Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MUSUBMAR - PORTIMÃO
Primeiros dois navios preparados para afundar em três a quatro meses
Responsáveis pela empresa portuguesa NavalTrading, com vasta experiência na manutenção e reparação de navios – mesmo de alguns da Marinha Portuguesa – esperam que os trabalhos de preparação das primeiras duas embarcações – a corveta «Oliveira e Carmo» e o patrulha «Zambeze» – estejam prontos dentro de «três a quatro meses», para que possam ser afundados em «Julho».
«Se tudo correr bem e a burocracia não atrapalhar», como disse Manuel da Luz. «Já sabemos o que a casa gasta, mas desta vez não queremos que o projecto morra por razões administrativas e burocráticas», acrescentou.
![]() |
DESTINO: SER AFUNDADA
Corveta «Oliveira e Carmo» já chegou ao Porto de Portimão
A corveta “Oliveira e Carmo”, o primeiro dos quatro navios cedidos pela Marinha de Guerra Portuguesa para integrarem o parque subaquático Ocean Revival, a criar a cerca de 5,5 quilómetros da costa, chegou sexta-feira, 10 de Fevereiro, ao fim da tarde, ao Porto de Portimão.
A antiga corveta da Marinha de Guerra Portuguesa foi rebocada desde Lisboa, tendo a viagem demorado mais cerca de oito horas que o inicialmente previsto.
O Ocean Revival é apresentado pela Câmara de Portimão como sendo um «ambicioso e original projecto que permitirá criar um espaço museológico subaquático, vocacionado para o turismo de mergulho».
![]() |
Descontaminação dos navios para afundar em Portimão custa 2,4 milhões de euros
As operações de descontaminação dos quatro navios que deverão ser afundados ao largo de Alvor, para criar o parque subaquático de mergulho «Ocean Revival», vão custar 2,4 milhões de euros, revelou ao Sul Informação Luís Sá Couto, presidente da Musubmar – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, que promove o projecto.
O primeiro dos navios, a corveta «Oliveira e Carmo», chegou a Portimão na sexta-feira ao fim da tarde, puxada por um potente rebocador, depois de uma viagem algo atribulada de 26 horas desde o Alfeite, no estuário do Tejo. É que, por já não ter leme, a corveta «atravessou-se» várias vezes, dificultando a navegação e a sua progressão.
![]() |
NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ | ÍLHAVO
Docagem, recuperação e remodelação de conteúdos
Hoje, 7 de Fevereiro, cerca das 14 horas, o Navio-Museu Santo André vai ser rebocado para a doca seca dos estaleiros da NAVALRIA, S.A. onde, durante aproximadamente cinco semanas, será objecto de trabalhos de recuperação da infra-estrutura, com relevo para os trabalhos de reparação e pintura do costado e dos mastros, assim como isolamento do convés.
Após esta intervenção, o Navio-Museu Santo André reabrirá ao público com um renovado conteúdo expositivo, de modo a valorizar a celebração dos 75 anos de vida do Museu Marítimo de Ílhavo.
![]() |
Museu do Oriente traz Descobrimentos às crianças
O Museu do Oriente quer dar aos mais pequenos a possibilidade de seguirem os passos de Vasco da Gama com a oficina "Terra à Vista", a realizar em Fevereiro. As crianças são convidadas para uma aventura que promete relembrá-las das experiências vividas pelo capitão-mor das primeiras embarcações que chegaram à Índia a partir da Europa.
![]() |
INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES DE EUROS
Museu Marítimo de Ílhavo ainda mais atractivo
O Museu Marítimo de Ílhavo vai ser ampliado com uma nova ala, que compreende um aquário de bacalhaus e um pólo de investigação, aproveitando a antiga escola preparatória nas imediações, anunciou esta quinta-feira o presidente da autarquia, Ribau Esteves.
