Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FOTOGALERIA

Mergulho nos Açores

A geologia deu-lhe variedade de formas, o clima consente quase todos os géneros de flores e de frutos, a geografia concedeu-lhe um papel de relevo na história de Portugal e do Mundo. Uma selecção de lugares que não deve perder em cada uma das ilhas.

Visita virtual ao Farol do Penedo da Saudade

Pois sempre são 32 metros de altura, muitos degraus a vencer. Também se pode dar o caso de estar longe e não poder deslocar-se, tão cedo, ao Farol do Penedo da Saudade. Nada que as novas tecnologias não resolvam.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA JÁ DISPONÍVEL NA WEB

Projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II, debatido em Aveiro

A APA, S.A. acaba de disponibilizar, através do seu Arquivo Histórico-Documental, site reportando fotograficamente os dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que decorreram em Aveiro na passada quinta-feira.

REGATA DOS PORTOS DO CENTRO

Na hora da partida

A APA, S.A. oferece aos cibernautas, através do seu Arquivo Histórico-Documental, site reportando fotograficamente a partida das embarcações para a primeira etapa da Regata dos Portos do Centro. Largada a 23 de Julho, de Aveiro. A prova termina este fim de semana na Figueira da Foz.
O site, com 41 fotos, encontra-se disponível aqui.
A Regata dos Portos do Centro tem o patrocínio oficial da BP Portugal e do Casino Figueira.

 

FOTOGALERIA

Conheça o maior navio do mundo

A Shell está a construir uma plataforma que será a maior estrutura flutuante do mundo - 11 vezes maior que o Titanic. O navio pesará 600 mil toneladas e terá 480 metros de comprimento e 75 metros de largura - o que equivale a mais de quatro estádios de futebol.

NO CAE, ATÉ 21 DE AGOSTO

Folheando álbum de memórias da Figueira da Foz e do seu porto

A presença de inúmeras pessoas, a somar ao interesse patenteado e ao prazer com que se folheava álbum de memórias da Figueira da Foz e do seu porto, resume o acto inaugural da exposição “Cais da Memória (1)”, no passado sábado, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE).
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), José Luís Cacho, procedeu à entrega ao Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, do espólio constante da exposição, em formato digital, para posterior usufruto da comunidade figueirense, em iniciativas que a autarquia decida levar a efeito.

INAUGURAÇÃO ESTE SÁBADO, NO CAE, FIGUEIRA DA FOZ

Cais da Memória (1)

Este sábado, 23 de Julho, vai proceder-se, na Figueira da Foz, à inauguração da exposição “Cais da Memória (I)”. O início da cerimónia está previsto para as 18:00, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE), instituição que alberga a exposição, patente até 21 de Agosto.
A exposição integra perto de uma centena de fotografias do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).

FOTO DO DIA

Ao sol no rio Beli Drim

Faróis de Portugal

O gráfico animado Faróis de Portugal mostra a história dos 48 faróis existentes no nosso país. A infografia, de Carlos Esteves e Jaime Figueiredo, é disponibilizada pelo semanário "EXPRESSO" no seu site.

HOJE, DOMINGO, NOS AÇORES

Raid fotográfico «Rota das Baleias em São Vicente»

A AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores – e a Norte Crescente, no âmbito do projecto “Retratos do Norte”, promovem hoje, domingo, 17 de Julho, um Raid fotográfico na Freguesia de São Vicente, intitulado “Rota das Baleias em São Vicente”.

ALBUM DE FOTOGRAFIAS

Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro

A cerimónia de inauguração do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro, a 27.03.2010, incluiu no seu programa o lançamento de um livro sobre a obra, no qual se reproduz reportagem fotográfica de Dario Silva. Intitulado “Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro”, o livro, editado pela REFER, reproduz lindíssimas fotografias das diversas fases da obra.
O Porto de Aveiro disponibiliza agora slideshow-vídeo reproduzindo 23 das lindíssimas fotos constantes no livro.
 

