Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




05.10.2011 | NOVA ZELÂNDIA | COM VÍDEOS

Navio encalhado derrama combustível sobre recife

Um porta-contentores encalhado ao largo da costa da Nova Zelândia derramou combustível no mar. A Autoridade Marítima neozelandesa referiu que a fuga parece ter origem em condutas danificadas. O Ministro dos transportes Steven Joyce referiu que a situação é pior do que se pensava. Advertiu que o navio pode quebrar devido à sua posição precária no recife.

Poluição marítima já valeu mais de 700 mil euros em coimas

Mais de 700 mil euros de coimas por poluição marítima foram aplicadas em Portugal desde Outubro de 2000, quando entrou em vigor o Decreto-Lei 235/2000, isto segundo dados da Autoridade Marítima Portuguesa. O valor máximo de 2,5 milhões de euros nunca foi aplicado.

Retiradas duas toneladas de lixo das águas do porto da Horta

Numa acção de limpeza subaquática, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA), foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo das águas do porto da Horta, no passado sábado, segundo informou José Nuno Pereira, membro da OMA.

Critical monotoriza plataforma de energia das ondas e do vento na Dinamarca

A Critical Software, com sede em Coimbra, e a Critical Materials, empresa do grupo, estão a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de tecnologias de informação que monitoriza a condição e saúde estrutural de uma plataforma marítima de geração de energia eléctrica, na Dinamarca.

O maior santuário do mundo para tubarões foi criado no Oceano Pacífico

O Governo das ilhas Marshall, no Pacífico, criou o maior santuário do mundo para tubarões, com cerca de dois milhões de quilómetros quadrados, ou seja, uma área quatro vezes maior do que a superfície de Espanha.
Este país com 68 mil habitantes vai proibir a pesca comercial ao tubarão e o comércio de todos os derivados de tubarão, como por exemplo as barbatanas. Além disso, os animais que forem capturados acidentalmente devem ser libertados ainda vivos e determinadas artes de pesca serão banidas destas águas. O santuário cobre uma área com 1.990,530 quilómetros quadrados.

COMPLETA UM ANO DE NAVEGAÇÃO ÀS 14:41 DE HOJE, 27 DE SETEMBRO, HORA DE PORTUGAL CONTINENTAL

A volta ao mundo num barco a energia solar

No mar desde 27 de Setembro de 2010, o barco Turanor Planetsolar completou a 6 de Março de 2011 metade da sua missão: dar a volta ao mundo usando para isso somente energia solar como fonte de energia (alimenta dois motores de cada lado do navio). A energia é captada pelos 825 módulos solares que ocupam 537 m 2 da superfície na embarcação com 31 metros de comprimento e 15 de largura. A experiência prossegue.

VÍDEO

EDP já tem eólica flutuante

Dentro de poucos dias será rebocada para o alto mar a primeira eólica flutuante do mundo, construída na Lisnave, em Setúbal, para a EDP.
O projecto de energia eólica WindFloat, da EDP, um investimento de 20 milhões de euros que vai ser testado na Póvoa de Varzim, poderá permitir a criação de cerca de «oito mil postos de trabalho» em Portugal.

NORMAS ENTRAM EM VIGOR A 1 DE JANEIRO DE 2013

Navios terão de reduzir poluição

A indústria naval e o sector de navegação terão de diminuir o consumo de energia dos seus navios e, por consequência, reduzir a libertação de poluentes e gases do efeito estufa na atmosfera, em especial o CO2, emitido pelas embarcações com a queima dos combustíveis. A determinação integra regulamentos instituídos nos últimos meses pela Organização Marítima Internacional (IMO), órgão das Nações Unidas que superintende a navegação comercial internacional. Essas normas entrarão em vigor a 1 de Janeiro de 2013.

HOJE, QUARTA-FEIRA

Predadores marinhos e oceanos em análise no Museu da Ciência da UC

Hoje, dia 21 de Setembro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) promove o ciclo de conferências “Como podem os predadores marinhos proteger os oceanos”. Com início marcado para as 9h30, a iniciativa prolonga-se toda a manhã com várias sessões relacionadas com a biodiversidade. A entrada é livre.
Hábitos de cagarras, albatrozes, pinguins e leões marinhos serão tema de conversa deste ciclo de conferências. A iniciativa, organizada pela Bird Life Internacional e o Instituto do Mar, conta com o apoio do Museu da Ciência da UC, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Mais de 100 a mandar na costa

Fustigada por ventos e marés e também pela acção do homem, a costa portuguesa continua a aguardar uma Estratégia Nacional, que tarda em sair. Prometida desde 2005 pelo ministro do Ambiente, a dita Estratégia seguiu esta semana para consulta junto da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. O objectivo é tê-la aprovada até ao Verão.

