Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Porto de Leixões

Matosinhos, ou Matesinos como aparece escrito em latim no séc. X, será o Porto de Abrigo do Filho de Hércules. Viagem pela história do Porto de Leixões, profusamente ilustrada, numa apresentação de J. Portojo.

VEJA AS FOTOS

Surf Adaptado no Rip Curl Pro Portugal 2011

A FENACERCI, em articulação com o Município de Peniche, a Rip Curl e a TMN, promoveu em Peniche, no decorrer do evento Rip Curl PRO Portugal 2011, a componente de responsabilidade e inclusão social com a promoção de sessões de surf adaptado para pessoas com deficiência intelectual.

NUNO SÁ:

«Segredos do mar são quase uma obsessão»

Seguir uma paixão. Foi assim que Nuno Sá se tornou um dos melhores fotógrafos do mundo especializado em vida marinha selvagem. Já arrecadou vários prémios internacionais e recentemente foi distinguido nos dois maiores concursos de fotografia da natureza do mundo. Em entrevista ao Boas Notícias, Nuno Sá, nascido no Canadá em 1977 e actualmente residente nos Açores, explica o que o fez trocar o curso de Direito pelo mar.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DISPONÍVEL NA WEB

Exportações por via marítima em debate

Já se encontra disponível, na web, site contendo reportagem fotográfica integral do “working coffee” promovido pelo Porto de Aveiro e pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a 10 de Outubro de 2011.
Subordinado ao tema “Exportar por Via Marítima: uma solução competitiva”, foi especialmente dirigido a responsáveis de exportação, transporte e logística da indústria da região Centro, operadores logísticos, transitários, transportadores rodoviários, agentes de navegação, armadores e empresários em geral.

«MAR, UM RECURSO PARA PRESERVAR»

Associação Bandeira Azul da Europa promove concurso de fotografia

Os oceanos cobrem cerca de 70% do planeta, detendo quase 98% do seu volume de água. São, ainda, fonte de bens e serviços indispensáveis para a humanidade e para a manutenção da vida na terra. Ciente de que o mar é a mais importante fonte de recursos naturais e simultaneamente, fortemente afectado pelas acções humanas, o Programa Bandeira Azul, alerta para a necessidade de proteger o meio marinho. Informar, sensibilizar, envolver e agir em prol da sua conservação é urgente.
O Concurso de Fotografia do Programa Bandeira Azul - Mar tradições e recursos, visa estimular o conhecimento dos mares e dos seus ecossistemas. Constitui ainda uma forma de estimular a qualidadem interesse e criatividade das comunidades, contribuindo para o reconhecimento da importância e da necessidade de preservação dos oceanos.

APRESENTAÇÃO DO PORTAL DA APLOP

Reportagem fotográfica disponível na web

Já se encontra disponível, na web, site contendo a reportagem fotográfica da apresentação pública do portal da APLOP, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG, e que foi presidido pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
A Associação dos Portos de Portugal (APP) integra o núcleo fundador da APLOP, associação criada a 13 de Maio de 2011.
 

Tetrápodes em versão artística

Na Biologia nem sempre representam os animais mais bonitos, longe disso. Na engenharia costeira também há quem os considere horríveis, mas necessários. Segundo algumas estimativas, metade da costa japonesa já se encontra "blindada" por estas estruturas de betão armado, ou similares. Há quem proteste, alertando para riscos vários, e há quem olhe para as estruturas de quatro pés apenas pelo lado artístico. No Stumbleupon há uma galeria destas fotos para folhear.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Na Nazaré, o barco do candil, a rede da neta...

Homens e crianças varam um barco do candil, ao cair da tarde; mais ao longe, homens e mulheres de crianças ao colo, alam a característica rede da neta. Era uma Nazaré pobre, mas autêntica. Alavam-se redes e varavam-se embarcações de dia e de noite. O movimento era ininterrupto.
Esta Nazaré era um alforge de imagens para consagrados fotógrafos estrangeiros, onde colhiam “clichés” que já não encontravam noutra parte do mundo.

Praia dos Tesos III – This is The END

O terceiro e último portfolio desta série regista o estertor da Praia dos Tesos, banhistas prestes a serem definitivamente desalojados pelas frias retroescavadoras.
Coimbra perdeu uma praia, ficou com uma ponte nova em troca.
O Mondego, por ali, corre mais triste, parece que estranhando a ausência dos veraneantes...
 

