Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


Sines vai lançar estudo de impacte ambiental no Porto de Portimão

Entrevista de José Pedro Soares, membro do Conselho de Administração da APS, ao jornal "Barlavento".

Porto de Setúbal melhora recolha de resíduos na Doca de Recreio das Fontainhas

A APSS vai colocar contentores para recolha de resíduos urbanos junto ao oleão da Doca de Recreio das Fontainhas, de modo a que, no mesmo local, possam ser depositados os diversos tipos de resíduos produzidos pelas embarcações que utilizam a doca, como resíduos domésticos ou equivalentes, óleo usado, filtros de óleo, trapos e latas contaminadas.

Porto de Setúbal monitoriza água do estuário do Sado

A APSS vai, mais uma vez, monitorizar a qualidade da água do estuário do Sado e zona costeira adjacente, incluindo a zona de Setúbal, até à Termitrena, e Sesimbra. As Campanhas de Monitorização do estuário do Sado foram iniciadas no inverno de 2007/2008 e têm uma periodicidade trienal. Têm como objetivo acompanhar a evolução das condições ambientais da água nas zonas suscetíveis de serem afetadas pelas atividades portuárias.

Porto de Setúbal reduz pegada de carbono

O Porto de Setúbal reduz a sua pegada de carbono e disponibiliza, em direto, a contribuição das suas centrais fotovoltaicas. Na sequência da duplicação da potência instalada do seu parque de produção de energia elétrica, a APSS instalou um sistema que permite a monotorização e gestão de todas as suas instalações.

Sistema de Gestão Ambiental da APSS auditado com sucesso

Foi concluída com êxito a Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA segundo o referencial NP EN ISO 14001:2004, uma ação inserida no 2º ciclo de auditorias anuais levadas a cabo pela Lloyds Register Quality Assurance desde a obtenção do primeiro certificado do Ambiente da APSS, em 2011.

A Baía de Setúbal integra, desde 2002, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo

A Baía de Setúbal, situada ao Sul de Lisboa, corresponde ao estuário do rio Sado. Este estuário encostado aos contrafortes da Serra da Arrábida está separado do Oceano Atlântico pela península de Tróia ; 23 000 ha foram classificados reserva natural. Recorde-se que Setúbal foi a anfitriã do 5º Congresso Mundial do “Clube das Mais Belas Baías do Mundo” que decorru em Maio de 2009, na Estalagem do Sado, e onde foi discutida a promoção e preservação de alguns dos mais belos locais no planeta.

Rio Tejo poderá ficar com menos água em Portugal

O caudal do rio pode em Lisboa pode ficar bem mais pequeno por causa do acordo feito em Espanha entre Madrid e as regiões autónomas de Valencia e Murcia.

Quercus alerta para riscos do «mau estado de conservação» das áreas costeiras

A associação ambientalista Quercus partilha das preocupações resultantes do relatório da Agência Europeia do Ambiente de que as áreas costeiras europeias encontram-se em "mau estado de conservação". Citando o relatório, a Quercus salienta que é nas áreas costeiras que se concentram as áreas mais decisivas para o desempenho da economia, pelo que este é um relatório que deve ter a maior atenção dos decisores políticos.

Quer ajudar a tirar o lixo dos oceanos? A Comissão Europeia espera pelas suas sugestões

Como se sentiria se soubesse que aquele saco de plástico que deixou na praia há uns anos estava agora no seu prato do almoço? É um risco que todos corremos: ingerir pequenas partículas de plástico resultantes de todas as más práticas ambientais em todo o mundo. Ciente deste flagelo, a Comissão Europeia está a apelar à participação de todos para encontrar soluções para o problema.

COSTA NOVA

Cordão dunar reforçado com cerca de 1.200 toneladas de areia

Centenas de camiões vão percorrer a estrada entre o porto de Aveiro e Mira, transportando cerca de 1.200 toneladas de areia para reforçar o cordão dunar a sul da Costa Nova, anuncia a Câmara de Ílhavo.

