Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




7.º ENCONTRO TRANSPORTES EM REVISTA

Galeria de imagens já disponível online

Já se encontra disponível uma galeria de imagens reportando o 7.º Encontro Transportes em Revista. Para folhear aqui.

Veleiro Bessie-Ellen em Peniche

Aportou em Peniche, por avaria, o veleiro Bessie-Ellen de Plymouth, que se dirigia a Tenerife. Trata-se de um lindíssimo veleiro, bastante antigo, contando com uma tripulação de oito elementos.

GALERIA DE FOTOS

Projecto «Ocean Revival»

Veja várias fotos do afundamento, esta terça-feira, dos dois primeiros navios de guerra afundados ao largo de Portimão: a Corveta Oliveira e o Carmo e o Patrulha Zambeze.

Sandy afunda Bounty

Uma fotografia captada a partir de um helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos imortaliza o naufrágio da réplica do histórico veleiro do século XVIII HMS Bounty, utilizada em diferentes produções de Hollywood. O navio sucumbiu à força do furacão Sandy.

Pinguins-imperadores coroados em concurso de fotografia de vida selvagem

O canadiano Paul Nicklen esperou o momento, debaixo das placas de gelo do Mar de Ross, na Antárctida. Subitamente, uma “explosão de pinguins vindos das profundezas”. A fotografia foi a escolhida de entre as 48.000 que se candidataram ao Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year 2012.
Dezenas de pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) – os maiores de todos os pinguins, podendo ultrapassar um metro de altura e os 37 quilos de peso – lançam-se como balas atrás do alimento tão necessário às suas crias. À sua volta, pequenas bolhas de ar num fundo de vários tons de azul. Foi esta a melhor fotografia de vida selvagem de 2012.

FILIPINAS

Labasin Waterfalls Restaurant

Situado no Resort Villa Escudero, na província de San Pablo, Filipinas, o restaurante foi montado no vertedouro de uma hidroeléctrica, onde os clientes podem saborear o almoço enquanto a água flui debaixo das mesas. Além de desfrutar da culinária local, formada por uma complexa mistura de pratos espanhóis, malaios e chineses, os hóspedes podem apreciar a natureza quase intocada da região, outrora ocupada por uma fazenda e plantações de coco.

FOTOS

Mergulhar com tubarões nos Açores

"Tum-tuntum-tuntum-tuntum". A inesquecível música de John Williams popularizada em Jaws - Tubarão, o primeiro block-buster de Spielberg, vem-nos imediatamente à cabeça quando pensamos em tubarões - mas esta galeria de imagens da criatura, nos mares dos Açores, não parece remeter para essa mesma espécie de bichos que vivem para matar, umas máquinas comedoras sem cérebro, como anunciava o início do filme.

«MAR DE NEGÓCIOS», NA TSF

Presidente da APP no debate inaugural

O Presidente da Associação dos Portos de Portugal integrou o painel de convidados para o primeiro debate da série "Mar de Negócios", programa que iniciou as suas emissões segunda-feira, 1 de Setembro.
Para além de José Luís Cacho, acumulando aqui a qualidade de Presidente do Porto de Aveiro, o painel integrava a ex-Secretária de Estado dos Transportes e actual deputada, Ana Paula Vitorino; Belmar da Costa, da AGEPOR; Manuel Coelho Carvalho, Presidente da Câmara de Sines e Jorge de Almeida, da PSA Sines.

FÓRUM «O POTENCIAL LOGÍSTICO DA REGIÃO CENTRO E DAS SUAS INFRAESTRUTURAS»

Reportagem fotográfica disponível na web

Já se encontra disponível na web site com a reportagem fotográfica integral do Fórum "O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas", que decorreu esta terça-feira na Figueira da Foz e que contou com a presença do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DISPONÍVEL NA WEB

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego

Já se encontra disponível, na web, site com a reportagem fotográfica da assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego.
O acto decorreu na sede da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), a 6 de Setembro de 2012.
José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz; João Ataíde, Presidente da Câmara da Figueira da Foz e Carlos Costa, pela concessionária Atlanticeagle Shipbuilding, proferiram breves intervenções antes da assinatura do contrato.

ATÉ 31 DE OUTUBRO, NA GARE MARÍTIMA DO FUNCHAL

Exposição Fotográfica «Madeira, Destino de Cruzeiros»

Até 31 de Outubro está patente, no Terminal Marítimo do Porto do Funchal, a Exposição Fotográfica - "Madeira, Destino de Cruzeiros" da autoria de Nuno Olim e João Abreu, sócios do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira. A exposição conta com 40 fotografias de navios de cruzeiro, todas em grande formato, que pretendem divulgar e promover toda a actividade relacionada com o turismo de cruzeiros na Região e contribuir para uma maior projecção do porto do Funchal.

