Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


PEDRO BRAGA DA CRUZ:

Premência do problema da erosão costeira tem tudo a ganhar com a adopção de medidas expeditas

O envolvimento da APA na empreitada da “Alimentação Artificial do Troço Costeiro da Costa Nova - Vagueira com Inertes provenientes do Porto de Aveiro”, é o fruto do protocolo assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., a 15 de Julho de 2016.

Com este protocolo foi possível conjugar a acção de duas instituições públicas na prossecução do interesse público. Se não se tratasse de instituições públicas é duvidoso que a acção que hoje, neste acto, sublinhamos tivesse sido concretizada. Mas a Administração do Porto de Aveiro, cuja missão principal é gerir a infra-estrutura portuária, entende que é fundamental que a acção do porto seja efectivamente amiga das populações e territórios situados na proximidade, e como tal percepcionada.

ÍLHAVO

Ministra do Mar realça bom entendimento entre a APA e a Agência Portuguesa do Ambiente

Em Ílhavo, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou no dia 13 a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova - Vagueira. Orçada em 14,5 milhões de euros, a empreitada é comparticipada pelo PO SEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Administração do Porto de Aveiro.

Na sua intervenção, a ministra destacou o entendimento entre a Administração do Porto de Aveiro e a APA, "um bom exemplo de cooperação que pode ser alargada a outras matérias, um pacto de preservação" que vai permitir mobilizar, para reforço do cordão dunar, cerca de dois milhões de metros cúbicos de areias, que se encontram depositadas na Zona portuária de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).

Ministro do Ambiente anuncia empreitada de 23,5ME para desassorear Ria de Aveiro

O Ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira que a empreitada para o desassoreamento da Ria de Aveiro, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros, vai ser lançada na segunda quinzena de maio.
João Pedro Matos Fernandes falava no Museu Marítimo de Ílhavo, na sessão de apresentação dos Investimentos do Ministério do Ambiente, financiados pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), na área da proteção do litoral.
 

Porto de Leixões deu palco à iniciativa «Roteiro para a Neutralidade Carbónica»

O Porto de Leixões serviu de palco ao Roteiro para a Neutralidade Carbónica, um desígnio que Portugal almeja atingir até ao ano de 2050, iniciativa que fomentou o debate sobre os desafios e as oportunidades da inovação na mobilidade urbana sob o mote de sustentabilidade «Descarbonizar a Mobilidade».

Raquel Gaspar, a guardiã do mar

“Deito-me a trabalhar, acordo a trabalhar”, este é testemunho da vencedora do prémio Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher, de 10 mil euros, e do prémio FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, de 25 mil euros, números que constituem uma parte do financiamento da Cooperativa de Raquel Gaspar – Ocean Alive -, cujo objectivo se relaciona com a limpeza dos plásticos do Estuário do Sado.

RTP2

Guerra ao Plástico

Em 2050 poderá haver mais plástico no mar do que peixes: mais de 80% do lixo encontrado nas praias de todo o mundo é plástico. Há cerca de um mês, a Comissão Europeia definiu 2030 como data-limite para acabar com as embalagens de plástico descartáveis no espaço europeu. Estaremos perante o início de uma "guerra ao plástico"? Todos os anos são usados 320 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo. Só nós, europeus, geramos cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico. Números pesados e para os quais queremos alertar durante a conversa de hoje.

IMO avança com proibição do transporte de combustíveis com mais de 0,5% de dióxido de enxofre

A Organização Marítima Internacional (IMO) aceitou avançar com a proibição do transporte de combustíveis que não estejam de acordo com as novas regras de sustentabilidade ambiental que entrarão em vigor em 2020 (novos máximos relativos aos índices de dióxido de enxofre presente nos combustíveis marinhos).
 

FIGUEIRA DA FOZ

Escola de Coimbra limpa praias

Alunos e professores do curso profissional técnico de recursos florestais da Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, vão realizar uma acção de limpeza, no dia 7 de Março, nas praias do Cabedelo, Cabedelinho e Cova Gala, na margem sul da cidade da Figueira da Foz. A iniciativa será levada a efeito em articulação com o Ecomuseu do Sal, Capitania do Porto da Figueira da Foz, Junta de São Pedro e Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

EMPREITADA DE ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL DO TROÇO COSTEIRO DA COSTA NOVA-VAGUEIRA COM INERTES PROVENIENTES DO PORTO DE AVEIRO

Agência Portuguesa do Ambiente autoriza investimento de quase 12 milhões de euros

O Conselho de Ministros autorizou esta quinta-feira a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, IP e a APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. a realizarem a despesa inerente à empreitada de alimentação artificial do troço costeiro da Costa Nova-Vagueira com Inertes Provenientes do Porto de Aveiro.
O investimento, no valor total de 11.900.500,00 euros, é comparticipado em 75% pelo PO SEUR (relativamente ao valor da responsabilidade da APA, I.P.) e em 44% pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (relativamente ao valor da responsabilidade da APA, S.A.).

