Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


«Portos de Galicia» poupa 48% em energia eléctrica

«Portos de Galicia» conseguiu reduzir à volta de 48% no consumo de energia eléctrica, isto com a entrada em funcionamento da primeira fase do Plano de Poupança e Eficiência Energética.

Navios chocam durante protesto contra a caça à baleia na Antárctida

Navios japoneses de caça à baleia e do grupo ecologista Sea Shepherd colidiram esta quarta-feira nos mares da Antárctida, em mais um episódio da luta de gato e rato que os opõe todos os anos.

Ambientalistas queixam-se de caudais no Tejo, Governo diz que Espanha cumpre

O transvase de volumes de água do Tejo para o Segura está dentro dos limites acordados com Espanha, disse esta sexta-feira o Governo português, esclarecendo dúvidas levantadas por ambientalistas sobre a disponibilidade de água na cabeceira do Tejo.

Varzim discute utilização da orla costeira

O assoreamento da barra do Porto de Pesca, a erosão costeira e o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) – que está em revisão – foram os principais temas que estiveram em análise numa reuniã entre vários agentes relacionados com a faixa marítima e o Município da Póvoa de Varzim.

UE mais próxima de garantir redução para 0,1% das emissões de enxofre dos navios até 2015

Uma delegação da Associação Europeia de Logística de Veículos (ECG) reuniu-se com o Comissário Europeu responsável pelas políticas ambientais da União Europeia, Janez Potocnik, para discutir questões relacionadas com os fornecedores de serviços de logística marítima.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS integra lista dos bons exemplos no «ESPO Green Guide»

A APSS integra a lista das Autoridades Portuárias de 23 portos, de 11 países europeus, citadas como exemplos de boas práticas ambientais na edição do “ESPO Green Guide; towards excellence in port envirommental management and sustainability” (Guia Verde; rumo à excelência na gestão ambiental e sustentabilidade).

Orcas presas pelo gelo no Canadá conseguem libertar-se

Doze orcas que estavam presas desde segunda-feira sob o gelo na baía de Hudson, no Canadá, conseguiram finalmente libertar-se. Os animais tinham ficado aprisionados por extensas placas de gelo, fazendo turnos para respirar através de uma pequena abertura, perto da comunidade Inuit de Inukjuak, no Quebec. Temia-se que morressem de exaustão ou sufocadas.

Animais vivem sem oxigénio no fundo do mar

Viver exclusivamente sem oxigénio era considerado um estilo de vida possível apenas a organismos unicelulares mas um grupo de investigadores italianos e dinamarqueses veio agora descobrir que três espécies de metazoários (animais multicelulares) aparentemente passam a vida inteira em águas sem oxigénio no fundo do Mediterrâneo.

Botos-do-Índico do Yangtzé em perigo

A pesca, a poluição e outras actividades humanas ao longo do rio Yangtzé na China estão a conduzir mais uma espécie de cetáceo de água doce à extinção. Esta é a conclusão do censo de seis semanas dos troços médio e inferior do rio realizado pelo Instituto de Hidrobiologia (IHB) da Academia Chinesa de Ciência em Wuhan e do grupo conservacionista WWF chinês.

Telhados em Hong Kong escondem milhares de barbatanas de tubarão

O ambientalista Gary Stokes, da organização Sea Shepherd, começou o ano em cima de um telhado, a registar imagens assombrosas que viriam a correr mundo. “Enquanto muitos tratavam de ressacas, estávamos a confirmar uma dica recebida de um amigo”, escreve Stokes num blogue de fotografias que mantém na Internet.
A dica era a de de que as coberturas de alguns edifícios em Hong Kong estavam a ser utilizadas para secar milhares de barbatanas de tubarão – uma iguaria da cozinha chinesa, mas que está há anos na mira de ambientalistas e de alguns governos.

