Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FOTO EM DESTAQUE

Ruby

Há momentos assim, fotografar é pintar com luz, o fotógrafo estava lá, o céu tórrido de frio também, nuvens-violeta apareceram polvilhando a paleta, o Ruby ajudava com umas luzinhas.
Ruby, por Manuel Bettencourt.

Água e mar na objectiva de Adam Burton

Adam Burton é um dos mais destacados fotógrafos de paisagens de Inglaterra. O elemento água é tema recorrente nas suas belíssimas fotos. Seleccionámos algumas, para deleite dos nossos leitores.

IV ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Reportagem fotográfica integral | 5 sites | 499 fotos

A APLOP acaba de disponibilizar a reportagem completa do IV Encontro de Portos da CPLP, que decorreu na cidade cabo-verdiana do Mindelo, a 17 e 18 de Novembro de 2011.
A reportagem cobre as sessões respeitantes aos dois dias de trabalhos, momentos de confraternização, e ainda apontamentos fotográficos do Mindelo e da Ilha de S. Vicente.
São 499 fotos, repartidas por cinco sites.
 

Americano é íntimo de tubarões e prova a sua coragem em fotos

O americano Jim Abernethy, de 53 anos e 35 anos de experiência no trato com tubarões, mostra que não tem medo de chegar perto desses perigosos predadores marinhos. "Descobri que, se os tratamos com respeito, eles ganham confiança e aproximam-se", disse Abernethy, autor de fotos que retratam os tubarões a uma proximidade impressionante. "Criei um laço de confiança com eles", afirma.

PORTO DE SESIMBRA

Open de Fotografia Subaquática

O Porto de Abrigo de Sesimbra acolheu dia 20 de Novembro uma prova de fotografia subaquática organizada pela FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas e pela Anthia Diving Center, que contou com o apoio de diversas entidades, entre as quais a APSS, SA.

GIETHOORN

A Veneza holandesa

Giethoorn é uma pequena cidade do nordeste da Holanda. Não tem ruas, no sentido tradicional do termo. Em lugar delas, tem canais, como se fosse Veneza, e o transporte faz-se através de pequenos barcos.
No inverno, a população anda de patins nos canais.
As habitações lembram casinhas de bonecas à beira da água…

COMEÇA HOJE, 12 DE NOVEMBRO, EM PENICHE

Exposição de Fotografia «Raízes de Mar»

Hoje, 12 de Novembro, vai proceder-se, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, à inauguração da exposição de fotografia “Raízes de Mar”, trabalhos da autoria de Bárbara Marques e Eduardo Pereira Antunes.
O início da cerimónia está previsto para as 16:00.
 

AÇORES - CONCURSO DE FOTOGRAFIA – «O PORTO, OS NAVIOS E A CIDADE»

Raid de 13 de Novembro cancelado

Em virtude do cancelamento de escala do navio de cruzeiros Navigator of the Seas, fica sem efeito o raid agendado para o dia 13 de Novembro no porto de Ponta Delgada. Por este motivo, está a ser equacionado outro raid possivelmente para inícios de Dezembro.
 

Canal do Panamá em bilhetes-postais

Fantástica colecção, a merecer demorada visita. São 74 postais ilustrados que detalham a construção do Canal do Panamá e os seus primeiros anos de funcionamento. Para ver aqui.

Fotos panorâmicas dos Portos de Paris

"Ports de Paris" oferece aos cibernautas a possibilidade de "visitarem" os quatro terminais d' Ile-de-France, visita ao pormenor, através de fotos panorâmicas de elevada definição. Comece a visita aqui.

Maravilhas da natureza impregnadas de mistério

Mistérios da natureza? Mistérios rima aqui com maravilhas, imagens de extasiar, fenómenos que nos deixam boquiabertos. Não podia deixar de ser, o mar faz parte do catálogo, acompanhando outras delícias, dos buracos azuis aos deltas dos rios, arco-íris de fogo, aurora austral, relâmpagos de Catatumbo…

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Porto de Leixões

Matosinhos, ou Matesinos como aparece escrito em latim no séc. X, será o Porto de Abrigo do Filho de Hércules. Viagem pela história do Porto de Leixões, profusamente ilustrada, numa apresentação de J. Portojo.

