Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Candidaturas abertas ao Programa Bandeira Azul 2019

Estão abertas as candidaturas até 15 de janeiro 2019!
O programa Bandeira Azul, na edição de 2019, irá trabalhar o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo” , sendo que de acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

PE e Conselho chegaram a acordo sobre redução de lixo marinho

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu chegaram a acordo sobre medidas propostas pela Comissão Europeia para reduzir o lixo marinho. Este acordo, que tem como objectivo principal alcançar 10 produtos de plástico mais frequentemente encontrados nas praias, apesar de conseguido, necessita ainda de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu (PE), o que se prevê concluído até à Primavera de 2019.

UNCTAD ALERTA:

Portos devem estar preparados para alterações climáticas

O alerta é da UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento: os portos à escala global devem ser preparados para os inúmeros e gigantes desafios que serão colocados pelas alterações climáticas.

PRESTIGE | MARÉ NEGRA

17 anos depois, Governo espanhol vai receber indemnização de 1,5 mil milhões

O Supremo Tribunal de Espanha determinou o pagamento de indemnizações que superam 1,5 bilião de euros pelo devastador vazamento de petróleo provocado em 2002 pelo navio "Prestige" na costa da Galícia.

Na sentença definitiva, com data de 19 de dezembro, o Supremo confirma a responsabilidade civil directa do capitão do navio, o grego Apostolos Mangouras, da seguradora The London Owners Mutual Insurance Association e subsidiariamente da proprietária da embarcação, Mare Shipping, pelos danos da maré negra ocorrida em novembro de 2002.

Governo aprova adesão à Convenção sobre biofouling

Foi publicado em Diário da República o Decreto n.º 26/2018, “que aprova, para adesão a Convenção Internacional relativa ao Controlo dos Sistemas Antivegetativos Nocivos nos Navios, adoptada em Londres, em 5 de outubro de 2001, no contexto de uma conferência diplomática, a Conferência AFS, realizada sob a égide da Organização Marítima Internacional”, informa a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

SESIMBRA

Porto de pesca adere a projecto para redução de resíduos no mar

O Porto de Sesimbra é o quinto do País a aderir ao projecto “A pesca por um mar sem lixo”, que visa a redução dos resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores. A iniciativa é da responsabilidade do Ministério do Mar e está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

VHF

«Não lancem resíduos perigosos ao mar, pescadores»

Com o intuito de “sensibilizar os profissionais da pesca para o perigo que representa o depósito no mar de certos produtos com propriedades inflamáveis ou tóxicas”, a Direcção Regional das Pescas dos Açores, em parceria com a estação costeira (estação que estabelece comunicações com os barcos de pesca), lançaram uma campanha, via rádio VHF, que comunica a importância de não lançar resíduos para o mar.

Charles Moore foi à FCT- Nova apresentar as ilhas de plástico que descobriu no Pacífico

O Comandante Charles Moore, o primeiro a descobrir as ilhas de plástico do Pacífico, veio a Portugal falar sobre a crise de plástico que enfrentam os oceanos, e porque lhe marcaram duas semanas no país, aproveitou para ir inclusivamente à FCT -Universidade Nova de Lisboa contar a sua descoberta e explanar a alarmante situação – a qual precisa de cooperação para ser resolvida.

Organizações de defesa do ambiente satisfeitas com trabalho realizado

As associações de defesa do ambiente do GT-AMP (Pong-Pesca, Liga para a Protecção da Natureza, ou LPN, World Wide Fund for Nature, ou WWF, e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, ou SPEA) mostraram-se “satisfeitas com os resultados obtidos e com o compromisso assumido pela Ministra do Mar de prosseguir com o processo de implementação de uma Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas, ecologicamente coerente e efectivamente implementada”.

DGRM participa na 73ª Sessão do Comité Protecção do Meio Marinho

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou na Sessão do Comité Proteção do Meio Marinho (MEPC 73), que decorreu recentemente na sede da IMO em Londres. Nesta sessão foram abordados temas como a regulamentação do teor de enxofre nos combustíveis, índice de conceção de eficiência energética, lixo plástico no ambiente marinho, entre outros.

