Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TERMINA ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 15, EM LISBOA

O mar em grande formato

Sabia que o maior peixe do mundo existe no mar dos Açores? Se ainda não visitou, aponte na sua agenda que a exposição está patente até 15 de Agosto. Nuno Sá, o fotógrafo de natureza português mais premiado em concursos internacionais REVELA junto ao Oceanário de Lisboa o seu projeto Oásis, que pretende mostrar a vida marinha dos mares dos Açores.

AS MINHAS COISAS

Nuno Sá, fotógrafo do mar

Nasceu no Canadá, mas está há dez anos nos Açores, por causa da sua maior paixão: o mar. Começou a mergulhar aos 23 anos, a fotografar aos 27 e hoje, com 34, é um dos melhores do mundo. Uma imagem de orcas em 2008 e outra de tubarões em 2011 valeram-lhe prémios no Wildlife Photographer of the
Year, o mais prestigiante concurso de fotografia de vida selvagem do mundo, onde é o único português.

Associação Naval Sarilhense lança o 2.º Concurso de Fotografia «Olhares sobre o Património Ribeirinho»

A Associação Naval Sarilhense (ANS) lançou o 2.º Concurso de Fotografia “Olhares sobre o Património Ribeirinho”, dedicado ao tema “As Paisagens Ribeirinhas do Estuário do Tejo”. A multiplicidade de usos e funções do Estuário do Tejo e suas margens constitui uma marca indelével das paisagens ribeirinhas, onde o passado e o presente se tocam e misturam.

A minha praia era assim…

“A minha praia era assim” é uma rubrica do portal SAPO, publicada com o contributo dos leitores. Se tem fotos antigas da sua praia preferida pode enviá-las para omelhordoverao@sapo.pt , indicando o local e o ano em que foram tiradas.
O portal vai publicando as fotos seleccionadas, em modo “adivinha”.

 

RED BULL CLIFF DIVING WORLD

Mais uma série de fotos espectaculares da prova nos Açores

Realizou-se pela primeira vez em Portugal uma prova do Mundial de Cliff Diving, o Mergulho dos Rochedos.
Os melhores do mundo estiveram nos Açores, no fim de semana. Depois das fotos do primeiro dia da prova, publicamos mais uma série de fotos espectaculares referentes à jornada de encerramento.

A «Sagres» como nunca a viu

No ano em que a 'Sagres' cumpre 50 anos ao serviço de Portugal, o Expresso convida-o para uma visita a zonas do navio-escola da Marinha cujo acesso está vedado ao grande público. O navio está hoje de portas abertas em Santa Apolónia, Lisboa.

TALL SHIPS RACE

Para ver... e fotografar... imenso!

Atendendo a jornadas anteriores, a presença dos Grandes Veleiros origina uma quase compulsão fotográfica. Os veleiros são lindos, os pretextos e cenários para belas fotos imensos.
O "Público" oferece-nos uma foto-galeria com 18 imagens de eleição da Tall Ships Race.

GALERIA FOTOGRÁFICA

Os grandes veleiros por Lisboa, em 1982

Registo fotográfico da passagem da Regata de Grandes Veleiros por Lisboa em 1982. Para ver aqui.

OÁSIS - DE 19 DE JULHO A 15 DE AGOSTO, EM LISBOA

O mar em grande formato

Sabia que o maior peixe do mundo existe no mar dos Açores? De 19 de julho a 15 de agosto, Nuno Sá, o fotógrafo de natureza português mais premiado em concursos internacionais REVELA junto ao Oceanário de Lisboa o seu projeto Oásis, que pretende mostrar a vida marinha dos mares dos Açores.

GALERIA FOTOGRÁFICA

Os grandes veleiros por Lisboa, em 2006

Registo fotográfico da passagem da Regata de Grandes Veleiros por Lisboa em 2006 (20-23 Julho). Comemoração do 50.º aniversário das Tall Ships Races.