A inauguração das novas valências vai marcar os 75 anos do Museu municipal que afirma a vocação histórica de Ílhavo para o mar e recebe, no conjunto, um investimento de quatro milhões de euros.
![]() |
SUÉCIA
Museu do VASA
O Museu do Vasa (Vasa Museet) é um museu histórico temático localizado em Estocolmo, na Suécia. Trezentos e trinta e três anos mais tarde, na década de 1950, o navio foi encontrado imerso no lodo do fundo do porto, que teve a virtude de conservar relativamente intacta a estrutura da embarcação.
Iniciou-se assim um dos mais importantes trabalhos de resgate e restauração do nosso tempo, apresentado ao público num museu histórico temático, onde os visitantes podem observar os diversos aspectos construtivos e de resgate, limpeza, preservação e restauração da embarcação, assim como aspectos da vida quotidiana da Suécia no início do século XVII.
![]() |
15.02.1843
Arquivo Histórico e Arquivo Central da Marinha
A 15 de Fevereiro de 1843, por decreto, é reunida em Arquivo a documentação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. O Arquivo da Marinha conserva registada a memória da Marinha, nas suas múltiplas actividades - pessoal, navios, organismos, infra-estruturas e legislação - em áreas geográficas diversificadas, ao longo dos últimos 250 anos.
![]() |
Museu Virtual do Porto de Setúbal: Uma memória presente
O Museu Virtual do Porto de Setúbal é um álbum online, de consulta livre, com acesso através da página do Porto de Setúbal. Tem o objectivo de recolher e divulgar memórias do porto através de fotografias, livros, folhetos, publicações periódicas, grafismos e outros documentos que testemunhem o seu passado nos aspectos económicos e sócio-culturais.
![]() |
Barracuda passa a submarino-museu após mais de 40 anos ao serviço da Marinha
O antigo submarino Barracuda vai entrar em missão civil a partir de 2013, passando a constituir um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas. O submarino esteve cerca de quatro décadas em serviço.
O Barracuda, desactivado em 2009, vai ficar instalado em Cacilhas junto à fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um "pólo museológico" do Museu da Marinha.
![]() |
Museu de Marinha recebe distinção
A Assembleia Geral da ANL - Associação Naval de Lisboa considerou relevantes e inestimáveis os serviços prestados pelo Museu de Marinha, ao longo de muitas dezenas de anos, à causa dos desportos náuticos e à divulgação do património histórico e cultural associado à vocação marítima portuguesa. Nestas circuntâncias aquela Assembleia decidiu por unanimidade atribuir a catagoria de “Sócio Honorário” ao Museu de Marinha.
![]() |
ENCERRA ESTA SEXTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO
Exposição «50 Anos Funchal»
O "Blogue dos Navios e do Mar" oferece detalhada reportagem fotográfica da inauguração da exposição comemorativa dos 50 anos do paquete FUNCHAL no átrio da Câmara Municipal do Funchal.
Iniciativa promovida pelo CEN - Clube de Entusiastas de Navios, com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal e de Luís Miguel Correia, investigador de história marítima contemporânea e autor de 20 livros versando temas associados aos navios e ao mar.
Exposição aberta ao público até 9 de Dezembro.
![]() |
NO MUSEU DE MARINHA, A PARTIR DE HOJE
Um Mar de Peças - LEGO Fan Event
O Museu de Marinha (MM), o Clube dos Amigos do Modelismo Pedagógico LEGO User Group (CAMP LUG) e o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA) organizam uma exposição temporária intitulada “Um Mar de Peças. LEGO Fan Event”, de 01 a 11 de Dezembro de 2011, nas Salas Henrique Mauffroy de Seixas e D. Luís do Museu de Marinha.
A exposição terá como ponto central o brinquedo LEGO, visando divulgar a história daquele que foi considerado o “brinquedo do século XX”, dando um enfoque especial aos brinquedos e construções associadas ao Mar e à Marinha produzidos nos últimos 75 anos.
