5% de todos os empregos (334 milhões). Em 2023, este setor contribuiu com 9,1% para o PIB global; um aumento de 23,2% face a 2022 e apenas 4,1% abaixo do nível de 2019. As previsões apontam para um crescimento na contribuição do setor para o PIB global, representando 10% em 2024 e 11,4% em 2034.

Em termos comparativos, em 2023, a indústria automóvel global contribuiu cerca de 3% para o PIB global; em 2021, a indústria do petróleo e gás contribuiu 3%; em 2024, os produtos alimentares deverão representar cerca de 8,33% do PIB global (US$ 9,12 triliões). Em Portugal e relativamente a 2023, o turismo representou 9,5% do PIB; 19,8% das exportações globais; 48,6% das exportações de serviços; e 6,2% do emprego total.

para ler na íntegra aqui