Ritmo de aumento do nível do mar pode triplicar até 2100

Com base em dados de satélites, cientistas dos EUA apontam taxa acelerada de elevação do nível dos oceanos. Factor que mais contribui para tendência é derretimento de gelo nos polos, impulsionado por mudanças climáticas.

III CONGRESSO DO TEJO

Porto de Lisboa quer «contribuir para a melhoria do estado de saúde do Tejo»

A Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) foi uma das presenças notadas – como anfitriã do evento e como líder de uma entidade umbilicalmente ligada ao rio – e deixou claro que o Porto de Lisboa tudo fará para zelar pela «saúde do Tejo».

«Queremos contribuir para melhorar o estado de saúde do Tejo», referiu Lídia Sequeira na abertura do evento, admitindo que a APL pretende «dar mais vida ao Tejo porque ele existe para ser usado». «Mas terá de ser, essencialmente, bem usado», ressalva a líder do Porto de Lisboa.

França assume exploração da energia das marés

Em breve, a Normandia e a Bretanha podem tornar-se importantes centros de exploração da energia das marés, segundo o Governo francês, que parece determinado a impulsionar a actividade, beneficiando do avançado estado da arte e das condições favoráveis do norte do país para esse efeito.

DISPONÍVEL PARA CONSULTA ATÉ 28 DE FEVEREIRO

Elaborada nova versão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto da Figueira da Foz

A APFF informa ter já sido elaborada nova versão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto da Figueira da Foz, encontrando-se esta em consulta aos utilizadores do porto. Agradece-se o envio de eventuais comentários ou sugestões para geral.apff@portofigueiradafoz.pt até ao dia 28 de fevereiro de 2018

Conferência «Sustentabilidade dos Oceanos, é urgente agir»

A Conferência “Sustentabilidade dos Oceanos, é urgente agir”, surgida a partir de uma nova parceria entre a Administração do Porto de Lisboa e a Treino de Mar, demonstrou o sucesso deste tipo de iniciativas, sobretudo junto dos nautas que procuram adquirir mais conhecimentos.
 

DISPONÍVEL PARA CONSULTA ATÉ 28 DE FEVEREIRO

Elaborada nova versão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro

A APA informa ter já sido elaborada nova versão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro, encontrando-se esta em consulta aos utilizadores do porto. Agradece-se o envio de eventuais comentários ou sugestões para geral@portodeaveiro.pt até ao dia 28 de fevereiro de 2018.

MARE promoveu debate sobre governação participativa de AMPs

Vários investigadores reuniram-se na Universidade Nova para um debate sobre a importância das áreas marinhas protegidas e o papel que os mecanismos de governação participativa, ou colaborativa, como preferem designar, podem desempenhar no seu planeamento.

Wavec no congresso da RSAI

A Wavec Offshore Renewables vai organizar uma sessão sobre observação e exploração do mar profundo no âmbito do 12º Congresso da Associação Internacional de Ciência Regional (RSAI, na sigla em inglês), que decorrerá em Goa, na Índia, de 29 de Maio a 1 de Junho deste ano, sob o tema «Sistemas Espaciais; Integração Regional, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade».

Prio, Alga Plus e Escolas de Cacia destacadas nos Green Project Awards

A Prio, empresa sedeada no Porto de Aveiro, venceu o prémio Gestão Eficiente de Recursos, com o projeto PRIO TOP LEVEL - Waste to Biofuels dedicado ao aproveitamento de óleos alimentares. No prémio Iniciativa Jovem destaque para a menção honrosa do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Cacia, com o projeto Educar para a Sustentabilidade. Na categoria Mar, Menção Honrosa para a ALGAplus, Produção e Comercialização de Algas e seus Derivados, sedeada em Ílhavo, com o projeto Cultivo de Algas Marinhas Bio.

Port-Liner lança inovadoras barcaças eléctricas com zero emissões poluentes

A Port-Liner prepara-se para lançar um novo modelo de barcaça – a primeira barcaça totalmente eléctrica da Europa não emitirá gases poluentes e iniciará funções num futuro bem próximo, estreando-se nos portos de Antuérpia, Amesterdão e Roterdão. A concretização do projecto contou com apoios financeiros por parte da União Europeia.

Milhões de toneladas de areia retiradas definitivamente do Porto de Aveiro para alimentar cordão dunar

O monte de areia de grandes dimensões que se encontra nas imediações do terminal norte e do terminal químico do Porto de Aveiro irá ser retirado na totalidade em 2018, segundo garantiu o presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, Braga da Cruz, em entrevista à Terra Nova.

Total: 419
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21