Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Milhões de toneladas de areia retiradas definitivamente do Porto de Aveiro para alimentar cordão dunar

O monte de areia de grandes dimensões que se encontra nas imediações do terminal norte e do terminal químico do Porto de Aveiro irá ser retirado na totalidade em 2018, segundo garantiu o presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, Braga da Cruz, em entrevista à Terra Nova.

Porto de Tallinn beneficia navios a GNL

A partir de 2018, os navios que usam gás natural liquefeito (GNL) como principal combustível terão um desconto de 4% nas taxas no Porto de Tallinn, na Estónia. Esta medida surge com o objectivo de contribuir para a adopção de medidas amigas do ambiente no transporte marítimo no Mar Báltico.

Ilhas Selvagens apresentam o ecossistema mais intacto do Atlântico

As ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, apresentam o ecossistema "mais intacto" do Atlântico, de acordo com um estudo da National Geographic realizado entre 2015 e 2016, anunciou a Fundação Oceano Azul.

"Nos arquipélagos do Atlântico Nordeste, que incluem os Açores, a Madeira, Cabo Verde e as Canárias, as ilhas Selvagens destacam-se pela natureza intacta que apresentam", refere a Fundação Oceano Azul, que participou, em setembro de 2015, na expedição "Pristine Seas", organizada pela National Geographic, em parceira também com a Fundação Waitt.

Porto de Leixões participa no Exercício de Combate à Poluição do Mar “Anémona 2015”

Realizou-se a 14 da maio, em Matosinhos, o Exercício de Combate à Poluição do Mar “Anémona 2015”, promovido pela Direcção-Geral da Autoridade Marítima e conduzido pelo Porto de Leixões. Este Simulacro, permitiu ao Porto de Leixões e restantes autoridades e organismos com responsabilidade e competências nesta matéria, testar, validar e aperfeiçoar os seus dispositivos de resposta para fazer face a incidentes de poluição no mar.

Autoridade Marítima usa drone em simulacro

Um simulacro de poluição no mar, ao largo de Matosinhos, mobilizou 33 entidades. Os meios foram concentrados num exercício organizado pela Autoridade Marítima Nacional.

Porto de Lisboa vai implementar medidas que reduzam poluição

A Administração do Porto de Lisboa (APL) diz-se "fortemente empenhada" em estudar e implementar medidas que reduzam a poluição atmosférica, mas sublinha que os resultados da Quercus sobre a capital estão na linha de outros portos europeus.

EM MAIO

Exposição MARLISCO «Lixo marinho: Um problema global» na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos

A exposição MARLISCO, intitulada “Lixo Marinho: Um problema global”, é inaugurada no dia 1 de Maio, pelas 17 horas, no Salão Almada Negreiros da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara. A abertura será realizada por Paula Sobral, coordenadora nacional do projeto MARLISCO, seguida por um pequeno concerto de música inspirado no Mar pela Orquestra Bota Big Band e no fim, será realizada uma visita à exposição com Porto de Honra.

Porto de Sesimbra melhora condições de saneamento

A APSS – Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu, em março, as obras de melhoria das condições de drenagem pluvial na zona dos estaleiros do Porto de Sesimbra, que incluíram a execução de uma boca de lobo (estrutura que faz a ligação entre as tubagens de receção das águas e o meio marítimo) e o prolongamento da caleira de drenagem.

AÇORES

Navios abastecidos com gás natural no Porto da Praia da Vitória

A Comissão Europeia deverá aprovar em Julho a instalação de um posto de armazenamento e abastecimento de gás natural liquefeito (LNG) no Porto da Praia da Vitória. Trata-se de uma das vertentes previstas do projeto europeu COSTA e que deverá implicar um investimento de nove milhões de euros que serão financiados em 50 por cento pela União Europeia.
O projeto COSTA tem como um dos parceiros a Porto dos Açores, empresa que tem a seu cargo a gestão das infraestruturas portuárias da Região.

Autoeuropa reduz 20% de emissões de CO2 no transporte

A Volkswagen (VW) Autoeuropa já reduziu 20% de emissões de CO2, correspondentes a 110 toneladas por ano, no transporte da fábrica para o terminal portuário de Setúbal. Para atingir este objectivo a fábrica converteu nove camiões que utilizavam o sistema diesel para o sistema bi-fuel.

ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

Relatório da qualidade do ar

A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento.

Regulamento do Exercício da Atividade de Recolha de Resíduos de Hidrocarbonetos, Águas Residuais e Resíduos Perigosos a Embarcações no Porto de Lisboa

A APL, S.A. informa que o ”Regulamento do Exercício da Atividade de Recolha de Resíduos de Hidrocarbonetos, Águas Residuais e Resíduos Perigosos a Embarcações no Porto de Lisboa” está aprovado na O.S. n.º 2014017, de 03/11/2014.

PORTO DE SINES

Impacte ambiental da expansão do TXXI sob consulta

Encontra-se em consulta pública, até 15 de dezembro, o estudo de impacte ambiental da terceira e quarta fases do projeto de expansão do terminal de contentores do porto de Sines. Em causa está a ampliação do cais do Terminal XXI, que, na terceira fase, fica com capacidade para movimentar anualmente 2,3 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés) e, na quarta fase, aumenta para três milhões de TEU, é indicado no resumo não técnico, avança a Lusa.

APSS: Sistema de Gestão Ambiental auditado com sucesso

Foi concluída, com êxito, a Auditoria de Renovação da Certificação ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA, segundo o referencial NP EN ISO 14001:2004. A ação inseriu-se no ciclo de auditorias de renovação do Certificado levada a cabo pela Lloyd´s Register Quality Assurance. O sucesso resulta do empenho e colaboração de todos, na APSS e nas respetivas comunidades portuárias de Setúbal e de Sesimbra, facto uma vez mais reconhecido pelo auditor.

Navio da Greenpeace no Funchal

O mais novo e maior navio da frota da associação ambientalista Greenpeace, o "Esperanza" esteve sexta feira, no Porto do Funchal, para reabastecimento e descanso dos seus 20 tripulantes. Este é o navio que mais tem participado em missões contra as prospeções petrolíferas nos oceanos, nomeadamente no Ártico.
 

Areias acumuladas nos portos são solução para erosão

O Secretário de Estado do Ambiente considera que as areias acumuladas nos portos portugueses serão a solução para repor a deriva litoral de sedimentos e, deste modo, combater a erosão na costa portuguesa.

PROGRAMA «BANDEIRA AZUL 2014» E DIA NACIONAL DOS PORTOS NA MARINA D’ANGRA

A Marina d’Angra comemorou o Dia Nacional dos Portos com um conjunto de atividades, nas quais de destacou uma operação de limpeza subaquática, a qual foi também integrada no âmbito do programa da «Bandeira Azul da Europa 2014».

CONSULTA PÚBLICA ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2014

Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro 2014-2016

Em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 165/2003, de 24 de julho, efetuou a APA, S.A. mais uma revisão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro (PRGR), o qual se submete a consulta, até ao dia 30 de setembro, dos agentes económicos interessados, com destaque para os utilizadores do Porto e seus representantes.

A 30 E 31 DE OUTUBRO, EM CASCAIS

5th BioMarine International Business Convention

Realiza-se em Cascais nos dias 30 e 31 de Outubro , o evento 5th BioMarine International Business Convention na área da Economia do Mar, uma importante convenção orientada para a realização de negócios e captação de investimento, que tem por objectivo permitir uma partilha de conhecimento entre a indústria, meio académico, entidades oficiais, e sociedade civil, procurando identificar oportunidades de parcerias e concretização de oportunidades de negócio.

MADEIRA

Região pode ser fundamental na questão do lixo marinho

«O lixo marinho é um dos grandes flagelos que ternos ao nível da fauna e biodiversidade no Mar». Quem o diz é o diretor do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM). Paulo Oliveira refere que, embora haja uma quantidade de resíduos produzida pelas embarcações, «grande parte do lixo encontrado nos nossos mares vem de terra» e, dadas estas circunstâncias, considera que é necessário continuar a sensibilizar as pessoas para a diminuição da produção de lixo no meio ambiente.

Total: 397
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20