Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Máquina fotográfica perdida há cinco anos encontrada intacta noutro continente

Uma máquina fotográfica foi encontrada em fevereiro passado a 9600 quilómetros de distância do local onde uma turista norte-americana a tinha perdido, há cinco anos. As fotos foram divulgadas agora. Lindsay Crumbley Scallan, uma turista norte-americana, estava a passar férias em Maui, Havai, em 2007, quando perdeu a câmara Canon à prova de água, enquanto fazia mergulho.

Imagens aéreas do «MSC Preziosa»

A MSC Cruzeiros disponibiliza na web algumas fotografias registando o esplendor do baptismo da nova estrela da companhia, o «MSC Preziosa».

MAR IMPONENTEMENTE FURIOSO

Porto de Peniche, 22 de Março 2013

Porto de Peniche, sexta-feira, 22 de Março de 2013, com preia-mar, vento SW e vaga W. Apesar da violência das imagens o Porto esteve operacional e não se vislumbraram danos.
Reportagem fotográfica de Carlos Tiago.
 

WORKSHOP E CONCURSO DE FOTOGRAFIA

«Um olhar sobre o Porto de Viana do Castelo»

A APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo promove a realização de um Workshop de Fotografia em Ambiente Portuário e de um Concurso de Fotografia dedicado ao tema “UM OLHAR SOBRE O PORTO DE VIANA DO CASTELO”.
Estas iniciativas realizam-se no âmbito das comemorações do Dia do Porto de Viana do Castelo.

VEJA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

Formação em combate a derrames no Porto de Aveiro com balanço positivo

A APA, de acordo com as suas responsabilidades no âmbito do Plano Mar Limpo e ciente da necessidade de existirem equipas especializadas e treinadas no combate a derrames na sua área de jurisdição, organizou em Fevereiro duas ações de formação de três dias de duração cada. O balanço é considerado muito positivo.

JAPÃO | 11 DE MARÇO DE 2011

A força indómita do tsunami

Slideshow com fotos referentes ao tsunami que devastou várias cidades japonesas, a 11 de Março de 2011. Uma força terrível, capaz de arrastar com navios de grande porte. As 18 fotos deste slideshow têm como denominador comum os efeitos do tsunami provocados em embarcações.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ RENOVA A SUA PRESENÇA NA WEB

Reportagem fotográfica com uma centena de imagens

A reportagem fotográfica do acto público de lançamento do novo portal da APFF encontra-se já disponível na web, num site com uma centena de imagens.

FAINA POVEIRA EM EXPOSIÇÃO | ATÉ 2 DE MARÇO, EM MIRANDA DO CORVO

«A Vida é Assim»

No porto da Póvoa de Varzim a expressão "Ala-Arriba" calou-se há muito. As lanchas poveiras que trocaram o mar pelas seguras águas da memória, já não se avistam. O passado épico do pescador poveiro continua, contudo, a ser o maior porto de abrigo da cidade, um cais de segurança metafisico que enche de orgulho e motivação os corações dos seus cidadãos. A fotógrafa Rita Rocha ousou questionar esta segurança e, num movimento corajoso, pergunta aos poveiros: Quem é o pescador contemporâneo? Quem é o poveiro dos dias de hoje?

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA INÉDITA

NAUFRÁGIO DO «CRISTIANO RAQUEL», NA NAZARÉ - Barco já foi removido

Decorreram esta quinta-feira as operações de remoção do “Cristiano Raquel”, embarcação que naufragou na madrugada de terça-feira, 400 metros a sul da barra da Nazaré, próximo da Foz do rio Alcoa, num local de difícil acesso.
Operação de remoção delicada, mas bem sucedida.
Publicamos 12 fotos, reportagem de Jorge Lorvão.
 

FOTOGALERIA DO «EXPRESSO»

Mega porta contentores: monstros em movimento

O porta contentores CMA CGM Marco Polo é o maior do mundo. Foi oficialmente inaugurado em novembro de 2012. Tem 396 metros de comprimento e é a maior 'coisa' móvel do mundo. Veja ainda os outros quatro maiores.