AUSTRÁLIA

Indústria mineira controla a Grande Barreira de Coral

O ministro do Ambiente australiano, Greg Hunt, ordenou uma investigação depois do canal de televisão ABC ter revelado que o organismo responsável pela proteção da Grande Barreira de Coral tem membros ligados à indústria mineira.

Activistas lutam contra extinção de botos no Mar Báltico

A população do cetáceo que vive nas águas gélidas do norte europeu caiu 60% nos últimos anos. Ambientalistas exigem que as autoridades proíbam os pescadores de usar redes, que constituem armadilha fatal para os botos.

25 DE NOVEMBRO

WavEC, Offshore Renewables, realiza o seu seminário anual

O WavEC, Offshore Renewables, realiza o seu seminário anual no dia 25 de Novembro, no Museu da Electricidade, em Lisboa. No dia seguinte será organizado com a Embaixada da Holanda um encontro dedicado à exploração das oportunidades de cooperação entre entidades portuguesas e holandesas no sector das energias renováveis marinhas.

POLAMPORTOS 03

Esta terça-feira, no Porto de Aveiro

A Direcção-Geral da Autoridade Marítima, através da Direção do Combate à Poluição do Mar, participa, esta terça-feira, dia 29 de Outubro, na POLAMPORTOS 03 - uma reunião de coordenação com as principais Administrações Portuárias do Continente -, que se realiza nas instalações da Administração do Porto de Aveiro (APA).

Acção de limpeza na Doca de Pesca em Setúbal pretendeu sensibilizar cidadãos

A Doca de Pesca do Porto de Setúbal foi alvo de uma operação de limpeza, no dia 20 de Outubro, numa ação de voluntariado enquadrada no Projeto 02 do “Arte em Toda a Parte” da Immochan, em parceria com o “Grace” e a “aMar”, e apoio da APSS, CMS. O evento recebeu ainda a participação de um representante da Bivalmar – Pesca de Bivalves, CRL e da Setúbal Pesca – Associação Pesca Artesanal.

AFIANÇA ESPECIALISTA:

Portugal vai perder 100 metros de costa, subindo o risco das «grandes inundações»

A costa portuguesa representa um dos maiores desafios colocados à União Europeia, na proteção do meio ambiente face às alterações climáticas. Em alguns pontos do litoral português, o avanço do mar pode mesmo roubar 100 metros à costa, se nada for feito para abrandar os efeitos da erosão costeira. Especialista coloca maioria da costa em risco elevado e muito elevado.

23 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA

Aquecimento global vai afectar estuários e rias

O aquecimento global e a subida do nível do mar terão efeitos devastadores nos estuários e rias portugueses provocando a redução da produção agrícola, alertam especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8ºC este século e o nível do mar poderá subir até 82 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, segundo o quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.

ESTA SEXTA-FEIRA, EM PORTIMÃO

Julieta regressa ao habitat natural com apoio da Marinha

A Lancha de Fiscalização Rápida Argos colabora hoje, 11 de outubro, na devolução de uma tartaruga marinha da espécie Caretta caretta ao seu meio natural após dois anos e meio longe de “casa”. A “Julieta”, assim se chama, será libertada ao largo de Portimão, após ter estado em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

VOLUNTÁRIOS LIMPAM PRAIA DOS COELHOS, EM SETÚBAL

Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono

Uma ação de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, realizou-se no último sábado de manhã, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal”, organizada pela Câmara de Setúbal e pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental. Ao todo, vinte voluntários retiraram da praia e zonas envolventes uma tonelada de lixo. O balanço é, segundo a organização, “muito positivo”.

Medusas pararam central nuclear na Suécia

Uma praga de medusas obrigou à paragem de uma das maiores centrais nucleares do mundo - na Suécia. Os operadores da central nuclear de Oskarshamn, no Sudeste do país, tiveram de parar o reactor número três depois de toneladas de medusas-da-lua (Aurelia aurita) terem entupido os tubos que transportam água fria até às turbinas da central, para arrefecer os reactores.

1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17