Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Trocar o plástico por papel? Ministra do Mar diz que são precisas soluções novas

Ana Paula Vitorino esteve nas Conferências do Estoril para falar do atual estado de emergência climática.

“Como é que posso convencer a geração dos meus pais de que as mudanças climáticas são reais? Porque eles não percebem por que deixei de comer carne”. A pergunta veio da plateia que assistia ao debate sobre “emergência climática” que marcou a última manhã das Conferências do Estoril. No palco, tentaram encontrar respostas a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, juntamente com o surfista Garrett McNamara e a Conselheira da Câmara de Cascais para as alterações climáticas, Joana Balsemão. Todos concordaram que dar o exemplo é o primeiro passo para a mudança de mentalidades em relação à defesa do ambiente.

ACÇÃO DE LIMPEZA NA MARINA DE VILA DO PORTO INTEGRADA NA CAMPANHA DA «BANDEIRA AZUL»

A Portos dos Açores promoveu uma acção de educação ambiental, para limpeza da Marina de Vila do Porto e do espaço terrestre circundante, na ilha de Santa Maria, com a qual se pretende envolver um público de faixas etárias especialmente jovens para a problemática do lixo marinho e para a adoção de comportamentos empenhadamente ecológicos.

A 1 DE JUNHO | FIGUEIRA DA FOZ

CELBI promove limpeza da Praia da Leirosa

Dia 1 de Junho, sábado, a CELBI, em parceria com mais cinco instituições locais, organiza mais uma iniciativa de envolvimento com a comunidade.
Após o sucesso dos anos anteriores, com mais de 200 participantes em 2018, a empresa repete este ano a «5ª Edição da Limpeza da Praia da Leirosa», iniciativa matinal seguida de um almoço convívio na cantina, após o qual estão previstas actividades para graúdos - um «open day» com visita às respectivas instalações fabris - e para os miúdos, por forma assinalar o Dia Mundial da Criança.

DIA 23

Garrett McNamara vai ajudar a limpar o Tejo, alertando para a poluição

Quinta-feira, 23 de maio, o surfista e campeão Garrett McNamara promove uma ação de sensibilização para a poluição no rio Tejo. A iniciativa faz parte da campanha “Clean the Sea for Your Future (Limpem o Mar pelo Vosso Futuro)”, lançada em fevereiro deste ano.

Dia 8 de junho há uma Mega limpeza das praias da invicta com a SEA LIFE Porto

O SEA LIFE Porto está a promover mais uma iniciativa voluntária pela conservação do ambiente e das espécies. Esperam-se 1000 participantes para recolher lixo numa Mega limpeza pelas praias da costa, no Porto.
Desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, os voluntários da Mega limpeza de praia vão percorrer 2,7 quilómetros com sacos onde cabe todo o tipo de lixo que fica perdido nas praias.

Depois de três anos no mar e na terra, um saco biodegradável (afinal) sobrevive

E se afinal os sacos de plástico biodegradáveis não forem assim tão biodegradáveis? Investigadores da Universidade de Plymouth, em Inglaterra, examinaram o processo de decomposição de sacos de quatro tipos de plástico expostos em diferentes ambientes naturais e as conclusões não são animadoras: ao fim de três anos, nenhum se decompôs totalmente em nenhum dos ambientes testados.

ICNF relaciona diminuição de cavalos-marinhos com pesca ilegal

O Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Rogério Rodrigues, referiu na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação que a diminuição de cavalos-marinhos no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, está relacionada com a acção humana, designadamente a pesca ilegal.

Eco-Oil testa InvaSave no Porto de Lisboa

Aproveitando as iniciativas que decorrerão em Lisboa por ocasião do Dia Europeu do Mar, a empresa fará demonstrações da tecnologia inovadora para tratamento das águas de lastro e fará testes gratuitos nos navios que os solicitarem.

CANDIDATURAS ATÉ 7 DE JULHO

Lançada 3.ª edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos

Até 7 de Julho estão abertas as candidaturas para a 3ª edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos, promovido pelo Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, este ano com 150 mil euros destinados a apoiar projectos subordinados ao tema «Invertebrados marinhos. Proteger no mar, o futuro da Terra». Os promotores irão financiar de um a cinco projectos, a partir de 30 mil euros e sem limite máximo por cada um.

