Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CMA CGM pioneira nos contentores «amigos do ambiente»

O grupo CMA CGM iniciou, em Novembro de 2010, experiências com um novo tipo de contentor ecológico. Desenvolvido pela empresa canadense Conforce Internacional, em associação com a Bayer, é feito de aço leve e um composto chamado "eko-flor", que substitui o a base de madeira, durável e reciclável, materiais que permitem retirar 550 quilos por contentor de 40 pés. A transportadora e os fabricantes garantem que, apesar de mais leve, é suficientemente forte para carregar todos os tipos de produtos. A CMA CGM tem tradição de inovar no uso de contentores “especiais”, tendo em 2005 lançado o eco-contentor com revestimento de bambu.

Berlengas classificadas Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribuiu esta semana a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas. O anúncio oficial ocorreu a 30 de Junho, em Dresden, na Alemanha, após a finalização dos trabalhos da 23.ª sessão do Conselho de Coordenação Internacional do programa "O Homem e a Biosfera" (MAB), ao qual a Câmara de Peniche concorreu em 2009.

 

HOJE, 1 DE JULHO, NO PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Seminário Coastwatch 2011

Os resultados da 21.ª Campanha do Projecto Coastwatch vão ser apresentados no Seminário do Coastwatch - Voluntariado e Ordenamento do Território na Educação Ambiental, hoje, 1 de Julho, no Parque Biológico de Gaia. O Projecto Coastwatch tem cariz europeu, é coordenado pela Irlanda desde 1988, e conta com a colaboração de 23 países deste continente, entre os quais Portugal.

HOJE, SEXTA-FEIRA

Hasteada Bandeira Azul nas praias de Esmoriz, Furadouro e Cortegaça

Esta sexta-feira, 1 de Julho, a Câmara Municipal de Ovar vai proceder ao hasteamento da Bandeira Azul da Europa, nas Praias do Furadouro, Esmoriz e Cortegaça. No acto público, que terá o seu início às 10h na Praia de Esmoriz, estarão presentes responsáveis do Município de Ovar, os presidentes das respectivas Juntas de Freguesia, um representante da ARH Centro – Administração da Região Hidrográfica do Centro e representantes das Capitanias do Porto de Aveiro, na Praia do Furadouro e do Douro, nas Praias de Esmoriz e Cortegaça.

CONCELHO DE PRAIA DA VITÓRIA, NOS AÇORES

Água de excelente qualidade em todas as zonas balneares

As oito zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória são consideradas “Praias com Qualidade de Ouro” pela associação ambientalista Quercus, reconhecendo a excelência na qualidade das suas águas. Praia Grande, Prainha e Sargentos, na orla costeira da cidade, e Porto Martins, Riviera (Cabo da Praia), Escaleiras (Vila Nova), Biscoitos e Quatro Ribeiras foram distinguidas pela Quercus este ano, um galardão que surge na sequência da classificação de excelente nas análises este ano às águas destas zonas balneares.
Desde 2006, segundo uma nota informativa da Quercus, as zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória têm vindo a receber nota muito positiva nas análises patrocinadas pela associação ambientalista.

 

Conheça o Projecto «Brasil das Águas»

O Brasil representa a maior reserva de água doce da Terra, em torno de 12% do total mundial. Entre Outubro de 2003 e Dezembro de 2004, o aviador Gérard Moss, na companhia da esposa Margi, coletaram 1.160 amostras de água doce de rios e lagos espalhados pelo vasto território brasileiro, utilizando um método inédito: um avião anfíbio. Em 2004, o projecto ganhou o Prêmio Ambiental Von Martius, na categoria Natureza, um belo reconhecimento da abrangência do empreendimento e do desafio de realizar tantos voos ousados.
 

Mais de 150 praias com falésias em risco, a maioria no Algarve

Mais de 150 zonas balneares têm este ano falésias em risco, a maioria na costa algarvia, onde no Inverno passado houve 20 desmoronamentos e este ano já foram necessários saneamentos controlados em cinco praias, por razões de segurança. De acordo com os dados fornecidos pelas diversas administrações regionais hidrográficas, as principais alterações do Inverno passado na costa portuguesa foram o recuo de alguns sectores de arriba sobretudo devido a quedas de blocos ou tombamentos.

 

Oceanos entraram num declínio «chocante»

Submetidos a uma série de pressões, desde o aumento das temperaturas à sobre-pesca, os oceanos entraram num declínio “chocante”, registando sintomas que antecedem as extinções em massa, adverte um relatório de um painel de especialistas.
Ao estudar os efeitos acumulados de todas as pressões, 27 especialistas de seis países – que se reuniram em Abril na Universidade de Oxford e cujo relatório é a síntese dos seus trabalhos – traçam um quadro muito preocupante.

 

Água de 55 praias portuguesas deixou de cumprir os critérios europeus mais rigorosos

A água das praias em Portugal continua boa para banhos mas já não tanto. No ano passado, a qualidade da água de 374 praias cumpriu os critérios europeus mais rigorosos, menos 55 do que em 2009, revela hoje a Agência Europeia para o Ambiente. Em 2010, a qualidade das águas balneares portuguesas continuou elevada, com 99,3 por cento das praias costeiras e 96 por cento das interiores a cumprir os requisitos mínimos exigidos pela legislação europeia, revela o relatório anual da Agência Europeia para o Ambiente (AEA). Estes valores para Portugal ultrapassam a média da União Europeia, com 92,1 por cento e 90,2 por cento, respectivamente.