Imagem de icebergue preto torna-se viral

A fotografia de um icebergue preto divulgada na Internet já se tornou viral, havendo quem defenda que a imagem foi manipulada; no entanto, a Enciclopédia Canadiana diz que é possível a existência de icebergues de várias cores.
A imagem foi colocada pelo usuário «Rundboll» no agregador de notícias Reddit, onde já tem mais de 1200 comentários, e já se tornou destaque em muitos sites noticiosos por todo o mundo.

Fotógrafo subaquático capta incrível tornado de peixes

O fotógrafo subaquático Octavio Aburto captou uma espécie de tornado de peixes, um intrigante fenómeno ocorrido na costa do México. O tornado envolveu milhares de peixes, que se uniram e formaram um tornado no fundo do Mar de Cortez, na zona do Parque Nacional de Cabo Pulmo. Segundo Octavio Aburto, este é um fenómeno natural mas extremamente raro.

FOTOGALERIA DO JN

Um ano após o naufrágio do Virgem do Sameiro

Um ano após o naufrágio do Virgem do Sameiro, o "Jornal de Notícias" evoca o acontecimento com uma fotogaleria contendo 18 imagens. Para ver aqui   .

7.º ENCONTRO TRANSPORTES EM REVISTA

Galeria de imagens já disponível online

Já se encontra disponível uma galeria de imagens reportando o 7.º Encontro Transportes em Revista. Para folhear aqui.

Veleiro Bessie-Ellen em Peniche

Aportou em Peniche, por avaria, o veleiro Bessie-Ellen de Plymouth, que se dirigia a Tenerife. Trata-se de um lindíssimo veleiro, bastante antigo, contando com uma tripulação de oito elementos.

GALERIA DE FOTOS

Projecto «Ocean Revival»

Veja várias fotos do afundamento, esta terça-feira, dos dois primeiros navios de guerra afundados ao largo de Portimão: a Corveta Oliveira e o Carmo e o Patrulha Zambeze.

Sandy afunda Bounty

Uma fotografia captada a partir de um helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos imortaliza o naufrágio da réplica do histórico veleiro do século XVIII HMS Bounty, utilizada em diferentes produções de Hollywood. O navio sucumbiu à força do furacão Sandy.

Pinguins-imperadores coroados em concurso de fotografia de vida selvagem

O canadiano Paul Nicklen esperou o momento, debaixo das placas de gelo do Mar de Ross, na Antárctida. Subitamente, uma “explosão de pinguins vindos das profundezas”. A fotografia foi a escolhida de entre as 48.000 que se candidataram ao Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year 2012.
Dezenas de pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) – os maiores de todos os pinguins, podendo ultrapassar um metro de altura e os 37 quilos de peso – lançam-se como balas atrás do alimento tão necessário às suas crias. À sua volta, pequenas bolhas de ar num fundo de vários tons de azul. Foi esta a melhor fotografia de vida selvagem de 2012.

FILIPINAS

Labasin Waterfalls Restaurant

Situado no Resort Villa Escudero, na província de San Pablo, Filipinas, o restaurante foi montado no vertedouro de uma hidroeléctrica, onde os clientes podem saborear o almoço enquanto a água flui debaixo das mesas. Além de desfrutar da culinária local, formada por uma complexa mistura de pratos espanhóis, malaios e chineses, os hóspedes podem apreciar a natureza quase intocada da região, outrora ocupada por uma fazenda e plantações de coco.

FOTOS

Mergulhar com tubarões nos Açores

"Tum-tuntum-tuntum-tuntum". A inesquecível música de John Williams popularizada em Jaws - Tubarão, o primeiro block-buster de Spielberg, vem-nos imediatamente à cabeça quando pensamos em tubarões - mas esta galeria de imagens da criatura, nos mares dos Açores, não parece remeter para essa mesma espécie de bichos que vivem para matar, umas máquinas comedoras sem cérebro, como anunciava o início do filme.

Total: 1106