Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


HOJE, 15 DE SETEMBRO, NA MADEIRA

«Energias Renováveis Offshore e o Seu Potencial nas Regiões Ultra-Periféricas»

O Centro de Energia das Ondas – WavEC, promove o seu evento anual, com o apoio da AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, hoje, 15 de Setembro de 2011, no Enotel Lido - Conference Resort & Spa, na Madeira. Tendo por tema as Energias renováveis offshore e outras potencialidades do mar nas regiões ultra-perféricas, este Seminário tem por objectivo focar projectos nacionais e estrangeiros, na área offshore, e apresenta ainda a utilização económica do mar com ênfase nas regiões Ultra-Periféricas.
 

NAZARÉ

Mergulhadores retiram 80kg de lixo do mar

Foram mais de trinta os mergulhadores que participaram na iniciativa “Fundo Limpo”. Esta acção, promovida pela autarquia e pelo Clube Naval da Nazaré, teve como objectivo a limpeza do fundo do mar daquela zona, onde foram recolhidos cerca de 80 quilos de lixo.

PB150 POWERBUOY

A energia que vem das ondas do mar

Desenvolvido pela Ocean Power Technologies (OPT), o PB150 constitui-se como uma alternativa pioneira na geração de energia através das ondas. Actualmente, há PB150 na Escócia, no Havai e no Oregon.

Reino Unido quer ter 127 reservas naturais marinhas

Uma lista com as 127 zonas marinhas mais importantes para a biodiversidade britânica foi ontem revelada. As propostas para conservar 37 mil quilómetros quadrados terão ainda de ser aprovadas para se tornarem reservas naturais de importância nacional.
Entre as zonas consideradas cruciais para a Natureza em águas britânicas, e que terão níveis de protecção diferentes, estão pequenas faixas costeiras mas também uma extensão “gigante” de mar com 5800 quilómetros quadrados. Estuários, recifes de coral, bancos de areia e sítios remotos fazem parte da lista das Zonas de Conservação Marinha (MCZ, sigla em inglês).

Estudo LABCARGA alerta para erosão costeira na Galiza

“Estudo da Erosão Costeira na Costa da Galícia”, elaborado pelo Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), alerta para os níveis de erosão detectados e insta a uma maior ponderação da força do mar na planificação urbanística para evitar problemas futuros.

BANDEIRA AZUL 2011

Accões ambientais em São Jacinto, este domingo

No âmbito do Programa Bandeira Azul 2011, este domingo, 11 de Setembro, entre as 10.00 e as 13.00 horas, vão decorrer várias acções de carácter ambiental na Praia de São Jacinto.
 

EQUIPA QUER TRANSFORMAR INVENÇÃO NUM PRODUTO COMERCIALIZÁVEL

Baleia corcunda inspira biólogos portugueses a inventar forma de pesca

Vendo no YouTube o vídeo sobre a forma como pescam as baleias-corcundas, dá para perceber por que é que Cláudia Correia, Tiago Almeida e Mariana Duarte tiveram o "clique". O momento eureka dos jovens biólogos aconteceu em 2007, a ver televisão. Na altura, ainda eram finalistas de Biologia Marinha e Biotecnologia na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) em Peniche, e tinham de apresentar um projecto de final de curso na vertente aquacultura e pescas.

Golfinhos aprendem a pescar com conchas

Pesquisadores acreditam que um inovador método de pesca com conchas pode estar a espalhar-se entre a população de golfinhos de Shark Bay, no Oeste da Austrália. Os cientistas fotografaram golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops aduncus) a segurar conchas com o bico e a sacudi-las no ar fazendo com que a água saísse de dentro delas, assim como os peixes que estavam lá escondidos.

CENSO DA VIDA MARINHA

Dez anos vasculhando os mares

Cientistas ligados ao Censo da Vida Marinha passaram dez anos vasculhando os mares em busca de respostas, explorando as suas águas salgadas desde as zonas mais superficiais até as profundezas das fossas abissais, e desde os pólos até ao Equador. Descobriram que cada gota em cada canto do oceano está repleta de vida.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Quanto plástico é ingerido pelos peixes?

A grande quantidade de plástico colocada no mercado, todos os anos, está a contaminar os nossos oceanos. Um estudo realizado por especialistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, estimou que só no Pacífico Norte são ingeridas pelos peixes entre 12 mil a 24 mil toneladas deste material.
Os oceanos têm-se tornado ao longo dos anos uma grande lixeira dos nossos resíduos. Cerca de 7 milhões de toneladas de plástico têm como fim as grandes massas de água do planeta.

