Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


Conferência da CITES marca 40 anos de luta pela preservação de espécies

Desde a assinatura da convenção em 1973, muito se tem feito para controlar o comércio de animais e plantas ameaçados de extinção. No entanto, nem sempre todas as nações signatárias se batem pelos mesmos interesses.

ALARME

Mais de 2 mil tartarugas morreram num ano no México

Peritos internacionais alertaram o Presidente mexicano para a "elevada mortalidade" de tartarugas marinhas nas costas da Baixa Califórnia do Sul, avisando que só num ano morreram 2.000.

PORTUGAL

Um século e meio de cheias

As cheias e os deslizamentos de terra provocaram 1310 mortes e desalojaram quase 42 mil pessoas entre 1865 e 2010. Eis o mapa destes desastres, por cada década.

16 DE MARÇO DE 1978

«Amoco Cadiz» provoca desastre ambiental em França

Na manhã do dia 16 de março de 1978, a máquina que dirigia o petroleiro Amoco Cadiz sofreu um dano na entrada sul do canal da Mancha. Depois de diversas tentativas de reboque, o petroleiro gigante encalhou num banco de areia diante de Portsall, na região francesa de Finisterra. E foi assim que 227 mil toneladas de petróleo acabaram ficando imobilizadas a menos de 3,6 km da costa.

Marés Negras - O Mar Ameaçado

As marés negras, cada vez mais frequentes devido à intensificação do tráfico de crude por via marítima, constituem verdadeiras catástrofes ecológicas, com efeitos devastadores e persistentes, difíceis de mitigar.

Diversidade da Maré Negra

A comparação entre dois derramamentos de petróleo na costa de França ajuda a entender como a Natureza recupera destes desastres.

APSS reduz taxas a navios do Environment Shipping Index

O tarifário da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA passou a atribuir um desconto de 3% na Taxa de Utilização do Porto, aos navios que constem do Environment Shipping Index (ESI) com uma pontuação superior a 30. Trata-se de uma medida adotada em linha com a política ambiental da APSS, pautada pelo incentivo à entrada no Porto de Setúbal de navios cada vez mais ecológicos, como é o caso do desconto de igual valor de que beneficiam os navios com certificação Green Award.

Empresas e centros de investigação portugueses podem concorrer a 40 MEuro para inovação na água

Empresas e instituições de investigação portuguesas podem apresentar propostas de inovação no setor da água num concurso europeu com 40 milhões de euros para financiar soluções práticas, adianta Francisco Nunes Correia, presidente da Parceria Portuguesa para a Água.

Fábrica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de Março

O presidente da Câmara da Figueira da Foz revelou que a fábrica de cal hidráulica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de março e que a situação dos 28 trabalhadores será "acautelada" pela empresa.

Formação em combate a derrames no Porto de Aveiro

A APA, de acordo com as suas responsabilidades no âmbito do Plano Mar Limpo e ciente da necessidade de existirem equipas especializadas e treinadas no combate a derrames na sua área de jurisdição, organizou duas ações de formação de três dias de duração cada, tendo a primeira ação tido lugar nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro. A segunda ação de formação teve inicio dia 26, terminando a 28 de Fevereiro.

«Portos de Galicia» poupa 48% em energia eléctrica

«Portos de Galicia» conseguiu reduzir à volta de 48% no consumo de energia eléctrica, isto com a entrada em funcionamento da primeira fase do Plano de Poupança e Eficiência Energética.

Navios chocam durante protesto contra a caça à baleia na Antárctida

Navios japoneses de caça à baleia e do grupo ecologista Sea Shepherd colidiram esta quarta-feira nos mares da Antárctida, em mais um episódio da luta de gato e rato que os opõe todos os anos.

Ambientalistas queixam-se de caudais no Tejo, Governo diz que Espanha cumpre

O transvase de volumes de água do Tejo para o Segura está dentro dos limites acordados com Espanha, disse esta sexta-feira o Governo português, esclarecendo dúvidas levantadas por ambientalistas sobre a disponibilidade de água na cabeceira do Tejo.

Varzim discute utilização da orla costeira

O assoreamento da barra do Porto de Pesca, a erosão costeira e o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) – que está em revisão – foram os principais temas que estiveram em análise numa reuniã entre vários agentes relacionados com a faixa marítima e o Município da Póvoa de Varzim.

UE mais próxima de garantir redução para 0,1% das emissões de enxofre dos navios até 2015

Uma delegação da Associação Europeia de Logística de Veículos (ECG) reuniu-se com o Comissário Europeu responsável pelas políticas ambientais da União Europeia, Janez Potocnik, para discutir questões relacionadas com os fornecedores de serviços de logística marítima.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS integra lista dos bons exemplos no «ESPO Green Guide»

A APSS integra a lista das Autoridades Portuárias de 23 portos, de 11 países europeus, citadas como exemplos de boas práticas ambientais na edição do “ESPO Green Guide; towards excellence in port envirommental management and sustainability” (Guia Verde; rumo à excelência na gestão ambiental e sustentabilidade).

Orcas presas pelo gelo no Canadá conseguem libertar-se

Doze orcas que estavam presas desde segunda-feira sob o gelo na baía de Hudson, no Canadá, conseguiram finalmente libertar-se. Os animais tinham ficado aprisionados por extensas placas de gelo, fazendo turnos para respirar através de uma pequena abertura, perto da comunidade Inuit de Inukjuak, no Quebec. Temia-se que morressem de exaustão ou sufocadas.

Animais vivem sem oxigénio no fundo do mar

Viver exclusivamente sem oxigénio era considerado um estilo de vida possível apenas a organismos unicelulares mas um grupo de investigadores italianos e dinamarqueses veio agora descobrir que três espécies de metazoários (animais multicelulares) aparentemente passam a vida inteira em águas sem oxigénio no fundo do Mediterrâneo.

Botos-do-Índico do Yangtzé em perigo

A pesca, a poluição e outras actividades humanas ao longo do rio Yangtzé na China estão a conduzir mais uma espécie de cetáceo de água doce à extinção. Esta é a conclusão do censo de seis semanas dos troços médio e inferior do rio realizado pelo Instituto de Hidrobiologia (IHB) da Academia Chinesa de Ciência em Wuhan e do grupo conservacionista WWF chinês.

Telhados em Hong Kong escondem milhares de barbatanas de tubarão

O ambientalista Gary Stokes, da organização Sea Shepherd, começou o ano em cima de um telhado, a registar imagens assombrosas que viriam a correr mundo. “Enquanto muitos tratavam de ressacas, estávamos a confirmar uma dica recebida de um amigo”, escreve Stokes num blogue de fotografias que mantém na Internet.
A dica era a de de que as coberturas de alguns edifícios em Hong Kong estavam a ser utilizadas para secar milhares de barbatanas de tubarão – uma iguaria da cozinha chinesa, mas que está há anos na mira de ambientalistas e de alguns governos.

1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17