Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JOSÉ ARCHER

Vigilância balnear devia ser alargada «idealmente» para todos os fins de semana

O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa defende o alargamento do período oficial de vigilância balnear, considerando que idealmente deveria abranger todos os fins de semana com bom tempo, de forma a reduzir o número de acidentes.

“Idealmente, se tivéssemos todos os fins de semana [com bom tempo], pelo menos, as zonas balneares vigiadas, garantidamente que iríamos reduzir drasticamente o número de acidentes”, disse José Archer, à margem da apresentação das praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano.

Fica no Algarve e é a maior marina do país

A região do Algarve encontra-se servida por quatro marinas e três portos de recreio. Apesar da Marina de Lagos ser uma das mais famosas a nível nacional e internacional, dado que já venceu o título de Euromarina Anchor Award, esta não é a maior do país. No que diz respeito a dimensões, a Marina de Vilamoura está na liderança a nível nacional, para além de ter sido pioneira em Portugal.

Refere o site Visit Portugal que Vilamoura se desenvolveu à volta da marina e que hoje é uma das maiores estâncias de lazer da Europa. A principal atração desta localidade algarvia iniciou a sua atividade em 1974 e é a maior marina do país, uma vez que conta com 825 postos de amarração, para além de um estaleiro e um centro de treinos de vela profissional.

Evento decorre no Cais 3 até domingo

Porto de Setúbal recebe Feira Náutica de Setúbal

O Cais 3 do Porto de Setúbal vai receber, entre 16 e 19 de maio, a Feira Náutica, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e que conta com o apoio da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

A Feira Náutica conta com a participação de cerca de 40 expositores e pretende ser um espaço de negócio e oferta de serviços, de empresas locais e nacionais, nas áreas da náutica de recreio, pesca desportiva, caça submarina, mergulho, desportos de ar livre e turismo náutico e de montanha.

Portugal tem 440 praias com Bandeira Azul em 2024

O número de praias, marinas e embarcações com bandeira azul voltou a crescer. Portugal torna-se este ano o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou a Associação Bandeira Azul Europa.

APP - Associação dos Portos de Portugal marca presença no Boot 2024

A APP – Associação dos Portos de Portugal marca presença no Boot 2024, num stand conjunto com a APPR – Associação Portuguesa de Portos de Recreio, com o objectivo de promover as Marinas Portuguesas.

Este importante evento, considerado o maior show de iates e desportos aquáticos do mundo, principal plataforma B2B do setor marítimo, abriu as suas portas no sábado, dia 20 de janeiro, prolongando-se até ao dia 24 deste mês, na cidade alemã de Düsseldorf, acolhendo representantes de 68 nações, em 220.000 m², distribuídos por 16 salas de exposição.

ARRANCOU O ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MARINA ATLÂNTICA DA FIGUEIRA DA FOZ

A reunião de arranque do Estudo para o Desenvolvimento e Valorização da Marina Atlântica da Figueira da Foz decorreu no dia 10 de Janeiro, na Figueira da Foz, e contou com a presença, para além dos membros do Conselho de Administração e quadros da APFF, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos consultores da TISPT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A., empresa vencedora do concurso público, lançado no passado mês de setembro.

A 6 de Janeiro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Concerto de Reis, pelo Ensemble Vocal Pro Musica

Ainda pode reservar o seu lugar no Concerto de Reis, pelo Ensemble Vocal Pro Musica, inspirado na interpretação da obra "Christmas Canticles", de Benjamin Harlan, a realizar sábado, dia 6 de janeiro de 2024, pelas 21h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

Faça já a sua reserva para ccd@apdl.pt
Não hesite, os lugares disponíveis estão a acabar.

Árvore de Natal das enguias eléctricas já brilha no Aquário Vasco da Gama

A árvore de Natal das enguias elétricas já pode ser visitada novamente no Aquário Vasco da Gama, assinalando a quadra festiva que se aproxima.

​Os visitantes podem ver esta experiência mágica, onde a luz subaquática se mistura com a alegria festiva.​ A árvores das enguias elétricas pode ser mais uma memória inesquecível deste Natal para toda a família. Visite o Aquário Vasco da Gama e deixe-se envolver pela magia do mundo subaquático.

Estações Náuticas: seis novas candidaturas

No dia 30 de setembro terminou a 6.ª fase de candidaturas para os territórios que se pretendem certificar como Estação Náutica, integrando a Rede "Estações Náuticas de Portugal" (ENP) que, neste momento, já conta com 32 ENP.

O Fórum Oceano, enquanto entidade certificadora, registou a entrada de seis candidaturas, submetidas por municípios enquanto Entidades Coordenadoras: "EN do Alto Côa" (Sabugal), "EN dos Lagos do Sabor", "EN de Pedrógão Grande", "EN de Penamacor", "EN de Amarante" e "EN da Ericeira" (Mafra).

NUM DIA COM CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS ADVERSAS

DIA DO PORTO DE LEIXÕES SUPERA EXPECTATIVAS AO RECEBER MAIS DE 8 000 PARTICIPANTES

A 15.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrada a 17 de setembro, superou todas as expectativas, ao receber cerca de 8 mil visitantes, num dia com condições climatéricas particularmente adversas, marcado pela chuva e vento intenso.