Companhia Colonial de Navegação em postais

Veja uma extensa galeria de postais da frota da Companhia Colonial de Navegação. Do "Cena" ao "Pátria", passando pelo "Nampula", "Príncipe Perfeito" e muitos mais.

GALERIA FOTOGRÁFICA

Um dia pelo Porto de Aveiro

Alguns apontamentos fotográficos de um dia de trabalho no Porto de Aveiro. Tomas efectuadas a 29 de Junho, aqui se incluindo a movimentação referente ao exercício HOT BLADE 2012. 105 fotos disponíveis na web, também em vídeo.

SINGAPURA

Hotel com barco no topo

O Marina Bay Sands, considerado o hotel mais caro de Singapura, exibe no topo uma enorme piscina ao ar livre, em forma de barco; com um design arrojado, passa às pessoas – dependendo do ângulo em que a visualizam – a impressão de que a piscina não tem fim, isto enquanto a água vai para um grande reservatório, de onde é bombeada e volta para a piscina principal. O formato é conhecido como “Infinity”, porque parece terminar apenas no fim do horizonte. A piscina fica localizada no topo dos três edifícios do hotel, no 55º andar.

VEJA UMA GALERIA COM 70 FOTOS

Mil barcos pelo Tamisa

A celebração do Jubileu de Diamante pelos 60 anos da rainha Elizabeth II atingiu o auge com um desfile de mil barcos no rio Tamisa. Mais de um milhão de pessoas assistiram, apesar da chuva. O desfile foi o maior espectáculo náutico organizado na capital em mais de 300 anos.

Portugal, lá bem do alto

Portugal visto lá do alto. Powerpoint com 30 fotografias aéreas, predominância para o litoral, com várias imagens dos portos nacionais.

PARA VER AQUI

ÍLHAVO - PRAZO PARA ENVIO DOS TRABALHOS TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA

IX Concurso de Fotografia «Olhos sobre o Mar»

Já foram aprovadas, pela Câmara Municipal de Ílhavo, as normas de participação no IX Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”.
O Concurso é aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores (e tem carácter nacional), tendo como Tema “O Mar” em todas as suas vertentes. Dividido em duas secções (cor e preto e branco), cada participante pode apresentar até um máximo de três fotografias por secção.

CAIS DA MEMÓRIA II

O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

A 7 de Julho vai proceder-se, na Figueira da Foz, à inauguração da exposição “Cais da Memória II”. O início da cerimónia está previsto para as 18:00, na Galeria Plaza d’Art (Centro Comercial Foz Plaza).
Cais da Memória II cumpre, em fotografias, segundo episódio de uma viagem pelo porto e cidade da Figueira da Foz de outros tempos. Até 5 de Agosto estarão patentes 158 tomas fotográficas, álbum aberto a 15 de Fevereiro de 1941, fechado a 9 de Junho de 1956.

GALERIA DE FOTOS

Paquete IMPÉRIO

O paquete português IMPÉRIO pertencia à Companhia Colonial de Navegação, Lisboa, que o empregou na sua carreira para as ex-colónias, nomeadamente Angola e Moçambique. Realizou uma ou outra viagem ao Brasil, e uma viagem turística às ilhas atlânticas; nas décadas de 60/70 do século passado foi fretado pelo governo português para o transporte de tropas e equipamento militar para Moçambique.

IMPÉRIO atracado em Lisboa

Foto do paquete IMPÉRIO (1948-1974), da Companhia Colonial de Navegação (1922-1974), atracado ao cais privativo da companhia, na Rocha do Conde de Óbidos, a jusante da Estação Marítima, num espaço hoje ocupado pela LISCONT.
O navio está a carregar para mais uma viagem a África, com pintura geral nova, o que era sempre feito durante as estadias entre viagens.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM FOTOS

Navio Creoula faz 75 anos

Reconhece este marinheiro?
A 21 de Agosto de 1987, o então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva, posa ao leme durante a visita ao Navio-Escola Creoula. Cavaco inaugurava o início de um cruzeiro da juventude a Marrocos. O Creoula celebra 75 anos de vida.

Total: 1132