FOTOS

Equipamento Portuário em Ponta Delgada

Novos equipamentos em pleno funcionamento. A tremonha e a nova grua Gottwald em operação no porto de Ponta Delgada. Pela primeira vez se assistiu ao funcionamento em simultâneo das duas gruas Gottwald.

ATÉ 30 DE SETEMBRO EM EXPOSIÇÃO E «AD ETERNUM» NA INTERNET

Memórias da Figueira voltam a atracar no CAE(s)

O Porto da Figueira da Foz e a cidade, revisitados em fotos de outros tempos, volta a ser o pretexto para uma visita ao Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE), onde, desde o passado dia 7, está patente a exposição “Cais da Memória (II)”.
A inauguração oficial aconteceu esta quarta-feira, com a presença do presidente dos conselhos de administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, José Luís Cacho, e do edil figueirense, João Ataíde, entre outros convidados. Na cerimónia, José Luís Cacho sublinhou a importância deste ciclo de exposições.

FOTOS

REGATTA do Funchal para Ponta Delgada

Esta quinta-feira o porto do Funchal teve a visita do navio de luxo da companhia americana Oceania Cruisse REGATTA; partiu do porto do Funchal um pouco antes das 18h00 rumo a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores.
Veja o álbum fotográfico de Francisco Loreto, do Clube de Entusiastas de Navios.

NO FUNCHAL, DE 12 A 17 DE SETEMBRO

Visita guiada ao navio-escola Cuauhtémoc

Venha conhecer o navio-escola da marinha mexicana, que esteve em Lisboa, a caminho do Funchal.
O navio-escola mexicano "Cuauhtémoc" esteve em Lisboa, a caminho do Funchal, onde deverá chegar esta quarta-feira, dia 12 de Setembro, e ficar até ao dia 17.

SEGUNDO VÍDEO-FOTO DISPONÍVEL NA WEB

Cais da Memória II patente no CAE - Figueira da Foz

Vemos o formigueiro da lota, o José Alberto a fumegar e muitos outros registos. 158 tomas fotográficas com mimos a acompanhar nas molduras, viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, de 15 de Fevereiro de 1941, do seu porto, álbum fechado a 9 de Junho de 1956.

FOTOGALERIA

As 7 Praias - Maravilhas de Portugal

Guincho, Ribeira (Azibo), Porto Santo, Lagoa do Fogo, Odeceixe, Furnas (Milfontes) e Zambujeira do Mar. São as 7 Praias - Maravilhas de Portugal anunciadas na noite de sábado numa gala em Tróia. Alentejo é a única região com duas presenças e três das praias ficam no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

PRIMEIRO VÍDEO-FOTO DISPONÍVEL NA WEB

Cais da Memória II abre esta sexta-feira ao público na Figueira da Foz

A História faz-se com elementos indómitos e o Domador Homem em acção. Abastecem-se as dunas, cava-se o mar para os bacalhoeiros não terem que aliviar longe, remendam-se os estragos das vagas atrevidas, capazes de galgarem o coroamento do paredão.
Há registos de águas vivas equinociais, temporais medonhos, de um Mondego gordo vai-não-vai rebentando a camisa.

CAIS DA MEMÓRIA II - DE 7 A 30 DE SETEMBRO, NO CAE

O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

Esta sexta-feira, 7 de Setembro, abre ao público no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE), a exposição “Cais da Memória (II)”.
A exposição vai estar patente na Sala 3 do CAE até 30 de Setembro, havendo lugar a um singelo acto de inauguração no dia 12, pelas 18:00.
Cais da Memória II cumpre, em fotografias, segundo episódio de uma viagem pelo porto e cidade da Figueira da Foz de outros tempos. Até 30 de Setembro estarão patentes 150 tomas fotográficas, álbum aberto a 15 de Fevereiro de 1941, fechado a 9 de Junho de 1956.

 

DE 21 A 23 DE SETEMBRO, NOS AÇORES

XXI Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática

O XXI Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática vai decorrer em Santa Maria, nos Açores, entre 21 e 23 de setembro, numa organização do Clube Naval de Santa Maria, a que pertence o atual campeão nacional, Manuel Silva.
A prova, que terá a participação de 16 equipas de todo o país, cada uma constituída por dois elementos, contará para o apuramento de Portugal para o campeonato do mundo que se vai disputar em 2013, em Cuba.

Total: 1132