Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ÍLHAVO - PRAZO PARA ENVIO DOS TRABALHOS TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA

IX Concurso de Fotografia «Olhos sobre o Mar»

Já foram aprovadas, pela Câmara Municipal de Ílhavo, as normas de participação no IX Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”.
O Concurso é aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores (e tem carácter nacional), tendo como Tema “O Mar” em todas as suas vertentes. Dividido em duas secções (cor e preto e branco), cada participante pode apresentar até um máximo de três fotografias por secção.

CAIS DA MEMÓRIA II

O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

A 7 de Julho vai proceder-se, na Figueira da Foz, à inauguração da exposição “Cais da Memória II”. O início da cerimónia está previsto para as 18:00, na Galeria Plaza d’Art (Centro Comercial Foz Plaza).
Cais da Memória II cumpre, em fotografias, segundo episódio de uma viagem pelo porto e cidade da Figueira da Foz de outros tempos. Até 5 de Agosto estarão patentes 158 tomas fotográficas, álbum aberto a 15 de Fevereiro de 1941, fechado a 9 de Junho de 1956.

GALERIA DE FOTOS

Paquete IMPÉRIO

O paquete português IMPÉRIO pertencia à Companhia Colonial de Navegação, Lisboa, que o empregou na sua carreira para as ex-colónias, nomeadamente Angola e Moçambique. Realizou uma ou outra viagem ao Brasil, e uma viagem turística às ilhas atlânticas; nas décadas de 60/70 do século passado foi fretado pelo governo português para o transporte de tropas e equipamento militar para Moçambique.

IMPÉRIO atracado em Lisboa

Foto do paquete IMPÉRIO (1948-1974), da Companhia Colonial de Navegação (1922-1974), atracado ao cais privativo da companhia, na Rocha do Conde de Óbidos, a jusante da Estação Marítima, num espaço hoje ocupado pela LISCONT.
O navio está a carregar para mais uma viagem a África, com pintura geral nova, o que era sempre feito durante as estadias entre viagens.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM FOTOS

Navio Creoula faz 75 anos

Reconhece este marinheiro?
A 21 de Agosto de 1987, o então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva, posa ao leme durante a visita ao Navio-Escola Creoula. Cavaco inaugurava o início de um cruzeiro da juventude a Marrocos. O Creoula celebra 75 anos de vida.

Pelos fiordes da Noruega

Pelos fiordes da Noruega encontramos imagens de extasiar. Faça connosco esta viagem entre Bergen e Kirkenes.

Ria de Aveiro - Reflexos

A Ria de Aveiro tem encantos ímpares, como é do conhecimento geral. Aqui, a selecção de dezenas de fotos incide nos reflexos que a Ria gera, como que desafiando os fotógrafos a esmerarem-se no seu trabalho de reportagem.

Foto mais cara do mundo é de um rio

"Reno II" é a fotografia mais cara alguma vez vendida em leilão. Foi arrematada por 4,3 milhões de dólares à leiloeira Christie's, em Nova Iorque.

UM VÍDEO EM DESTAQUE

VIAGEM AO FUNDO DO MAR [1] - O aquário natural

O fundo do mar guarda belezas ímpares, um mundo de imagens maravilhosas a descobrir. Propomos-lhe uma primeira viagem a um imenso aquário natural, prometendo que ficará extasiado com beleza tão resplandecente…

MADEIRA

Gare mostra evolução da cidade do Funchal

A cidade do Funchal vista do mar é o tema da exposição patente na Gare Marítima da Madeira até dia 17 de Junho; foi inaugurada esta segunda-feira pela Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

CURSO DE «LIFE RAIL» EM PORTUGAL

Reportagem fotográfica na web

A organização do Curso "Life Rail" acaba de disponibilizar, na web, a reportagem fotográfica integral da estreia deste tipo de iniciativas em Portugal. Reportagem bojuda, um total de 400 fotos retratando os três dias do curso, no trajecto Bobadela - Sines - Setúbal - Aveiro – Bobadela.

