Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

OBJECTIVO: Testar soluções digitais para terminais de contentores

Sines integra projecto «iTerminals 4.0»

A 27 de Junho decorreu a reunião de lançamento do projecto ‘iTerminals 4.0’, que fomenta a missão da aplicação das tecnologias da indústria 4.0 rumo à digitalização dos terminais portuários de contentores. O projecto conta com o financiamento do Programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia; a sua aplicação contará com a coordenação da entidade espanhola Fundación Valenciaport. Sines integra a iniciativa.

O projecto iTerminals 4.0 foca-se na digitalização de operações portuárias e na adopção de tecnologias ligadas à Indústria 4.0 no sector marítimo da movimentação de contentores. Esta iniciativa inclui um estudo com implantação piloto baseado em operações reais em terminais europeus. Várias ferramentas inovadoras (como o Big Data, a análise preditiva, cloud computing, automação ou a Internet of Things) vêm sendo introduzidas na realidade quotidiana, faltando a capitalização conjunta das respectivas vantagens, em prol de um sistema portuário mais eficiente.
Sines entre a nata portuária europeia para testar soluções 4.0

Tendo em conta o baixo nível de aproveitamento, por parte da indústria portuária, destas novas soluções digitais, o projecto ‘iTerminals 4.0’ surge em cena para avaliar, testar e fomentar o estabelecimento destes trunfos na gestão de terminais. Destaque para a inclusão do porto luso de Sines no lote de portos seleccionados para integrar o projecto, incumbidos de levar a cabo acções experimentais e testes-pilotos operacionais, explorando soluções com base na tecnologia Internet of Things (IoT). O Porto de Sines estará acompanhado, nesta tarefa, dos portos de Antuérpia, Hamburgo, Génova, Malta, Bremerhaven, Wilhelmshaven e Rouen (oito portos estratégicos da rede transeuropeia de transportes).

O ‘iTerminals 4.0’ visa dotar as operações portuárias de maior eficiência, segurança (onde se inclui a ciber-segurança), interligação comunicacional e troca de informação, pretendendo também ser um factor mitigador de custos e da poluição ambiental. As actividades-piloto servirão para melhorar, adaptar e demonstrar as soluções propostas, a fim de testar a sua viabilidade e sustentabilidade, bem como seus benefícios, antes de se avançar para a implementação em larga escala.

fonte