Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Faróis franceses

A exposição temporária “Faróis”, patente no Museu Nacional da Marinha francês já terminou em sala, mas há muito deste universo fora do comum para ver na web.

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

Inauguração da exposição «Paquetes Portugueses - Retratos da sua história»

Este sábado decorre, no Museu Marítimo de Ílhavo, a inauguração da exposição “Paquetes Portugueses – Retratos da sua história”, produzida pelo Museu de Marinha e cedida para exposição no âmbito do importante trabalho de cooperação institucional entre os dois Museus.

VÍDEO EM DESTAQUE

Antigos navios de guerra afundados ao largo de Portimão vão servir de museu subaquático

A imagem é inédita em Portugal. Dois antigos navios de guerra foram afundados ao largo de Portimão. Os explosivos foram detonados para que navios submergissem em pouco mais de 2 minutos. A Corveta Oliveira e o Carmo e o Patrulha Zambeze vão servir de museu subaquático a duas milhas de Alvor.

ESTE DOMINGO

11.º Aniversário de Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo

Assinalando o 11.º Aniversário do Renovado MMI este domingo, dia 21 de outubro, a CMI reservou para este dia a abertura da renovada Sala dos Mares, pelas 17h30, numa aposta continuada de renovação do discurso expositivo existente, tornando-o mais completo e cativante.

COM VÍDEO

Museu subaquático no Algarve nasce com afundamento do primeiro velho navio de guerra

Quatro antigos navios da Armada portuguesa estão prestes a serem afundados ao largo de Portimão, nascendo o primeiro museu subaquático português. A corveta "Oliveira e Carmo" é a primeira a ir ao fundo, em finais de Outubro, tendo como destino tornar-se recife artificial.

TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA, NO MUSEU DE MARINHA

Caixa da Memória | Frota de Paz nos Mares em Guerra

Integrado nas comemorações do 50.º aniversário da presença do Museu de Marinha no Mosteiro dos Jerónimos e do 75.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo estão presentes na Sala D. Luís do Museu de Marinha até esta sexta-feira, 19 de outubro, as exposições do Museu Marítimo de Ílhavo “Caixa da Memória – Tributo aos Homens que foram ao Bacalhau” e “Frota de Paz nos Mares em Guerra”.

NO MMI, ATÉ 28 DE OUTUBRO

Barcos do Museu

Barcos do Museu é uma exposição representativa das principais famílias de barcos que habitam nas coleções do Museu Marítimo de Ílhavo. Unidades em miniatura que resultam de doações de registo certo e incerto, muitas delas são modelos que remontam às origens do Museu, outras são de incorporação recente, fruto da reanimação da prática do modelismo náutico que o declínio das frotas de pesca e mercante acabou por gerar.

TÁ MAR 2012

No âmbito das comemorações dos seus 75 anos, o Museu Marítimo de Ílhavo convidou o encenador Graeme Pulleyn a desenvolver um projeto teatral a partir do texto clássico de Alfredo Cortez. Neste projeto, o encenador propõe-se trabalhar com atores, músicos e toda a comunidade do Concelho de Ílhavo numa interpretação contemporânea de “Tá Mar”.

ODE MARÍTIMA

Esposende recorda a sua história

O edifício, sobranceiro ao rio Cávado, marca a paisagem, com as letras, a vermelho, da Estação de Socorros a Náufragos, a vincar antigos (e atuais) serviços. Estava entregue ao abandono quando, por iniciativa da Associação Fórum Esposendense e celebrado protocolo com a Marinha, foi completamente recuperado para albergar, em parte, o Museu Marítimo de Esposende.
Inaugurado em julho passado, pretende contar uma história significativa deste concelho, desde a construção naval à pesca.

 

TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA, EM VIANA DO CASTELO

Exposição «Cartas Náuticas do Navio Gil Eannes»

A exposição integra as comemorações do 14º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo; identifica dez cartas náuticas que pertenceram ao navio e que demonstram algumas das rotas feitas ao longo da sua vida. As cartas apresentadas têm a particularidade de estarem assinaladas manualmente com apontamentos das orientações tomadas.

ÍLHAVO

11.º Aniversário do Navio-Museu Santo André

Comemorações do 11.º Aniversário da Inauguração do Navio Museu Santo André, esta quinta-feira, dia 23 de Agosto, onde será possível visitar o Navio gratuitamente entre as 10h00 e as 18h00, conhecendo as características de uma embarcação de Pesca de Bacalhau, bem como toda a história associada a essa Nobre Arte, percebendo o processo e os mecanismos de cura do Bacalhau.
Pelas 18h30 será feita a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, ficando os melhores trabalhos expostos.
 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Fundado a 8 de Agosto de 1937

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 Agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
O MMI foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agromarítimas da Ria são as referências patrimoniais do Museu.

ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA

Sabe quem é «ELA»?

Situada na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, a Estação Litoral da Aguda (ELA), nasceu em 1999 e engloba o Museu das Pescas, o Aquário e o Departamento de Educação e Investigação.
A exposição do Museu das Pescas ELA mostra apetrechos e artes tradicionais da pesca artesanal, que têm vindo a ser usados ao longo dos tempos. Tem ainda uma miniatura da frota da praia da Aguda no final dos anos 1980. No Aquário a ELA mostra a fauna e flora aquáticas locais, sobretudo marinhas.

COMEMORAÇÕES A 28 E 29 DE JULHO

Aniversário do Farol Museu de Santa Marta

Esta sexta-feira, 27 de Julho, passam 5 anos sobre a inauguração do Farol Museu de Santa Marta, cujo espólio integra peças da Marinha e da Câmara Municipal de Cascais.
Para assinalar a data foi elaborado um programa pela Autarquia de Cascais, em coordenação com a Direcção de Faróis, cujo destaque vai para sábado, 28 de Julho, com a realização de várias actividades, entre as quais a abertura da torre do farol ao público e a inauguração da exposição de fotografia “Faróis com gente lá dentro”, às 17h00. Das 21h30 às 23h30 as crianças dos 7 aos 10 anos poderão experimentar o que é ser faroleiro.

MUSUBMAR

Navios para fazer recife no Alvor cedidos a custo zero pela Marinha

Os quatro velhos navios que somam quatro mil toneladas de aço vêm da Marinha portuguesa. Os explosivos que os afundarão a partir do final de Setembro vêm dos EUA. E da União Europeia virá a fatia principal do dinheiro para pôr a sucata militar a fazer de recife.
Ficará a 30 metros de profundidade ao largo da costa, perto de Alvor, em Portimão.

MUSUBMAR

Ambientalistas criticam recife artificial e dizem que projecto devia ter tido discussão pública

Os militares, algumas grandes empresas e os praticantes de mergulho defendem-no, os ambientalistas estão
contra. Para uns, os recifes artificiais criados com velhos barcos, aviões, tanques, vagões de comboios e plataformas petrolíferas são pontos de atracção turística, e ainda mais se se localizarem em águas quentes e de boa visibilidade. São também pontos de criação de vida, afirmam. Para outros, estes destinos rápidos de sucata criam um problema ambiental que faz do mar um caixote de lixo sem custos para os poluidores.

1922-1937

Viagens na Colecção do Museu Marítimo de Ílhavo

Viajar numa coleção de museu significa entrever as relações do museu com a comunidade e invocar o jogo de espelhos que os museus sempre estabelecem consigo próprios. A memória das coleções do Museu Marítimo de Ílhavo não foge à regra, antes a confirma de forma superlativa.
Dos vários “museus” que o MMI já foi ou procurou ser, são testemunho as inúmeras peças que compõem as suas coleções, objetos portadores de uma história injuntiva, na medida em que não falam apenas por si, mas exprimem representações culturais mais vastas e significantes.

ATÉ 2 DE SETEMBRO

Museu de Marinha abre exposição fotográfica sobre a Sagres

O Navio-Escola Sagres está em destaque este fim-de-semana pela participação na regata Tall Ships mas também porque a partir deste sábado, dia 21 de Julho, está patente no Museu de Marinha uma exposição fotográfica que tem por base momentos captados a bordo por três fotógrafos: Joaquim Magalhães de Castro, Roberto Santadreu e Guta de Carvalho.

A 21 DE JULHO

Itinerário Cultural e Patrimonial na Marinha

A 21 de Julho decorre mais uma Visita Guiada no âmbito do programa “Itinerários Culturais e Patrimoniais". A visita engloba as Instalações da Marinha em Alcântara (antigo Quartel de Marinheiros), a Biblioteca Central da Marinha (situada na área dos Jerónimos) e o Arquivo Histórico da Marinha (situado no edifício da ex-fábrica Nacional de Cordoaria).

GARE MARÍTIMA DO FUNCHAL

Exposição assinala os 175 anos da P&O

Uma exposição alusiva aos 175 anos da companhia P&O abriu este sábado na Gare Marítima da Madeira, por iniciativa de Juan Miguel Freitas que, nos tempos livres, tem por hábito fazer maquetes de navios, muitos deles desta companhia.
O comandante do Azura, o navio que dia 7 escalou o Porto do Funchal, e alguns oficiais, bem como a Autoridade Portuária e o agente da companhia na região, estiveram na abertura desta exposição que deverá estar patente ao público até ao próximo dia 26, quando chegar um outro navio da P&O, o Oceana.

Total: 331
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17