![]() |
16 DE NOVEMBRO
Fundação Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar
No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, esta quarta-feira, 16 de Novembro, a Fundação Gil Eannes assinala o dia promovendo entradas gratuitas a todos os que visitarem o emblemático navio museu Gil Eannes.
Como entidade que aderiu ao projecto “Passaporte do Mar” - iniciativa da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e conforme protocolo assinado no passado mês de Junho -, neste dia os detentores do passaporte também estão isentos do pagamento da entrada no Navio Hospital.
![]() |
OLHÃO
Dia Nacional do Mar celebrado com inauguração da exposição Sal d’Olhão
O Museu da Cidade de Olhão acolhe, como exposição permanente, que será inaugurada esta quarta-feira, dia 16 de Novembro, às 18h00, a mostra Sal d’Olhão. Nesta altura, e desta forma, será assinalado o Dia Nacional do Mar na cidade cubista.
Sal d’Olhão é uma mostra onde se pretende evidenciar a importância da actividade salineira no território olhanense. Importa, assim, divulgar o património cultural associado às marinhas, termo português mais antigo para designar ‘salina’, que se reveste de grande riqueza enquanto testemunho histórico, cultural e natural da região.
![]() |
HOJE, 15 DE NOVEMBRO, EM AVEIRO
Sessão pública de apresentação do «Sal Tradicional Rota do Atlântico»
Vai realizar-se, esta terça-feira, a sessão pública de apresentação do “Sal Tradicional Rota do Atlântico”, iniciativa a desenvolver no âmbito do Projecto INTERREG IVB ECOSAL ATLANTIS. O objectivo desta apresentação é o de promover uma discussão em torno da criação de uma rota turística pelas salinas tradicionais do arco atlântico.
Início previsto para as 15h30, na Assembleia Municipal de Aveiro.
![]() |
Museo del Canal Interoceánico de Panamá
Aberto em 1997, o "Museo del Canal Interoceánico de Panamá" conta a história da construção do canal do Panamá, desde o seu planeamento, os conflitos que marcaram o início dos trabalhos e episódios da longa história do canal até aos dias de hoje. Mais detalhes no website do museu.
![]() |
TERMINA ESTE DOMINGO, NA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA
Exposição sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo
A história, as memórias e as vivências das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo são o tema de uma Exposição organizada pela Associação Naval Sarilhense, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa, no emblemático Salão Almada Negreiros – Gare Marítima de Alcântara.
Com esta exposição de embarcações, fotografias e artefactos náuticos pretende-se divulgar ao público o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, na sua dupla vertente material e imaterial. Um património que constitui a marca indelével de uma relação histórica das povoações ribeirinhas com o Tejo. Gentes que fizeram deste estuário o seu modo de vida, gentes cujas vidas se confundem e são marcadas pelas cadências do Tejo e pelas vivências por este propiciadas.
![]() |
Embarcações tradicionais enchem de cor o Porto de Lisboa
No passado dia 2 de Novembro decorreu no auditório da Gare Marítima de Alcântara o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo” organizado pela Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa.
As boas vindas aos oradores e demais presentes estiveram a cargo da Sra. Engª Natércia Cabral, presidente do Conselho de Administração da APL e a abertura do Workshop contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu.
![]() |
SUGESTÃO DE VISITA
«A Barra e os Portos da Ria de Aveiro» em exposição na Gafanha da Nazaré
Continua patente, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a exposição comissariada por João Carlos Garcia e Inês Amorim (ambos professores da Faculdade de Letras do Porto), aqui cumprindo a décima etapa de um circuito de itinerância pela Península Ibérica. Após a inauguração, a 3 de Abril de 2008, em Aveiro, a exposição já esteve patente em Lisboa (Museu de Marinha), Coimbra (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), Figueira da Foz (Casino Figueira), Ovar, Estarreja, Madrid, Valladolid e Salamanca.