Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Doca das Fontainhas

Doca das Fontainhas onde se vêem as estacadas que foram posteriormente demolidas, sd, APSS

"A reparação mais importante efectuada no ano de 1939 foi a da rampa de construções navais, cujo pavimento foi reconstruido com terra argilosa e enrocamento miudo. Nos "perrés" efectuaram-se reparações de "refechamento" de juntas, em profundidade, tal como nos "perrés" interiores dos molhes da Doca de Comércio e no exterior compreendido entre a Estacada nº 1 e a rampa de construções navais..(...)"

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Régua de Marés em ferro de fixação no cais | 1937

Régua de Marés em ferro de fixação no cais para medição da altura da maré, 1937, APSS
"Dentro da área de jurisdição de cada porto o Engenheiro Director passou a ter a competência conferida aos Engenheiros Directores das Direcções Hidráulicas pelos Regulamentos dos Serviços Hidráulicos, de 1982, e mais legislação aplicável.

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Ensaio geotécnico

Ensaio geotécnico para elaboração do projecto das obras da 1ª fase do prolongamento do Cais Comercial (Cais 5) onde hoje se encontra o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO, 1965 - 1971, APSS
"De entre as principais mercadorias movimentadas destacam-se, pelo seu crescimento, o fuelóleo, o cimento, os adubos, o cliquer, o gasóleo, a gasolina e a pasta de madeira.(...)"
 

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Navio acostado no antigo Cais 4 | 1974

Navio acostado no antigo Cais 4, onde se pode ver as fundações dos armazéns que viriam a ser construidos (hoje o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO), 1974, APSS

"Inserido no Projecto de execução do "Plano anual de obras e aquisições de equipamento", em 1974 foi levada a efeito a construção do armazém do Cais 4, o arranjo da zona de atracação de "ferry-boats", os melhoramentos nos pavimentos anexos ao Cais nº5 e a construção da via-férrea de acesso aos Cais nº 4 e nº 5.(...)".

ESTE DOMINGO, ÚLTIMO DIA PARA ENVIAR AS SUAS FOTOS

Concurso de Fotografia Bandeira Azul 2018

O Concurso de Fotografia 2018 promovido pelo Programa Bandeira Azul procura as melhores fotografias feitas a partir de lixo marinho (suspeitos mais insólitos encontrados numa praia ou composições de lixo marinho). Com este concurso pretende-se chamar a atenção para os resíduos que se encontram nas praias e consequente reflexão sobre origens, impactos e formas de prevenção.

PORTO DE VIANA DO CASTELO | 26 e 27 DE MAIO

Workshop de Fotografia relaciona vida citadina às zonas portuárias e ribeirinhas

A APDL - Porto de Viana do Castelo vai realizar um Workshop de Fotografia dedicado ao tema da relação da cidade com as zonas portuárias e as zonas ribeirinhas junto ao rio Lima e ao Mar.
A coordenação e monitorização dos trabalhos estará a cargo dos fotógrafos: Adriano Miranda, António Sá e Egídio Santos.

APFF DISPONIBILIZA ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS NO FLICKR

Prémios Excellens Mare 2018

A 14 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, realizou-se a Gala Excellens Mare de 2018, um evento internacional, promovido pela PwC Portugal, que visa reconhecer o mérito e a excelência nas atividades do mar.
A APFF disponibiliza, no seu espaço no FLICKR, 69 registos fotográficos do evento.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Rebocador «Monte de São Brás» | Figueira da Foz

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”. Fizeram também uma curta viagem no rebocador “Monte de São Brás”, tempo suficiente para alguns dos visitantes ficarem a conhecer a complexidade das manobras executadas por este tipo de embarcações.
Neste álbum, 30 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.

ÁLBUM COM 80 FOTOS NO FLICKR

O interior do CEDERBORG revelado

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”.
O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF. Neste álbum, 80 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.

Lisboa vista do Tejo

Na exposição Lisboa W-E, o fotógrafo José Manuel Costa Alves propõe-nos um olhar único, como um travelling, sobre a “cidade de Ulisses”. Para ver nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta até 20 de Maio.

Dia do Porto de Aveiro | Edição de 2018 | Reportagem fotográfica

Álbum com 36 fotografias reportando alguns momentos da comemoração do Dia do Porto de Aveiro, edição de 2018. Reportagem fotográfica disponível no espaço da APA no FLICKR.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Doca das Fontainhas ainda antes da demolição das estacadas

"Foram muitos os povos que por aqui passaram, alguns estabeleceram-se e exploraram as riquezas que existiam.Salientámos os fenícios, os romanos e os árabes, porque deles encontrámos vestígios, mas quantos mais nos visitaram? É uma interrogação que fica e à qual, talvez, jamais obtenhamos resposta.(...)"

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Pormenor de uma draga de corte e sucção de sedimentos, acostada no cais 4

"No entanto, só no século XVII foi construída uma doca junto à foz do ribeiro do Livramento e, sucessivamente, o cais do baluarte da Conceição, uma estacada de madeira e alguns troços de empedrados marginais para protecção de terraplenos[...] (...)"
(In “ Porto de Setúbal - Um actor de desenvolvimento, História de um passado com futuro”, 2003, Pág. 43, Maria da Conceição Quintas)

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Nova Gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa - Primeira operação no novo edifício (2)

O navio Monarch foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Na segunda-feira, 18 de Setembro, passaram pelo terminal cerca de 3500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e o embarque para um cruzeiro de 8 dias com destino às Ilhas Canárias.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino marcou presença, acompanhada da Presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e do Diretor do Terminal.

NESTE ÁLBUM, 104 REGISTOS FOTOGRÁFICOS DA PRIMEIRA OPERAÇÃO NO LISBON CRUISE TERMINAL

Porto de Leixões: um terminal de luz para todas as estações

Basta passar uma hora no novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões para observar o modo como a luz incide sobre o revestimento do edifício. São azulejos hexagonais — um milhão deles, para sermos mais precisos — e garantem “iridescência para conseguir uma certa variedade cromática”, explica o arquitecto Luís Pedro Silva. As formas curvilíneas variam entre o branco e o dourado (culpa do sol) e vão-se sucedendo por entre os espaços que compõem este terminal, muito mais do que um mero armazém ou zona de passagem, que agora se inaugura. Neste ovni, botão de rosa branco ou rolo de papel desfolhado — como já lhe chamaram — cabem gabinetes e laboratórios de investigação, um restaurante e área de divulgação, um biotério e todas as zonas de controlo de passageiros a que um terminal obriga. E até um anfiteatro com vista para o que não tem fim, escondido no topo.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Fragatas com toros de pinho. Doca de Santo Amaro

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Desportos náuticos. Doca de Belém - Fevereiro de 1956

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Montagem de guindastes em Alcântara - 1948

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Bateria de guindastes Nomag em Alcântara

Total: 1218