APDL repõe areias nas praias a norte e a sul do Castelo do Queijo

A APDL informa que tem vindo a fazer, nas últimas semanas, operações de dragagem de manutenção no canal de entrada do porto de Leixões, cujas areias recolhidas são depositadas nas praias a norte e a sul do Castelo do Queijo, locais estes que foram estudados de forma a potenciar a fixação das areias junto à costa.

Cinco praias e Porto de Recreio de Sines voltam a hastear a Bandeira Azul

Cinco praias do concelho de Sines recebem este ano a Bandeira Azul, galardão também atribuído ao Porto de Recreio de Sines na categoria de marinas, revelou o município de Sines.
Em comunicado, a autarquia adianta que o galardão de qualidade balnear voltou a ser atribuído às praias Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou a atribuição, em 2019, da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidas com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respectivamente.

Nórdicos formalizam primeiro apelo para Tratado internacional contra plásticos no oceano

Os ministros do ambiente da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, reunidos no âmbito do Conselho Nórdico, em Reiquejavique, na Islândia, formalizaram o primeiro apelo para a concretização de um Tratado internacional que promova a remoção do plástico dos oceanos à escala global.

Na declaração conjunta, que foi enviada à União Europeia, G7, G20 e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os ministros também apelam ao Conselho Nórdico para que prepare um estudo sobre que elementos devem ser incluídos num acordo global contra os microplásticos e os resíduos plásticos no ambiente marinho.

40 milhões para o porto comercial e proteção costeira na Figueira da Foz

Os ministros do Mar e do Ambiente, Ana Paula Vitorino e João Pedro Matos Fernandes, respectivamente, anunciaram esta segunda-feira, na Câmara da Figueira da Foz, 40 milhões de euros para a protecção costeira e desenvolvimento do porto comercial local.

Os dois membros do Governo presidiram à assinatura de protocolos que juntam a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autarquia e administração portuária.

ESCLARECIMENTO

Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal

Estão em curso um conjunto de intervenções no âmbito do Projeto de Melhoria da Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, cumprindo integralmente o disposto na autorização emitida pela APA- Agência Portuguesa do Ambiente - recebida na APSS em 13/03/2019.

Estas intervenções contemplam as seguintes ações:
• Preparação do local que servirá de apoio a todas as operações;
• Remoção de um afloramento arenítico, junto ao terminal de contentores;
• Transporte da pedra para a construção da estrutura de contenção do aterro que irá ser realizado na zona adjacente ao Terminal Ro-Ro (...)

Dia Mundial da Vida Selvagem com especial enfoque no mar

Numa tentativa de se comprometerem com os oceanos e com o seu "bem-estar", elementos das Nações Unidasestiveram reunidos para assinalar o dia mundial da vida selvagem, cujo tema, este ano, foi a «Vida abaixo da água: para pessoas e planeta».

SETÚBAL

APSS reúne com Associações de Pesca

A APSS, SA reuniu sexta-feira, dia 1 de Março, com as Associações de Pesca, Sesibal e Setúbal Pesca, no seguimento de reuniões anteriores, no sentido de encontrar uma solução que, assegurando o cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental, salvaguarde os interesses das associações e da comunidade piscatória de Setúbal.

Açores vão ter mais 150 mil Km2 de Áreas Marinhas Protegidas

O Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Waitt assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolver e implementar o Programa «Blue Azores» no prazo de 36 meses. Com este acordo, entre outros objectivos, pretendem-se acrescentar 150 mil Km2 de novas Áreas Marinhas Protegidas (AMP) aos Açores, correspondentes a 15% da sua Zona Económica Excusiva (ZEE).

PROMOVIDO PELA AUTORIDADE MARITIMA NACIONAL.

Exercício de combate à poluição no Porto de Aveiro

Realizou-se no dia 22 de fevereiro um exercício de combate à poluição no Porto de Aveiro, promovido pela Autoridade Marítima Nacional.
O exercício ocorreu após a realização nas instalações do Departamento Marítimo do Norte de uma acção de formação e treino que se estendeu por três dias.

FIGUEIRA DA FOZ

Estudo vai decidir sobre a extracção de areia

Luís Leal, da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), entidade parceira da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Câmara Municipal para a dragagem de três milhões de metros cúbicos de areia no areal urbano, defende que o estudo de impacte ambiental é que vai determinar de onde vai ser extraído o material inerte.

Total: 499