As «criaturas» translúcidas do fundo do mar

Fica o convite para ver uma galeria de fantásticas fotos de Chris Newbert, fotógrafo aquático que já teve os seus trabalhos publicados em mais de 300 livros e revistas no mundo inteiro. No seu recheado palmarés incluem-se mais de 30 vitórias em competições de fotografia aquática internacional.
Fotos da colecção Ocean Translucent Creatures, tiradas por Chris Newbert.
 

Cais da Memória (I)

O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

O mero registo fotográfico, por obrigação ou curiosidade, traz à boleia o studium da foto. O passar dos tempos carcome algumas, a outras acrescenta-lhes o punctum escondido à primeira vista.
Cais da Memória (I) promete-se primeiro episódio de uma viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, olhando o vigor dos Homens que lhe ofereceram um porto, que lhe sangraram o belo estuário, pese a força indómita dos temporais que também por cá insistiram em esculpir ferrete.
Fotografias do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
No CAE, de 23 de Julho a 21 de Agosto de 2011.

PIRATARIA NA SOMÁLIA

Fotos impressionantes do flagelo disponibilizadas pelo BOSTON GLOBE

A pirataria na costa da Somália tem sido uma ameaça à marinha mercante internacional desde o início da guerra civil daquele país, na década de 1990. Desde 1998 há relatos deste tipo de actividade, reportado por diversas organizações internacionais; a Organização Marítima Internacional e o Programa Alimentar Mundial expressaram sua preocupação com o aumento dos actos de pirataria; a actividade contribuiu para um aumento dos custos do transporte marítimo, impedindo também a entrega de remessas assistenciais de alimentos. Noventa por cento das remessas do Programa Alimentar Mundial são enviados pelo mar, e os navios passaram a precisar de escolta militar.
 

NORUEGA

A espectacular Estrada do Atlântico

A Estrada do Atlântico (Atlantic Road, Atlanterhavsveien, em norueguês) é uma espectacular via que, desde a costa continental, salta de ilha em ilha até chegar a Averøy, num percurso fantástico através de pontes que se retorcem sobre o mar.

Pontes famosas

A ponte é uma passagem / p´rá outra margem / Desafio pairando sobre o rio
a ponte é uma miragem..., cantavam os JAFUMEGA. Passagem é, miragem pode ser que sim… sim que são lindas, que são famosas, algumas mitificadas, ligam as terras, os sonhos e as gentes que sonham… testemunham feitos gloriosos, alçapão de tragédias por vezes.
 

As mais famosas pontes do mundo

Propomos-lhe uma viagem fascinante pelas mais famosas e imponentes pontes do mundo.
Só um exemplo: a ponte suspensa Akashi-Kaikyō (1998), no Japão, com torres de aço de 298 metros de altura, exibindo o maior vão livre do mundo, com 1991 metros.
 

La Rochelle, janela para o Atlântico

Pedro Cunha leva-nos até La Rochelle, cidade portuária a que não faltam encantos, numa região repleta de monumentalidade, construída e natural. A fotogaleria conduz-nos também pelas belezas da Ilha de Ré ou de Cognac. E, por todo o lado, uma certeza: o transporte oficial (e ideal) é a bicicleta.
 

SÓ JÁ TEM MAIS UM DIA PARA CONCORRER

Concurso Fotográfico – Olhos sobre o Mar 2011

Estão abertas as inscrições para o VIII Concurso de Fotografia, intitulado “Olhos sobre o Mar“, organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo. A data limite de recepção das fotografias a concurso termina esta sexta-feira, 24 de Junho de 2011.

Barco que voa, ou avião que navega?

É um hidroavião convertível com dois motores duplos Nissen & Brasseur, cada um com duas hélices. No modo de avião pode atingir os 390 km/h. Foi projectado por Yelken Octuri e é fabricado pela empresa Aerocoché.
 

Total: 1130