Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Marinha Portuguesa recebe dois robots científicos para explorar fundo do mar

A Marinha Portuguesa adquiriu, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dois robots científicos para recolha persistente de dados no fundo do oceano (landers robóticos).

Estes equipamentos, entregues recentemente à Marinha pelo CEiiA, podem ser colocados a centenas de metros de profundidade e servem para recolher dados físicos, químicos e biológicos do oceano. No âmbito do Centro de Experimentação Operacional da Marinha e da Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique, serão usados para armazenar e estudar perfis de corrente, oxigénio, temperatura, profundidade e ruído ambiental aquático.

O modo de operação destes equipamentos consiste em colocá-los no fundo do oceano com os diversos sensores cujos dados serão armazenados internamente. Após um período de tempo, que pode ir até 6 meses, será enviado um sinal acústico aos landers que irá fazer os mesmos regressarem à superfície, permitindo a recolha de toda a informação armazenada.