Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Docapesca passa a fazer parte do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul

A Docapesca – Portos e Lotas S.A., viu recentemente ampliada a sua missão e competências por força da entrada em vigor do DL 16/2014 de 3 de fevereiro, uma vez que, a par das atribuições e responsabilidades pela gestão das Lotas do continente assegurando o processo da 1ª venda do pescado, passou a ter responsabilidades e competências de Autoridade Portuária em todos os portos de pesca que se localizavam na área de jurisdição do IPTM.

Portos de Setúbal e de Sesimbra monitorizam as suas águas

Os portos de Setúbal e de Sesimbra monitorizam as suas águas desde que, em 2007, a APSS definiu um conjunto de treze estações fixas, localizadas nos portos de Setúbal e Sesimbra, e treze parâmetros fixos, que permitem avaliar possíveis alterações da qualidade da água ao longo do tempo. As análises, que têm decorrido com uma periodicidade trienal, têm revelado o seu enquadramento dentro dos critérios de qualidade aplicáveis a zonas costeiras, como indicam os resultados das amostragens mais recentes, realizadas no primeiro trimestre de 2014.

SINES

Praia Vasco da Gama renova «Qualidade de Ouro»

Em 2014, a Praia Vasco da Gama foi distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com a bandeira “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, às zonas balneares que se destacam por, durante um período de 5 anos, terem tido sistematicamente os melhores resultados em termos de qualidade da água balnear, de acordo com os indicadores disponibilizados pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária em vigor.

Porto de Recreio de Sines e Praia Vasco da Gama renovam Bandeira Azul

Os elevados padrões ambientais do Porto de Sines foram novamente reconhecidos pela renovação da atribuição da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio. Este galardão é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental.

Porto de Sines renova certificação de Ambiente e Segurança

O Porto de Sines realizou com sucesso a auditoria de renovação da certificação de ambiente e segurança, de acordo com os referenciais ISSO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007.

Porto de Setúbal participa em projeto pioneiro de alerta de tsunamis

A APSS tem vindo a participar no projeto de alerta de tsunamis do Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia, uma iniciativa pioneira ao nível da União Europeia e mesmo a nível mundial, que visa a criação de um sistema de alerta remoto em situações de acidente desta índole, para salvaguarda das vidas humanas.

IH colabora com o seu homólogo francês em campanha oceanográfica do projeto MEDITGIB

Uma equipa do Instituto Hidrográfico (IH), embarcada no navio francês “Pourquoi-pas?”, encontra-se a participar numa campanha oceanográfica entre o Golfo de Cádis e o Estreito de Gibraltar, no âmbito do projeto MEDIterranean Tide GIBraltar - MEDITGIB. Esta missão enquadra-se na cooperação científica entre o IH e o seu homólogo francês, o SHOM (Service hydrographique et océanographique de la Marine), com o objetivo de operacionalizar um sistema de previsão da circulação oceânica ao largo da Península Ibérica (desde o Golfo da Biscaia até ao Estreito de Gibraltar).

APSS candidata ao Prémio EDP η`14

A APSS apresentou candidatura ao prémio EDP η`14 (Prémio Energia Elétrica e Ambiente), destinado a distinguir as empresas utilizadoras da rede elétrica de distribuição que demonstrem ter conseguido otimizar a eficiência da energia elétrica no respeito dos valores do ambiente. A redução significativa do consumo de energia do edifício sede da APSS permitiu a candidatura ao prémio.

ATÉ SEXTA-FEIRA, EM ÍLHAVO

Coastwatch Europe

A Câmara Municipal de Ílhavo está a levar a efeito, até sexta-feira, 28 de março, o Projeto Coastwatch Europe, dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Município de Ílhavo. O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que promove a cidadania ativa e que consiste na monitorização e caracterização ambiental do litoral. Este Projeto, que conta com a participação de milhares de voluntários europeus, é um importante instrumento de educação para a cidadania ambiental.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministro da Defesa Nacional assiste a exercício de combate à poluição do mar

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assiste a um exercício da Direção de Combate à Poluição do Mar, nas instalações do Ponto de Apoio Naval de Tróia, esta sexta-feira, dia 21 de março, acompanhado pelo Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Macieira Fragoso.