Plano de recuperação de peixes migradores do rio Douro

O "Plano de recuperação de peixes migradores do rio Douro" teve como objectivo principal a caracterização do estado das populações de migradores, a identificação de espécies prioritárias e, a determinação de medidas de recuperação eficazes, de maneira a promover o regresso destas espécies e a manutenção de populações auto‑sustentáveis. Vários sub-projectos surgiram na sequência da execução do trabalho.

Águas territoriais das Bahamas declaradas Santuário de Tubarões

A captura de tubarões bem como a venda, importação e exportação de produtos com origem em Tubarões foram proibidos em resposta ao apelo dos ambientalistas que no ano passado solicitaram um aumento de grau de protecção dos tubarões da região perante o anúncio de uma empresa local da intenção de começar a exportar carne de tubarão para Hong Kong.

Oceana identifica mais de 100 espécies marinhas na montanha submarina de Gorringe (Portugal)

A Oceana identificou mais de 100 espécies marinhas diferentes na montanha submarina de Gorringe, depois de levar a cabo uma expedição científica no Atlântico português ao longo destas últimas semanas com o apoio da Foundation for the Third Millenium. Além de importantes bosques de kelps, a organização internacional de conservação marinha documentou campos de esponjas de profundidade, bosques de coral negro, extensos leitos de ostras, e mais de 100 espécies diferentes entre as quais se encontram golfinhos pintados e baleias como o rorqual, pennatularias, bruxas e peixes como o olho-de-vidro, apara-lápis, moreias e safios.

Nações Unidas querem estudar ruído que a humanidade faz no mar

A humanidade está a emitir cada vez mais ruído no oceano, e as Nações Unidas querem agora perceber que impacto é que esse barulho está a ter na vida marinha. Para isso, vão lançar um projecto de investigação que durará uma década e será apresentado numa conferência no final de Agosto.

INAG

Menos amostras de água imprópria para banhos em 2011

Nos primeiros seis meses deste ano, as análises feitas à água das praias tiveram melhores resultados do que no mesmo período do ano passado, disse à Lusa fonte do Instituto da Água (INAG). "Até 13 de Julho de 2011 houve menos amostras classificadas como 'Água imprópria para banhos' do que em 2010, até 13 de Julho de 2010", explicitou o chefe de Divisão de Qualidade da Água do Departamento Monitorização e Sistemas de Informação do Domínio Histórico do INAG.

PLANETSOLAR

Primeiro navio a energia solar a atravessar o mar da China

Um navio movido a energia solar (PlanetSolar) chegou esta segunda-feira a Hong Kong, depois de seis dias de árdua navegação devido às condições meteorológicas nas Filipinas, tornando-se na primeira embarcação deste tipo a atravessar o mar da China.
No trajecto de mil quilómetros, que separam as Filipinas de Hong Kong, o navio passou por condições "muito delicadas, entre a monção e as tempestades tropicais", referiu a tripulação suíça que realizou a iniciativa.

 

Transporte marítimo britânico não quer entrar no comércio de emissões europeu

O sector do transporte marítimo britânico rejeitou firmemente entrar no comércio de emissões europeu, para reduzir os poluentes na atmosfera. “O sistema de comércio de emissões da União Europeia não vai funcionar para o transporte marítimo”, disse ao jornal “The Guardian” Mark Brownrigg, director-geral da Câmara britânica para o transporte marítimo. “Não se adequa. Não é um sistema global, e a navegação é.”
No entender de Brownrigg, se os navios vierem a ser incluídos no comércio de emissões, como a Comissão Europeia pretende, então as embarcações vão começar a abastecer-se de combustível em portos não europeus.

Sector eólico acredita que metade da electricidade na UE virá do vento em 2050

Em 2050, a energia do vento poderá satisfazer metade das necessidades de electricidade da União Europeia (UE), defende um relatório da Associação Europeia de Energia Eólica.
Actualmente, as eólicas são responsáveis por 5,3 por cento do consumo de electricidade na UE. Segundo o relatório “Pure Power”, da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA, sigla em inglês), essa percentagem poderá chegar a entre 15,4 e 18,4 por cento em 2020. As estimativas da própria Comissão Europeia para esse ano são ligeiramente mais baixas, ficando-se apenas pelos 14,2 por cento do consumo total.

Águas territoriais das Bahamas declaradas Santuário de Tubarões

A captura de tubarões bem como a venda, importação e exportação de produtos com origem em Tubarões foram proibidos em resposta ao apelo dos ambientalistas que no ano passado solicitaram um aumento de grau de protecção dos tubarões da região perante o anúncio de uma empresa local da intenção de começar a exportar carne de tubarão para Hong Kong.

Impacto biológico da queda de contentores ao mar

Em Março passado, uma equipa de investigadores do MBARI and the Monterey Bay National Marine Sanctuary (MBNMS) utilizou um robot submarino para estudar o impacto biológico da queda de um contentor ao mar, a 20 quilómetros da costa da Baía de Monterey.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17