Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


COASTWATCH: REPENSAR O LITORAL

Esta terça-feira, dia 16, acção de sensibilização na Nazaré

Hoje, 16 de Abril, pelas 15h45, tem início uma visita à Praia do Sul, na Nazaré, integrada numa acção de sensibilização ambiental organizada pelo projecto Coastwatch.
Recorde-se que o Município da Nazaré coordena regionalmente a 23ª Campanha Coastwatch, numa extensão de 10 Km, tendo como tema “Coastwatch: Repensar o Litoral”.

Agora, já é possível ver o planeta Terra a respirar

A NASA criou uma animação que permite ver o planeta Terra a respirar. VEJA O VÍDEO que mostra a relação entre o ciclo sazonal da vegetação terrestre e da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
 

DE 16 A 20 DE ABRIL

Limpar a Ria Formosa

A Câmara Municipal de Faro vai organizar no presente mês de abril a oitava edição da acção ecológica Limpar a Ria Formosa. Esta ação procura sensibilizar toda a população para a importância da preservação dos recursos naturais existentes na Ria Formosa, através da criação de sinergias com diversas entidades e através do envolvimento de todos os voluntários nas atividades previstas.

AÇORES

Associação de Mergulho quer evitar massificação

A recém-criada Associação dos Operadores de Mergulho dos Açores (AOMA) defende a criação "urgente de regras mais apertadas" que impeçam a massificação do turismo subaquático no arquipélago, preservando "os poucos, mas bons" locais para mergulho.

SPEA e seaExpert juntas pela conservação das aves marinhas

A monitorização de interações a bordo de navios de pesca a operar em águas internacionais enquadra-se na estratégia da BirdLife Internacional, permitindo obter informação para avaliar o nível de interação das pescas com as aves marinhas. Esta informação de importância a nível europeu e mesmo mundial, será seguramente usada, por exemplo, na implementação do Plano de Ação para reduzir as capturas acessórias de aves marinhas, recentemente adotado pela Comissão Europeia.

BÁLTICO

Uma ameaça química no fundo do mar

Milhares de toneladas de armas químicas submersas depois da Segunda Guerra Mundial, representam um perigo mortal para o homem e para o ambiente. Corroídos pela ferrugem, obuses e outras munições que estão debaixo de água ameaçam libertar, a qualquer momento, o seu coktail envenenado, avisa um jornalista polaco.

Protecção do Litoral recebe 106 milhões até 2015

A protecção do litoral português até 2015 vai receber 106 milhões de euros, dos quais 79 milhões do fundo de coesão, no âmbito de protocolos entre o Governo e as sociedades Polis e Agência Portuguesa do Ambiente. Este é o "maior pacote maior pacote de investimento de sempre na protecção e valorização da orla costeira com financiamentos comunitários", descreveu o secretário adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos.

Abertura ao mar da Lagoa de Santo André marcada para esta terça-feira

A lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, vai ser aberta ao mar esta terça-feira, cumprindo-se uma tradição anual, já com alguns séculos, que permite a renovação da água e dos peixes do ecossistema.
A ligação das águas da lagoa de Santo André às do oceano Atlântico deverá ocorrer cerca das 16:30, informação avançada pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo com base na tabela de marés do porto de Sines.

ESTA SEXTA-FEIRA

Evocação do Dia Mundial da Água no Aquário Vasco da Gama

Esta sexta-feira, dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Para celebrar a efeméride o Aquário Vasco da Gama promove uma atividade dedicada ao tema, que inclui uma visita guiada ao Aquário, seguida de uma conferência versando as adaptações dos animais ao meio aquático.

Conferência da CITES marca 40 anos de luta pela preservação de espécies

Desde a assinatura da convenção em 1973, muito se tem feito para controlar o comércio de animais e plantas ameaçados de extinção. No entanto, nem sempre todas as nações signatárias se batem pelos mesmos interesses.

ALARME

Mais de 2 mil tartarugas morreram num ano no México

Peritos internacionais alertaram o Presidente mexicano para a "elevada mortalidade" de tartarugas marinhas nas costas da Baixa Califórnia do Sul, avisando que só num ano morreram 2.000.

PORTUGAL

Um século e meio de cheias

As cheias e os deslizamentos de terra provocaram 1310 mortes e desalojaram quase 42 mil pessoas entre 1865 e 2010. Eis o mapa destes desastres, por cada década.

16 DE MARÇO DE 1978

«Amoco Cadiz» provoca desastre ambiental em França

Na manhã do dia 16 de março de 1978, a máquina que dirigia o petroleiro Amoco Cadiz sofreu um dano na entrada sul do canal da Mancha. Depois de diversas tentativas de reboque, o petroleiro gigante encalhou num banco de areia diante de Portsall, na região francesa de Finisterra. E foi assim que 227 mil toneladas de petróleo acabaram ficando imobilizadas a menos de 3,6 km da costa.

Marés Negras - O Mar Ameaçado

As marés negras, cada vez mais frequentes devido à intensificação do tráfico de crude por via marítima, constituem verdadeiras catástrofes ecológicas, com efeitos devastadores e persistentes, difíceis de mitigar.

Diversidade da Maré Negra

A comparação entre dois derramamentos de petróleo na costa de França ajuda a entender como a Natureza recupera destes desastres.

APSS reduz taxas a navios do Environment Shipping Index

O tarifário da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA passou a atribuir um desconto de 3% na Taxa de Utilização do Porto, aos navios que constem do Environment Shipping Index (ESI) com uma pontuação superior a 30. Trata-se de uma medida adotada em linha com a política ambiental da APSS, pautada pelo incentivo à entrada no Porto de Setúbal de navios cada vez mais ecológicos, como é o caso do desconto de igual valor de que beneficiam os navios com certificação Green Award.

Empresas e centros de investigação portugueses podem concorrer a 40 MEuro para inovação na água

Empresas e instituições de investigação portuguesas podem apresentar propostas de inovação no setor da água num concurso europeu com 40 milhões de euros para financiar soluções práticas, adianta Francisco Nunes Correia, presidente da Parceria Portuguesa para a Água.

Fábrica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de Março

O presidente da Câmara da Figueira da Foz revelou que a fábrica de cal hidráulica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de março e que a situação dos 28 trabalhadores será "acautelada" pela empresa.

Formação em combate a derrames no Porto de Aveiro

A APA, de acordo com as suas responsabilidades no âmbito do Plano Mar Limpo e ciente da necessidade de existirem equipas especializadas e treinadas no combate a derrames na sua área de jurisdição, organizou duas ações de formação de três dias de duração cada, tendo a primeira ação tido lugar nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro. A segunda ação de formação teve inicio dia 26, terminando a 28 de Fevereiro.

«Portos de Galicia» poupa 48% em energia eléctrica

«Portos de Galicia» conseguiu reduzir à volta de 48% no consumo de energia eléctrica, isto com a entrada em funcionamento da primeira fase do Plano de Poupança e Eficiência Energética.

Total: 419
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21