Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

50% da carga movimentada foi para exportação

Porto de Setúbal registou crescimento de 2,4% em 2023

O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Este crescimento foi particularmente alavancado pelo setor dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga fracionada, onde se verificou um crescimento de 5,3% (+1,25 milhões de toneladas).

Já no segmento de carga Ro-Ro (roll on-roll off), em que o Porto de Setúbal é líder a nível nacional, verificou-se um aumento de 10,3% comparativamente com o ano anterior, tendo sido movimentadas 296 mil viaturas.

O Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, destaca que «os valores registados em 2023 confirmam que o Porto de Setúbal mantém uma posição de destaque no apoio à produção industrial na região da Península de Setúbal. Por outro lado, há que salientar a vertente exportadora do porto, uma vez que mais de 50% da carga movimentada foi para exportação. Note-se, ainda, que este desempenho positivo teve lugar num ambiente de abrandamento da economia europeia e mundial, que de uma forma geral penalizou a movimentação de carga na maioria dos portos europeus.»

Relativamente à distribuição do movimento total do Porto de Setúbal por segmento, os Granéis Sólidos representam 44,42%; a Carga Contentorizada 25,02%; a Carga Geral Fracionada 19,60%; Ro-Ro 7,38% e os Granéis Líquidos 3,58%.

Em 2023, o Porto de Setúbal foi escalado por 1535 navios em atividade comercial (+ 8,5%), com um total de 18.801.865 GT – Gross Tonnage (+12%).