Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM fixa critérios para licença de pesca comercial no recife Pedra do Valado

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foi publicado em Diário da República, no dia 27 de fevereiro, o Despacho n.º 2182/2024, que fixa os critérios de atribuição de licença específica para o exercício da pesca comercial na área do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.

José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, salienta que «Este licenciamento específico visa limitar o esforço de pesca neste ecossistema singular com elevada biodiversidade e riqueza, que se constitui como um importante pesqueiro para a frota de pesca comercial, com grande importância económica e social ao nível das comunidades locais». José Carlos Simão destaca ainda que «a Pedra do Valado, é o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal, que apresenta valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa».

Recorde-se, a propósito, que a área da Pedra do Valado concentra perto de 900 espécies de fauna e flora (703 espécies de invertebrados, 111 de peixes e 75 tipos de algas), 24 das quais têm estatuto de conservação, e nela foram descobertas 45 novas ocorrências de espécies para Portugal e 12 novas espécies para a ciência que não são conhecidas noutro local.

fonte (texto e foto)