Como a vida emergiu das rochas do fundo do mar

Rochas, água e fluidos quentes ricos em hidrogénio lançados de fontes hidrotermais no fundo do oceano: eis a para a vida que tem sido defendida desde há anos por um pequeno grupo de cientistas. Agora, dois deles apresentaram os detalhes da forma como as primeiras células poderão ter evoluído nestas fontes hidrotermais e escapado do seu covil nas profundezas do oceano.”

A costa perdida

A ocupação desordenada do litoral contribui para situações de desequilíbrio e fenómenos de erosão costeira que têm vindo a pôr em causa a segurança de pessoas e bens. O biólogo Jorge Nunes mostra-lhe a ocidental praia lusitana como nunca a viu e revela-lhe os pontos mais negros da costa portuguesa.

OVAR

Protecção da frente marítima do Furadouro avança em 2013

O projecto de protecção da marginal na frente marítima da praia do Furadouro - Fase 2, que consiste na construção de uma estrutura longitudinal aderente, incluindo protecção dunar, no valor de 900 mil euros, é o único aprovado e apenas a aguardar visto do Tribunal de Contas para avançar no terreno.

PPP ECOLÓGICA

Fluviário de Mora monitoriza peixes em Coimbra

O Fluviário de Mora é uma das entidades que participa no Programa de Monitorização da Passagem Para Peixes (PPP) do Açude-Ponte em Coimbra, iniciado em outubro do corrente ano. O programa conta ainda com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Universidade de Évora e do Centro de Oceanografia.
O principal objetivo é determinar a eficiência e eficácia deste dispositivo hidráulico para a ictiofauna que realiza migrações ao longo do Rio Mondego.

Novas normas europeias para poluição dos navios entram em vigor

Novas normas que entraram esta segunda-feira em vigor na Europa vão obrigar os navios a utilizarem combustíveis mais limpos, reduzindo a sua poluição.
Segundo uma directiva aprovada em Novembro, nenhum navio que circule em águas europeias pode utilizar fuelóleo com mais de 3,5% de enxofre – um dos ingredientes para as chuvas ácidas. Nos próximos anos, os valores devem cair progressivamente, até chegarem a apenas 0,5% de enxofre.

Sistema de Gestão Ambiental da APSS auditado com sucesso

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da APSS foi auditado com sucesso. A auditoria de acompanhamento foi realizada com sucesso, sem registo de quaisquer não conformidades, no final de novembro, pela Lloyds Register Quality Assurance.

INTERCÉLTICA edita guia para a gestão ambiental de centros náuticos

A INTERCÉLTICA, parceiro-coordenador do NEA2, editou, recentemente, um guia pioneiro para a gestão ambiental de centros náuticos. A necessidade de gerir a faixa costeira e zonas lacustres de forma integrada e coordenada, de modo a conciliar a atividade humana, a preservação do meio ambiente e a valorização dos recursos marinhos. As políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável devem, por isso, incorporar os centros náuticos.

Veleiro biosustentável faz escala no Porto de Aveiro

Durante três ou cinco dias de navegação à vela consegue gerar energia suficiente para viver a bordo ao longo de três semanas. Chama-se “Ecolution” e tem bandeira holandesa.

Mar está a subir mais rápido do que o previsto

A subida do nível médio da água do mar está a ocorrer a um ritmo superior ao projectado pelo painel internacional de cientistas que avalia as alterações climáticas. O novo estudo, que vem confirmar a suspeita levantada nos últimos anos por diferentes equipas de investigação, foi publicado quarta-feira na revista “Environmental Research Letters”.

PORTO DE AVEIRO

Aveiport reconhecida com o registo ambiental EMAS

A Aveiport, empresa de estiva do Grupo ETE com sede no Porto de Aveiro, obteve o registo EMAS, emitido pela A.P.A. – Agência Portuguesa do Ambiente, tornando-se na primeira empresa de estiva em Portugal a obter esta certificação.

Total: 397
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20