Sines vai lançar estudo de impacte ambiental no Porto de Portimão

Entrevista de José Pedro Soares, membro do Conselho de Administração da APS, ao jornal "Barlavento".

Porto de Setúbal melhora recolha de resíduos na Doca de Recreio das Fontainhas

A APSS vai colocar contentores para recolha de resíduos urbanos junto ao oleão da Doca de Recreio das Fontainhas, de modo a que, no mesmo local, possam ser depositados os diversos tipos de resíduos produzidos pelas embarcações que utilizam a doca, como resíduos domésticos ou equivalentes, óleo usado, filtros de óleo, trapos e latas contaminadas.

Porto de Setúbal monitoriza água do estuário do Sado

A APSS vai, mais uma vez, monitorizar a qualidade da água do estuário do Sado e zona costeira adjacente, incluindo a zona de Setúbal, até à Termitrena, e Sesimbra. As Campanhas de Monitorização do estuário do Sado foram iniciadas no inverno de 2007/2008 e têm uma periodicidade trienal. Têm como objetivo acompanhar a evolução das condições ambientais da água nas zonas suscetíveis de serem afetadas pelas atividades portuárias.

Porto de Setúbal reduz pegada de carbono

O Porto de Setúbal reduz a sua pegada de carbono e disponibiliza, em direto, a contribuição das suas centrais fotovoltaicas. Na sequência da duplicação da potência instalada do seu parque de produção de energia elétrica, a APSS instalou um sistema que permite a monotorização e gestão de todas as suas instalações.

Sistema de Gestão Ambiental da APSS auditado com sucesso

Foi concluída com êxito a Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA segundo o referencial NP EN ISO 14001:2004, uma ação inserida no 2º ciclo de auditorias anuais levadas a cabo pela Lloyds Register Quality Assurance desde a obtenção do primeiro certificado do Ambiente da APSS, em 2011.

A Baía de Setúbal integra, desde 2002, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo

A Baía de Setúbal, situada ao Sul de Lisboa, corresponde ao estuário do rio Sado. Este estuário encostado aos contrafortes da Serra da Arrábida está separado do Oceano Atlântico pela península de Tróia ; 23 000 ha foram classificados reserva natural. Recorde-se que Setúbal foi a anfitriã do 5º Congresso Mundial do “Clube das Mais Belas Baías do Mundo” que decorru em Maio de 2009, na Estalagem do Sado, e onde foi discutida a promoção e preservação de alguns dos mais belos locais no planeta.

Rio Tejo poderá ficar com menos água em Portugal

O caudal do rio pode em Lisboa pode ficar bem mais pequeno por causa do acordo feito em Espanha entre Madrid e as regiões autónomas de Valencia e Murcia.

Quercus alerta para riscos do «mau estado de conservação» das áreas costeiras

A associação ambientalista Quercus partilha das preocupações resultantes do relatório da Agência Europeia do Ambiente de que as áreas costeiras europeias encontram-se em "mau estado de conservação". Citando o relatório, a Quercus salienta que é nas áreas costeiras que se concentram as áreas mais decisivas para o desempenho da economia, pelo que este é um relatório que deve ter a maior atenção dos decisores políticos.

Quer ajudar a tirar o lixo dos oceanos? A Comissão Europeia espera pelas suas sugestões

Como se sentiria se soubesse que aquele saco de plástico que deixou na praia há uns anos estava agora no seu prato do almoço? É um risco que todos corremos: ingerir pequenas partículas de plástico resultantes de todas as más práticas ambientais em todo o mundo. Ciente deste flagelo, a Comissão Europeia está a apelar à participação de todos para encontrar soluções para o problema.

COSTA NOVA

Cordão dunar reforçado com cerca de 1.200 toneladas de areia

Centenas de camiões vão percorrer a estrada entre o porto de Aveiro e Mira, transportando cerca de 1.200 toneladas de areia para reforçar o cordão dunar a sul da Costa Nova, anuncia a Câmara de Ílhavo.

Total: 397
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20