Praia dos Tesos II

A Praia dos Tesos foi engolida pela voragem do progresso. Ficava situada em Coimbra, à saída para a Lousã. A Ponte da Portela fornecia sombra quanto baste. Segundo a lenda, era frequentada por gente pobre, sem carro para se deslocar até às praias da Figueira da Foz.
Era também o paraíso de muitas lavadeiras.
 

Porto de Lisboa apoia 1.º Concurso de Fotografia «Olhares sobre o património ribeirinho»

Decorre até ao próximo dia 14 de Outubro o 1º Concurso de Fotografia “Olhares sobre o património ribeirinho”, tendo como pano de fundo as embarcações tradicionais do Tejo. Este concurso promovido pela ANS – Associação Naval Sarilhense, conta com o apoio da Administração do Porto de Lisboa e tem como objectivo a promoção do património marítimo - fluvial do Estuário do Tejo, bem como a sensibilização da comunidade para a sua importância histórica no contexto regional.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Praia da Barra - Fotos de outros tempos

Há um hidroavião rasando a Meia Laranja, que o temporal quase abocanha noutro dia, o povo vendo veleiro de pesca a entrar, outro que sai a reboque, outro que para já não sai, preso à areia está, há o farol mais alto de Portugal quando ainda não era mas lá chegaria, meninas comendo a bucha na praia, outra que já foi menina e agora se acomoda para a foto num side-car e o que mais se verá neste vídeo de fotos e postais antigos, selecção do Clube Natureza e Aventura de Ílhavo.

Conheça os 10 rios mais bonitos do mundo

Da Colômbia a Moçambique, passando pela Alemanha e pelo Laos. A "Forbes" elegeu os 10 rios mais bonitos do mundo. Conheça-os nesta fotogaleria do "EXPRESSO" e tire algumas ideias sobre para onde viajar no que resta das férias de Verão.

 

Porto de Setúbal – Fotos com história

Slideshow com fotos do Arquivo Histórico do Porto de Setúbal, disponível no Canal da Associação dos Portos de Portugal no YouTube. Este canal oferece-lhe já 250 vídeos, merecendo, pois, a sua visita.

UM VÍDEO EM DESTAQUE

VIAGEM AO FUNDO DO MAR [2] – Mar Profundo

O fundo do mar guarda belezas ímpares, um mundo de imagens maravilhosas a descobrir. Propomos-lhe segunda viagem a um imenso aquário natural, prometendo que ficará extasiado com beleza tão resplandecente…

FIGUEIRA DA FOZ

Cais da Memória - 1875-1928

“Aspecto da Doca da Figueira” é a foto mais antiga, traz ponto de interrogação a seguir a 1875; depois vemos, quase meio século volvido e com dia e mês assinalado (17 de Dezembro de 1924), “Cunhal W. da Doca da Figueira e rampa em frente ao Mercado Eng. Silva”. A partir daqui o álbum de fotografias exibe intervalos temporais menores, ainda com alguns pontos de interrogação.
Em Novembro de 1926 alguém decidiu brindar-nos com alguns “Aspectos da Foz do Mondego”; “Draga Costa Serrão” e “Saída de Traineiras para o Mar” estão sem data, o “?” aposto entre 1924 e 1928. São de 1928 as fantásticas fotos da “Construção do Molhe de Blocos (Sul)”.
 

IMAGENS BELÍSSIMAS

Sail Amsterdam

O maior evento naval holandês, cinco dias que só se repetem de cinco em cinco anos. Veja um slideshow com dezenas de belíssimas imagens da edição de 2010.

Praia dos Tesos I

A Praia dos Tesos foi engolida pela voragem do progresso. Ficava situada em Coimbra, à saída para a Lousã. A Ponte da Portela fornecia sombra quanto baste. Segundo a lenda, era frequentada por gente pobre, sem carro para se deslocar até às praias da Figueira da Foz.
Era também o paraíso de muitas lavadeiras.
 

FORT LAUDERDALE

A Veneza da América

Fort Lauderdale fica na Flórida, tem mais de cem marinas e estaleiros, que acolhem perto de 50 mil embarcações. Número que impressiona, se soubermos que dados de 2007 registavam 190 mil habitantes na cidade. É conhecida como a “Veneza da América”, epíteto adoptado no logótipo do município.

DÉCADA DE 50-60 DO SÉCULO XX

Descarregando o sal em Darque

Mulheres descarregam sal transportado em barcos para a seca do bacalhau em Darque. São fotos belíssimas, da autoria de Manuel da Fonte. A descarga do sal feita poesia em fotos.

Total: 1134