Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Festas da Baía de Setúbal 2023

Centenário do Porto de Setúbal traz veleiros ao Sado

As Festas da Baía e Setúbal 2023 arrancam já no dia 21 de setembro, desta feita inseridas nas comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, numa organização da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, CMS - Câmara Municipal de Setúbal, APORVELA e Marinha Portuguesa.

Durante 10 dias, Porto e Cidade voltam a ser palco, entre a zona ribeirinha, junto ao Cais 2 do Porto de Setúbal e o Largo José Afonso, de conferências, visitas a navios, concertos, sessões de astronomia, workshops, exposições, provas desportivas, passeios pedestres, experiências náuticas e atividades gastronómicas.

Para o presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, «dar a conhecer o Porto de Setúbal e a sua história é um dos objetivos deste Centenário e as Festas da Baía são um excelente espaço e oportunidade para reforçar esse objetivo». Carlos Correia, na apresentação das Festas da Baía, sublinhou ainda que «temos um programa ambicioso que valoriza Setúbal a todos os níveis e que vai potenciar o reconhecimento das suas atividades e do importante papel do Porto de Setúbal».

No programa das festas, destaque para a presença dos Navios NRP Sagres, Grande Veleiro Pascual Flores, NRP Polar, NRP Zarco e a Caravela Vera Cruz, que estarão abertos a visitas escolares e publicas. É ainda de realçar mais um seminário do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal, que visa assinalar o Dia Mundial Marítimo apresentando uma reflexão sobres os desafios e oportunidades futuras para o porto de Setúbal na sua ligação com a cidade e com o estuário do Sado alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Durante esta conferência de imprensa, também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. O edil setubalense referiu que «a relação da Cidade com a baía, o Porto e a tradição marítima são históricas, mas este ano queremos ir mais além valorizando as nossas tradições, apostando também na gastronomia, vinhos da região, organizações de pesca e, claro, o centro das nossas atenções vai para o centenário do Porto de Setúbal, que é um polo de desenvolvimento ligado à evolução histórica da própria cidade».

Já a vice-presidente da APORVELA, Margarida Almodôvar, revelou que a presença da associação nas Festas da Baía de Setúbal e no Centenário do Porto de Setúbal é «uma honra» e que com esta participação pretendem «promover a literacia do mar, proporcionando também a visita aos navios que estarão atracados na baía do Porto de Setúbal».

O Porto de Setúbal assume-se em cooperação com o município, como um polo de desenvolvimento sustentável da atividade portuária, do crescimento económico, da economia azul, da inovação, da tecnologia, mas com uma forte ligação à cidade e às comunidades, colaborando na promoção do turismo, nomeadamente nas suas vertentes marítimas ligadas ao usufruto da Baía de Setúbal e da zona ribeirinha.