ESTUDO

Elevação do mar pode varrer do mapa praias da Califórnia

A elevação do nível do mar em consequência das mudanças climáticas pode fazer desaparecer algumas das praias mais conhecidas da Califórnia até ao final do século, junto com centenas de milhões de dólares em propriedades, segundo um novo estudo. "Se as praias desaparecerem, encolherem e erodirem, teremos menos turismo", disse Phillip King, professor-associado de economia da Universidade Estadual de San Francisco.

Calor global «perdido» pode estar indo para o fundo dos oceanos

O mistério do calor "perdido" talvez tenha sido resolvido: pode estar escondido no fundo dos oceanos, temporariamente mascarando os efeitos do aquecimento global vindo das emissões de gases do efeito estufa, reportaram pesquisadores este domingo. Os cientistas climáticos há muito que se interrogavam para onde ia o calor "perdido", principalmente na última década, quando as emissões de gases estufa continuaram a crescer, mas as temperaturas mundiais não subiram na mesma proporção.

VICE-PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA

João Cunha e Silva salienta a importância do mar na «óptica da valorização energética»

No decorrer da Conferência Anual do Centro de Energia das Ondas dedicada ao tema “Energias Renováveis Offshore e do seu Potencial nas Regiões Ultra-Periféricas”, iniciativa que contou com as presenças na sessão de abertura do vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, e Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, o primeiro salientou a importância do mar na “óptica da valorização energética”, apontando os exemplos da energia das ondas, cultivo de algas para a produção do biocombustível e energia eólica off-shore.
 

Âncoras comprometem ecossistemas no Mediterrâneo

O aviso foi lançado esta semana pela organização internacional Oceana, num comunicado de imprensa . As colónias de posidonia, uma planta aquática presente no ecossistema do Mar Mediterrâneo, estão a ser ameaçadas pela ancoragem de barcos perto das Ilhas Baleares, conhecido destino turístico no sul da Europa.
As âncoras das embarcações, nomeadamente dos grandes iates, estão a "ceifar" vastas extensões de posidonia oceânica em áreas protegidas, onde não é permitido ancorar.
 

HOJE, 15 DE SETEMBRO, NA MADEIRA

«Energias Renováveis Offshore e o Seu Potencial nas Regiões Ultra-Periféricas»

O Centro de Energia das Ondas – WavEC, promove o seu evento anual, com o apoio da AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, hoje, 15 de Setembro de 2011, no Enotel Lido - Conference Resort & Spa, na Madeira. Tendo por tema as Energias renováveis offshore e outras potencialidades do mar nas regiões ultra-perféricas, este Seminário tem por objectivo focar projectos nacionais e estrangeiros, na área offshore, e apresenta ainda a utilização económica do mar com ênfase nas regiões Ultra-Periféricas.
 

NAZARÉ

Mergulhadores retiram 80kg de lixo do mar

Foram mais de trinta os mergulhadores que participaram na iniciativa “Fundo Limpo”. Esta acção, promovida pela autarquia e pelo Clube Naval da Nazaré, teve como objectivo a limpeza do fundo do mar daquela zona, onde foram recolhidos cerca de 80 quilos de lixo.

PB150 POWERBUOY

A energia que vem das ondas do mar

Desenvolvido pela Ocean Power Technologies (OPT), o PB150 constitui-se como uma alternativa pioneira na geração de energia através das ondas. Actualmente, há PB150 na Escócia, no Havai e no Oregon.

Reino Unido quer ter 127 reservas naturais marinhas

Uma lista com as 127 zonas marinhas mais importantes para a biodiversidade britânica foi ontem revelada. As propostas para conservar 37 mil quilómetros quadrados terão ainda de ser aprovadas para se tornarem reservas naturais de importância nacional.
Entre as zonas consideradas cruciais para a Natureza em águas britânicas, e que terão níveis de protecção diferentes, estão pequenas faixas costeiras mas também uma extensão “gigante” de mar com 5800 quilómetros quadrados. Estuários, recifes de coral, bancos de areia e sítios remotos fazem parte da lista das Zonas de Conservação Marinha (MCZ, sigla em inglês).

Estudo LABCARGA alerta para erosão costeira na Galiza

“Estudo da Erosão Costeira na Costa da Galícia”, elaborado pelo Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), alerta para os níveis de erosão detectados e insta a uma maior ponderação da força do mar na planificação urbanística para evitar problemas futuros.

BANDEIRA AZUL 2011

Accões ambientais em São Jacinto, este domingo

No âmbito do Programa Bandeira Azul 2011, este domingo, 11 de Setembro, entre as 10.00 e as 13.00 horas, vão decorrer várias acções de carácter ambiental na Praia de São Jacinto.
 

Total: 505