Apesar dessas condições, a APDL regista com orgulho o interesse que o DIA DO PORTO DE LEIXÕES continua a suscitar na Comunidade, que, não desapontou e compareceu em força no molhe sul do Porto de Leixões, prontos para desfrutar de um dia de festa.

Dia do Porto de Leixões traz visitas guiadas e espectáculos musicais este domingo

Entre as 10h e as 19h deste domingo, 17 de setembro, o Dia do Porto de Leixões celebra-se com visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros, edifício premiado e desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva.

Para além destas visitas haverá uma variedade de espectáculos musicais, artísticos e animações para todas as idades.

Associando-se à data, publicamos newsletter temática com notícias publicadas no portal da APP sobre o Porto de Leixões.

Festas da Baía de Setúbal 2023

Centenário do Porto de Setúbal traz veleiros ao Sado

As Festas da Baía e Setúbal 2023 arrancam já no dia 21 de setembro, desta feita inseridas nas comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, numa organização da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, CMS - Câmara Municipal de Setúbal, APORVELA e Marinha Portuguesa.

Durante 10 dias, Porto e Cidade voltam a ser palco, entre a zona ribeirinha, junto ao Cais 2 do Porto de Setúbal e o Largo José Afonso, de conferências, visitas a navios, concertos, sessões de astronomia, workshops, exposições, provas desportivas, passeios pedestres, experiências náuticas e atividades gastronómicas.

Secretária de Estado das Pescas aprova novo Anteporto da Marina de Vilamoura

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, homologou, em Vilamoura, o contrato de concessão, atribuído pela Docapesca – Portos e Lotas, ao novo Anteporto da Marina de Vilamoura. “Uma infra-estrutura portuária única em Portugal que, após entrar em exploração, irá permitir o estacionamento de 68 embarcações de recreio com comprimento entre os 20 e os 40 metros”, garante a governante.

Actualmente, a Marina de Vilamoura, que faz 49 anos, tem 825 postos de amarração, e a lista de espera é longa, precisamente para embarcações de grande porte, de 20 a 40 metros.

A Pequena Baleia | A nova visita guiada para famílias do Oceanário

Chama-se «A pequena baleia» e é uma actividade única e em família no Oceanário de Lisboa. A obra «A baleia», de Benji Davies, ganha uma nova vida e desafia os mais pequenos a descobrir como podem ser amigos do oceano.
Nas páginas de uma visita muito especial ao Oceanário, está escondido um abraço caloroso dos pinguins, a magia de bicos de muitas cores e todas as canções que o oceano sabe cantar.

O Aquário Vasco da Gama faz anos em Maio e os aniversariantes deste mês entram gratuitamente

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, comemora 125 Anos este ano. No mês de maio decorrer uma iniciativa dedicada ao aniversário do Aquário “Maio, mês do Aquário”, destinada a todos os visitantes que fazem anos neste mês e poderão usufruir de entrada gratuita. A iniciativa decorre até 31 de Maio.

ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira das gentes ligadas à ria e ao mar

Não é a festa mais antiga da região, nem a que arrasta mais gente, embora atraia multidões, quer para ver nas margens da Ria de Aveiro, quer para participar… de barco. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece habitualmente na tarde do terceiro domingo de setembro. Este ano será no dia 18. A hora pode variar um pouco porque depende das marés.

10 praias em Portugal com águas cristalinas

Portugal está repleto de boas praias, quer sejam de mar ou fluviais. Fomos à procura daquelas junto à costa que se destacam por ter as águas mais cristalinas.

Se é fã de snorkel e não resiste a um bom mergulho, além de poder apreciar paisagens deslumbrantes, tem de conhecer estas praias – sempre com a ressalva de que as condições do mar (correntes, marés, ventos, algas, etc.) podem interferir na transparência das águas em qualquer praia.

Há mar e mar e estas praias portuguesas são para ir e voltar

Se se considera um apaixonado por praias, provavelmente, já fez uma lista que gostaria de visitar ou experiências para fazer antes de morrer. Pois bem, aqui tem uma lista de praias imperdíveis para começar a riscar quando viajar por Portugal.

São praias fantásticas, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso.

Uma delas fica em Portugal

As praias mais insólitas do mundo

Não cumprem a imagem ideal que temos de praia, mas encantam pela diferença. Conheça algumas praias que fogem do habitual.

Melhores praias do Norte de Portugal

No litoral português cabem realidades muito distintas: das ventosas praias do Norte de Portugal, às cálidas águas algarvias, das orlas desertas aos areais muito disputados pelos turistas. Algumas delas ficaram já entre as 10 mais belas praias da Europa ou as 25 melhores do mundo.

Em cada região do país há boas praias para desfrutar o melhor do Verão. Neste artigo, concentramo-nos nas praias costeiras, ou seja, banhadas pelo Oceano Atlântico. Afinal, um Verão longo e muitas horas de sol convidam a longas caminhadas na areia, tardes entre mergulhos e leituras, sem esquecer os entardeceres inesquecíveis.

Total: 67
[1] 2 3 4