VEJA AS FOTOS

Surf Adaptado no Rip Curl Pro Portugal 2011

A FENACERCI, em articulação com o Município de Peniche, a Rip Curl e a TMN, promoveu em Peniche, no decorrer do evento Rip Curl PRO Portugal 2011, a componente de responsabilidade e inclusão social com a promoção de sessões de surf adaptado para pessoas com deficiência intelectual.

NUNO SÁ:

«Segredos do mar são quase uma obsessão»

Seguir uma paixão. Foi assim que Nuno Sá se tornou um dos melhores fotógrafos do mundo especializado em vida marinha selvagem. Já arrecadou vários prémios internacionais e recentemente foi distinguido nos dois maiores concursos de fotografia da natureza do mundo. Em entrevista ao Boas Notícias, Nuno Sá, nascido no Canadá em 1977 e actualmente residente nos Açores, explica o que o fez trocar o curso de Direito pelo mar.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DISPONÍVEL NA WEB

Exportações por via marítima em debate

Já se encontra disponível, na web, site contendo reportagem fotográfica integral do “working coffee” promovido pelo Porto de Aveiro e pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a 10 de Outubro de 2011.
Subordinado ao tema “Exportar por Via Marítima: uma solução competitiva”, foi especialmente dirigido a responsáveis de exportação, transporte e logística da indústria da região Centro, operadores logísticos, transitários, transportadores rodoviários, agentes de navegação, armadores e empresários em geral.

«MAR, UM RECURSO PARA PRESERVAR»

Associação Bandeira Azul da Europa promove concurso de fotografia

Os oceanos cobrem cerca de 70% do planeta, detendo quase 98% do seu volume de água. São, ainda, fonte de bens e serviços indispensáveis para a humanidade e para a manutenção da vida na terra. Ciente de que o mar é a mais importante fonte de recursos naturais e simultaneamente, fortemente afectado pelas acções humanas, o Programa Bandeira Azul, alerta para a necessidade de proteger o meio marinho. Informar, sensibilizar, envolver e agir em prol da sua conservação é urgente.
O Concurso de Fotografia do Programa Bandeira Azul - Mar tradições e recursos, visa estimular o conhecimento dos mares e dos seus ecossistemas. Constitui ainda uma forma de estimular a qualidadem interesse e criatividade das comunidades, contribuindo para o reconhecimento da importância e da necessidade de preservação dos oceanos.

APRESENTAÇÃO DO PORTAL DA APLOP

Reportagem fotográfica disponível na web

Já se encontra disponível, na web, site contendo a reportagem fotográfica da apresentação pública do portal da APLOP, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG, e que foi presidido pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
A Associação dos Portos de Portugal (APP) integra o núcleo fundador da APLOP, associação criada a 13 de Maio de 2011.
 

Tetrápodes em versão artística

Na Biologia nem sempre representam os animais mais bonitos, longe disso. Na engenharia costeira também há quem os considere horríveis, mas necessários. Segundo algumas estimativas, metade da costa japonesa já se encontra "blindada" por estas estruturas de betão armado, ou similares. Há quem proteste, alertando para riscos vários, e há quem olhe para as estruturas de quatro pés apenas pelo lado artístico. No Stumbleupon há uma galeria destas fotos para folhear.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Na Nazaré, o barco do candil, a rede da neta...

Homens e crianças varam um barco do candil, ao cair da tarde; mais ao longe, homens e mulheres de crianças ao colo, alam a característica rede da neta. Era uma Nazaré pobre, mas autêntica. Alavam-se redes e varavam-se embarcações de dia e de noite. O movimento era ininterrupto.
Esta Nazaré era um alforge de imagens para consagrados fotógrafos estrangeiros, onde colhiam “clichés” que já não encontravam noutra parte do mundo.

Praia dos Tesos III – This is The END

O terceiro e último portfolio desta série regista o estertor da Praia dos Tesos, banhistas prestes a serem definitivamente desalojados pelas frias retroescavadoras.
Coimbra perdeu uma praia, ficou com uma ponte nova em troca.
O Mondego, por ali, corre mais triste, parece que estranhando a ausência dos veraneantes...
 

Total: 891