ATÉ 28 DE ABRIL, NO MUSEU DE OVAR

«Rialidades: A Ria de Aveiro no Olhar de Rui Bela»

Até 28 de Abril encontra-se patente, no Museu de Ovar, a exposição de fotografia "Rialidades: A Ria de Aveiro no Olhar de Rui Bela".
Nesse dia encerra também um ciclo de palestras associado à iniciativa. Alfredo Pinheiro Marques, director do CEMAR - Centro de Estudos do Mar aborda o tema "O 'Barco do Mar' dos Litorais da Ria de Aveiro: o Mais Belo Barco do Mundo". Início previsto para as 16:00.

MALVINAS

Veja imagens do arquipélago

É um arquipélago formado por duas ilhas principais e aproximadamente outras 700 ilhas menores, situado no Atlântico Sul, com todas as ilhas somando uma área total de 12 173 km². Inclui os arquipélagos das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e Ilhas Shetland do Sul. As duas ilhas principais são Soledad, a leste e Gran Malvina, a oeste, separadas pelo canal de San Carlos. O litoral é acidentado e o relevo montanhoso. Em Soledad, a ilha mais povoada, está localizada a capital, Port Stanley, onde vive mais da metade da população.

FOTOGALERIA

Romaria de S. Bartolomeu do Mar

Folheie a fotogaleria sobre a Romaria de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende. Fotogaleria da revista "Fugas", jornal "Público".

PASSATEMPO «ÁGUA, TURISMO E CRUZEIROS» - MSC

Divulgamos as fotos premiadas

No âmbito das Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal e a MSC Cruzeiros, com a colaboração da Administração do Porto de Lisboa, desafiaram os alunos do 3º ano da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual e do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE - Creative University a fotografar a relação do “TURISMO E O MAR”.
Este projecto foi desenvolvido a bordo de um dos navios cruzeiro da MSC Cruzeiros e Coordenado pelo Prof. Pedro Rodrigues, em Dezembro de 2011.
Publicamos as três fotos premiadas.
 

As fotografias de Gonçalo Cadilhe seguindo os passos de Darwin

Da Polinésia às ilhas Galápagos, do Chile à Cidade do Cabo. O viajante Gonçalo Cadilhe, sem planear, foi seguindo os passos de Darwin. Agora, mostra o resultado no Museu da Ciência, em Coimbra, em cerca de duas dezenas de fotografias.
Não planeou cumprir exactamente uma rota segundo o célebre naturalista – “excepto às ilhas Galápagos” –, mas ao fim de duas décadas a escrever e fotografar as suas viagens, conta-nos Gonçalo Cadilhe, apercebeu-se de que já tinha, de facto, seguido “os passos de Darwin”. Foi esta conclusão que o levou a reunir imagens que captou ao longo destes anos, traçando um percurso visual pelo mapa-múndi da grande jornada de Charles Darwin a bordo do navio Beagle, no séc. XIX. A grande viagem que daria origem à sua Teoria da Evolução.

Portugal subaquático

Portugal Subaquático é uma exposição de fotografia itinerante da autoria de Luís Quinta, produzida pelo CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo. Pretende-se com esta exposição mostrar uma pequena parte da beleza do mundo subaquático, ao qual dificilmente temos acesso, que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.

Novas fotos do Titanic, feitas com a mais alta tecnologia, mostram a carcaça do barco no fundo do mar

Um dos maiores dramas do século 20, o desastre do navio Titanic, intriga até hoje cientistas e historiadores. Ainda existe uma aura de mistério sobre o caso e novas fotos que serão publicadas na edição de Abril da revista National Geographic mostram como a carcaça se encontra hoje, no fundo do mar. As imagens foram feitas pelo grupo independente de pesquisas Woods Hole Oceanographic Institution com a mais alta tecnologia, o que torna capaz mostrar detalhes jamais vistos do barco.

EXPOSIÇÃO ESTA QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO

«MSC CRUZEIROS» entrega prémios de fotografia

No âmbito das Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal e a MSC Cruzeiros, com a colaboração da Administração do Porto de Lisboa, desafiaram os alunos do 3º ano da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual e do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE - Creative University a fotografar a relação do “TURISMO E O MAR”.

PENICHE

Exposição de Fotografia «Raízes de Mar» termina este domingo

A exposição de fotografia “Raízes de Mar”, inaugurada a 12 de Novembro de 2011, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, termina este domingo, 25 de Março.
Se ainda não viu, aproveite a oportunidade para apreciar os trabalhos da autoria de Bárbara Marques e Eduardo Pereira Antunes.
 

Total: 1185