O valor social da água

A presidente da ARH - Associação da Região Hidrográfica do Algarve, Valentina Calixto, explica à revista Valor Económico, em entrevista, de que forma se pode gerir e cada vez mais potenciar um recurso tão fundamental como é a água.

HOJE, 15 DE JUNHO, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

«Cenários da Água para um Desenvolvimento Sustentável»

A Fundação Calouste Gulbenkian recebe hoje, 15 Junho, pelas 18h, uma Conferência intitulada “Cenários da Água para um Desenvolvimento Sustentável”. O conferencista, William Cosgrove, é presentemente Consultor para a elaboração do 4.º Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial da Água e membro do “Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade”. A abertura do evento estará a cargo da Administradora da Fundação, Teresa Gouveia.

15 DE JUNHO

Assinala-se hoje o Dia Europeu do Vento

O Dia Europeu do Vento, que se assinalou pela primeira vez em 2007, tem por objectivo chamar a atenção para a importância da energia eólica e motivar os decisores para a necessidade de aumentar o aproveitamento desta fonte energética. A iniciativa, da Associação Europeia da Energia Eólica, pretende também informar o público sobre a eficácia desta energia.
 

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE ANTUÉRPIA

Navios menos poluentes vão ter desconto de dez por cento na taxa de tonelagem, a partir de 1 de Julho

Vimos em Antuérpia. De que vale reduzir a emissão de gases poluentes em terra, se no mar continua a poluição? A pensar nisso, a autoridade portuária de Antuérpia, na Bélgica, vai tomar medidas para incentivar os responsáveis dos navios a minimizarem o impacto ambiental da navegação.

Centros de dados do Google vão viajar pelos mares

O Google patenteou um projecto, baptizado de Computer Navy. Em miúdos, trata-se do seguinte: os supercomputadores e centros de dados do líder dos sistemas de buscas serão instalados em navios que navegarão pelos oceanos do mundo. As máquinas, segundo informa o The Times, que teve acesso a detalhes da patente, receberão energia do movimento natural das ondas e dos ventos e serão refrigerados pela própria água do mar.
A grande vantagem da novidade tecnólogica é uma brutal redução de gastos com energia eléctrica, usada para evitar o superaquecimento de equipamentos do género.
 

Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade

Trata-se de grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança. Pretende-se reflectir de forma interdisciplinar e multi-sectorial sobre os principais problemas que se colocam no domínio da água, identificando cenários futuros e apontando diferentes estratégias.  consumo de água no horizonte de 2050 e o estado dos recursos hídricos no ambiente global constituem a base de reflexão deste Think Tank, que deverá igualmente analisar a possibilidade de, no futuro, a pressão sobre a utilização da água vir a criar sérios constrangimentos para o desenvolvimento da humanidade.

Clube das Mais Lindas Baías do Mundo

No limiar do tercério milénio pareceu evidente juntar numa mesma entidade os mais lindos litorais do planeta e mais particularmente as baías que constituem um traço de união simbólico entre o oceano e o continente.
A baía pela sua configuração em arco esquematiza o confronto desses dois universos. Esse limite subtil favorece mais do que em qualquer outra parte os confrontos e os intercâmbios naturais.
Com efeito, a baía, quase sempre acompanhada por ilhotes e ilhas com seu próprio valor místico, soube desenvolver ao longo da história uma geografia, uma fisiologia, uma hidrologia e uma biologia muito ricas em termos de fauna e flora.

 

JOSÉ ARCHER, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DA BANDEIRA AZUL

«Temos as melhores praias da Europa»

"Temos as melhores praias da Europa", afirma José Archer, o advogado de 55 anos que há 16 dirige a Associação da Bandeira Azul, uma organização não governamental e não parasitária. "Não recebemos um tostão do Estado", acrescenta, orgulhoso do recorde de 271 praias portuguesas que este ano foram distinguidas com a bandeira azul.
Archer garante que as nossas praias estão muito mais cuidadas que as espanholas e dos outros países da cintura do sol da Europa (França, Itália, Grécia, Turquia...) e fundamenta nas estatísticas esta afirmação. Se excluirmos países sem tradição balnear (como a Bélgica ou a Dinamarca), Portugal é com maior percentagem de praias com bandeira azul.

CONHEÇA A LISTA COMPLETA - 2011

Praias portuguesas com qualidade de ouro

Existem novas regras relativas à qualidade da água das praias, estabelecidas pela Directiva 2006/7/CE de 15 de Fevereiro de 2006 relativa à gestão da qualidade das águas balneares, que foi transposta pela Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho. De acordo com a legislação, cada uma das praias, com excepção das novas zonas balneares, foi classificada atendendo às análises dos últimos anos. Assim, em 2011 existem em Portugal, 515 zonas balneares (432 costeiras e 83 interiores): 447 excelentes (92%), 32 boas, 7 aceitáveis e uma má. Há mais 22 novas praias (15 costeiras e 7 interiores) do que em 2010

Bandeira Azul chega às embarcações de regata à vela

A Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, atribuiu uma Bandeira Azul a uma embarcação de Regata à vela, o BIGAMIST, após a assinatura do código de conduta. A cerimónia, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa Bandeira Azul é um importante passo em termos de educação ambiental no caminho para a sustentabilidade e da preservação do Mar.
 

Total: 499