Tecnologia inovadora de recolha de plástico do mar testada em Rabo de Peixe

As Direcções Regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar dos Açores, em parceria com Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores, testaram, pela primeira vez, uma tecnologia inovadora para a recolha de plástico no mar e que envolve a comunidade piscatória local.
O sistema denomina-se Clean Up the Azores, foi desenvolvido pela Fundação Waste Free Oceans e traduz-se num dispositivo semelhante a uma rede de arrasto que recolhe lixo na superfície do mar, com recurso a uma acção de realizada por pescadores locais com as suas embarcações.

Armazenamento de CO2 no fundo do mar ganha força na Noruega

A captura e armazenamento de gás carbónico, ou CCS, é criticada por ser cara e vista como mera desculpa para continuar a exploração de combustíveis fósseis. Mas há quem aposte na tecnologia.

A 4 DE DEZEMBRO

Seminário WavEC 2018 no Museu do Oriente

O WavEC Offshore Renewables está a organizar o seu Seminário Anual de 2018, que este ano conta com a colaboração da Embaixada Britânica em Portugal. O evento tem lugar no dia 04 de dezembro de 2018, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Qualidade do ar é a principal prioridade dos portos

A qualidade do ar é a principal prioridade dos portos, segundo consta do relatório ambiental da Organização dos Portos Marítimos Europeus (ESPO, na sigla inglesa), apesentado recentemente em Valência. O documento identifica também, por esta ordem, o consumo energético, o ruído, a relação dos portos com as comunidades locais, os resíduos dos navios, o desenvolvimento portuário, as alterações climáticas, a qualidade da água, as dragagens e os resíduos em porto como os outros factores do TOP 10 das prioridades ambientais dos portos.

Surfrider Foundation Europe dá voz aos oceanos e leva petição ao Parlamento Europeu

A Surfrider Foundation Europe, ONG dedicada à protecção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, está a dinamizar a sua campanha europeia “Voice for the Ocean” em Portugal até ao dia 14 de Dezembro de 2018. A ONG está a levar a cabo uma tour por 5 países europeus, com destaque para o Porto, cidade escolhida para encerrar a primeira fase da campanha já em Novembro.

CE apresentou plano para uma bioeconomia sustentável

A Comissão Europeia (CE) apresentou um “plano de acção com vista ao desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e circular que beneficie a Europa a nível social, ambiental e económico”, no que será “um esforço de inovação para alimentar as populações e proporcionar-lhes água e energia limpas” e “dar um novo impulso ao emprego, ao crescimento e ao investimento”, refere a instituição europeia.

LPN demarca-se da manifestação contra dragagens no estuário do Sado em Setúbal

A LPN - Liga para a Protecção da Natureza negou quinta-feira qualquer envolvimento na organização da manifestação contra as dragagens no rio Sado marcada para este sábado, "por não ter tomado posição aquando da Avaliação de Impacte Ambiental".

Lixo da Malásia entre os mais de 200 quilos recolhidos em praia de Viana do Castelo

Lixo com origem na Malásia, Alemanha e Espanha está entre os 200 quilogramas recolhidos em 2017 na praia do Cabedelo, Viana do Castelo, no âmbito de um projeto de monitorização do lixo marinho, informa a Câmara local.

Contactada pela agência Lusa, fonte autárquica adiantou, com base em dados recolhidos pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, que entre os 200 quilos de resíduos constam "vassouras, molas da roupa, peças de fogo de artifício, seringas, tampões auriculares, frascos para análises clínicas, cotonetes, fita de identificação do hospital, entre outros artigos".

Tribunal indefere pretensão do Clube da Arrábida para suspensão da melhoria da acessibilidade marítima ao Porto de Setúbal

Por decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada, foi indeferida a pretensão do clube da Arrábida para decretamento provisório de medidas cautelares que suspendessem a DIA (Declaração de Impacte Ambiental), os atos de licenciamento da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e o contrato para a execução dos trabalhos da empreitada de “Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal”.

Esta decisão judicial vem dar razão ao Porto de Setúbal quanto à falta de fundamento deste Clube na tentativa de parar um processo desenvolvido integralmente de acordo com a lei.

Defesa do GNL na Portugal Shipping Week

Num debate sobre o Green Shipping realizado no âmbito da Portugal Shiping Week, foi feita a defesa do GNL no transporte marítimo pela generalidade de um painel de oradores que incluiu representantes de portos, de empresas de cruzeiros e da GALP, entre outros

Total: 505