Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


SINES

Fábrica francesa produz combustível naval a partir de resíduos de navios

Uma empresa com sede em França está a construir no porto de Sines uma fábrica para produzir combustível naval a partir dos óleos residuais recolhidos nos navios de carga, aproveitando material que actualmente é incinerado.

PORTO DE LEIXÕES

Mar luso visto por estrangeiros

Vários investigadores internacionais, de instituições como a University of Washington, University of Haway ou a United States Coast Guard, estão presentes, até sexta-feira, na Administração dos Portos do Douro e Leixões para debater temas como as mudanças climáticas, a pesca, poluição e a perda da biodiversidade nos oceanos.

Praias têm cada vez menos areia e a culpa é das barragens, diz especialista

As praias portuguesas estão a perder areia e as barragens são as grandes responsáveis pela situação, alerta o hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá, da Universidade do Porto. O Governo reconhece o problema e garante que tem reposto areia nos locais mais críticos, sobretudo no Norte e Centro do país.

QUINTA E SEXTA-FEIRA, NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Conferência MEC2013 sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

A Conferência MEC2013 sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira decorre na Universidade de Aveiro, de 9 a 10 de maio de 2013.
O evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação e atividades de gestão relacionadas com os problemas associados à morfodinâmica das zonas costeiras

Praia da Lourinhã com bandeira azul após décadas com rio poluído a correr para o mar

A praia do Areal, no concelho da Lourinhã, vai ter pela primeira vez, este verão, bandeira azul, após investimentos na despoluição do Rio Grande e na requalificação da frente de praia.

APSS e MAEDS promovem exposição «Ambientes Marítimos»

A APSS – Administração dos portos de Setúbal e Sesimbra, SA e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) têm estabelecida uma parceria de cooperação destinada à promoção de ações relacionadas com a responsabilidade social e ambiental.

Bandeira azul será atribuída a 277 praias este ano

Portugal terá este ano 277 praias com bandeira azul, o símbolo europeu de qualidade das zonas balneares. São 262 praias costeiras e 15 praias fluviais, segundo dados apresentados esta terça-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa.

ANÚNCIO OFICIAL ESTA TERÇA-FEIRA

Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2013

A Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, organiza a sua Conferência de Imprensa anual, esta terça-feira, dia 30 de Abril, pelas 11 horas, no Centro Ambiental Ponta do Sal Portugal, sito na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril, Cascais, durante a qual se procederá ao anúncio oficial das Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2013.
 

Peixes reproduzidos em cativeiro voltam ao meio natural

No âmbito do projeto de reprodução de peixes em cativeiro o Aquário Vasco da Gama libertou 446 ruivacos do oeste (Achondrostoma occidentale) no rio Alcabrichel, perto da povoação do Ramalhal e, mais recentemente, no dia 16 de abril, libertou 290 bogas portuguesas (Iberochondrostoma lusitanicum) na ribeira de Grândola, perto de Canal Caveira.

A 26 DE ABRIL

Seminário «A economia do mar no Algarve - Contributos para uma visão estratégica»

Seminário "A economia do mar no Algarve - Contributos para uma visão estratégica", no auditório e com organização da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. A sessão tem início às 9h45 e contará com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, no encerramento.

22 DE ABRIL

Dia Mundial da Terra celebra-se esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 22 de Abril, comemora-se pela 43.ª vez o Dia da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, que teve como objetivo colocar as questões ambientais na agenda política. A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista, tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
 

COASTWATCH: REPENSAR O LITORAL

Esta terça-feira, dia 16, acção de sensibilização na Nazaré

Hoje, 16 de Abril, pelas 15h45, tem início uma visita à Praia do Sul, na Nazaré, integrada numa acção de sensibilização ambiental organizada pelo projecto Coastwatch.
Recorde-se que o Município da Nazaré coordena regionalmente a 23ª Campanha Coastwatch, numa extensão de 10 Km, tendo como tema “Coastwatch: Repensar o Litoral”.

Agora, já é possível ver o planeta Terra a respirar

A NASA criou uma animação que permite ver o planeta Terra a respirar. VEJA O VÍDEO que mostra a relação entre o ciclo sazonal da vegetação terrestre e da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
 

DE 16 A 20 DE ABRIL

Limpar a Ria Formosa

A Câmara Municipal de Faro vai organizar no presente mês de abril a oitava edição da acção ecológica Limpar a Ria Formosa. Esta ação procura sensibilizar toda a população para a importância da preservação dos recursos naturais existentes na Ria Formosa, através da criação de sinergias com diversas entidades e através do envolvimento de todos os voluntários nas atividades previstas.

AÇORES

Associação de Mergulho quer evitar massificação

A recém-criada Associação dos Operadores de Mergulho dos Açores (AOMA) defende a criação "urgente de regras mais apertadas" que impeçam a massificação do turismo subaquático no arquipélago, preservando "os poucos, mas bons" locais para mergulho.

SPEA e seaExpert juntas pela conservação das aves marinhas

A monitorização de interações a bordo de navios de pesca a operar em águas internacionais enquadra-se na estratégia da BirdLife Internacional, permitindo obter informação para avaliar o nível de interação das pescas com as aves marinhas. Esta informação de importância a nível europeu e mesmo mundial, será seguramente usada, por exemplo, na implementação do Plano de Ação para reduzir as capturas acessórias de aves marinhas, recentemente adotado pela Comissão Europeia.

BÁLTICO

Uma ameaça química no fundo do mar

Milhares de toneladas de armas químicas submersas depois da Segunda Guerra Mundial, representam um perigo mortal para o homem e para o ambiente. Corroídos pela ferrugem, obuses e outras munições que estão debaixo de água ameaçam libertar, a qualquer momento, o seu coktail envenenado, avisa um jornalista polaco.

Protecção do Litoral recebe 106 milhões até 2015

A protecção do litoral português até 2015 vai receber 106 milhões de euros, dos quais 79 milhões do fundo de coesão, no âmbito de protocolos entre o Governo e as sociedades Polis e Agência Portuguesa do Ambiente. Este é o "maior pacote maior pacote de investimento de sempre na protecção e valorização da orla costeira com financiamentos comunitários", descreveu o secretário adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos.

Abertura ao mar da Lagoa de Santo André marcada para esta terça-feira

A lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, vai ser aberta ao mar esta terça-feira, cumprindo-se uma tradição anual, já com alguns séculos, que permite a renovação da água e dos peixes do ecossistema.
A ligação das águas da lagoa de Santo André às do oceano Atlântico deverá ocorrer cerca das 16:30, informação avançada pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo com base na tabela de marés do porto de Sines.

ESTA SEXTA-FEIRA

Evocação do Dia Mundial da Água no Aquário Vasco da Gama

Esta sexta-feira, dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Para celebrar a efeméride o Aquário Vasco da Gama promove uma atividade dedicada ao tema, que inclui uma visita guiada ao Aquário, seguida de uma conferência versando as adaptações dos animais ao meio aquático.

1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17