Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


PORTO SANTO

Limpeza no Ilhéu da Cal

A Câmara Municipal do Porto Santo e a empresa municipal Porto Santo Verde realizaram, sábado, uma acção de limpeza de algumas zonas costeiras, integrada nas comemoraçôs do Dia Mundial da Conservação da Natureza, iniciativa que contou com a participação de diversas entidades e com cerca de 25 pessoas.
Foi efectuada uma limpeza de zonas costeiras por mar.

Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo

A particularidade ecológica da área costeira da Ilha do Porto Santo, complementada pela presença de ilhéus rochosos, com particular relevância do ponto de vista da biodiversidade, assim como, o uso desta área de uma forma sustentada levou à criação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo.

DESTINADA À «PORTOS DOS AÇORES»

Empresa aveirense pioneira na construção de tremonha ecológica

Equipamento, de quase um milhão de euros, foi construído pela "Correcta Construções", que tem contado com o apoio do deputado Basílio Horta na sua internacionalização. O equipamento, adjudicado pelos Portos dos Açores à “Correcta”, demorou sete meses a ser criado, representando um investimento de quase um milhão de euros (956 mil).
Com uma capacidade de 45 metros cúbicos, a tremonha seguirá, agora, para a ilha de S. Miguel, nos Açores, num barco (com mais de uma centena de metros) especialmente fretado para o efeito.

HÁ MAIS DE 3 MILHÕES DE NAVIOS NO FUNDO DOS OCEANOS

Conheça os mais famosos restos de navios pelo mundo

A ONU estima a existência de mais de três milhões de navios naufragados no fundo dos oceanos. No entanto, também não é incomum encontrar restos de naufrágios em diversas praias desertas e recifes de corais ao redor do planeta. Veja a lista reunida pelo site The World Geography.

Palestra «Estuário do rio Minho: Guerra e Paz na Era Ecológica»

A palestra "Estuário do rio Minho: Guerra e Paz na Era Ecológica" realiza-se a 26 de Julho, às 21h00, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, no âmbito da exposição "Estuários: Berçários da Biodiversidade – Norte de Portugal e Galiza".

Reserva Natural do estuário do Sado aceita sugestões para nome de cria de roaz

Nasceu há poucos dias mais uma cria de roaz, no Sado. O golfinho, cujo sexo ainda não se conhece, também ainda não tem nome. E é esse o desafio que a Reserva Natural do estuário do Sado quer lançar à população. Aceitam-se sugestões para o nome da cria.

Criado grupo de trabalho para Baixo Vouga Lagunar

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, ordenou a criação de um grupo de trabalho para “estudar com rapidez e profundidade” a situação do Baixo Vouga Lagunar. O anúncio foi feito na sequência de uma reunião com deputados do PSD e do CDS eleitos por Aveiro.

Comissão Europeia quer acabar com pesca de arrasto

A Comissão Europeia quer reforçar o sistema de licenças de pesca de profundidade, com o objetivo de eliminar as práticas de arrasto pelo fundo e as redes de emalhar fundeadas, o que poderá afetar os Açores e Madeira, noticia a agência Lusa. A proposta de Bruxelas prevê ainda financiamento para os ajustamentos necessários às novas práticas, que afetarão maioritária e diretamente navios franceses, espanhóis e portugueses.

PORTO DE SETÚBAL

Primeiro porto português com estatuto ECOPORT

A European Sea Port Organization (ESPO), via EcoPorts Foundation, reconheceu a excelência da qualidade ambiental na Baía de Setúbal, passando o Porto de Setúbal a integrar a rede europeia de “ECOPORTS”, após criteriosa análise que compara e distingue as melhores práticas ambientais em zonas portuárias.

Especialistas criticam novo plano para o litoral

Ao cabo de dois anos de intervenções praticamente paradas no litoral, devido sobretudo a constrangimentos financeiros, alguns especialistas nacionais consideram que a aprovação de uma linha orientadora do Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral 2012-2015 é positiva, «seja ela qual for». Apresentado no fim de Maio. o documento, que revê o Plano de Acção do Litoral 2007-2013, contempla um total de 303 acções, das quais 55 (18 por cento) são de prioridade máxima.

Ruivaco está salvo e de boa saúde!

Ainda é cedo para dizer que o ruivaco já não está ameaçado. Mas, pelo menos, um ano depois da reintrodução deste peixe no rio Alcabrichel, há garantia de que o futuro está praticamente garantido. Agora há espécies em cativeiro, para além de que tem havido trabalho de recuperação das margens do rio. O ruivaco habita este rio no oeste - concelho de Torres Vedras - há 5 milhões de anos. E por causa da poluição dos últimos anos foi necessária uma operação de repovoamento.

HOJE, 12 DE JULHO

Serralves debate o tema «Oceanos»

Integrado no ciclo «Serralves e a Conferência Rio+20 – Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável», decorre hoje, 12 de Julho, um debate sobre o tema dos Oceanos, contando com intervenções de Luís Valente de Oliveira, Rui Azevedo e António Sarmento, e a moderação de Ana Teresa Lehmann.

FUNCHAL

Exercício de combate à poluição no mar

Durante a manhä de dia 4, a Capitania do Porto do Funchal realizou umexercício de combate à poluiçäo do mar por hidrocarbonetos, junto ao cais sul do porto do Funchal. Tratou-se de um exercício de familiarização dos operadores realizado em colaboração com a Administração dos Portosda Madeira, APRAM SA, treinando o estabelecimento do 3.º grau de prontidão para combater um acidente de poluição do mar em espaço portuário, conforme previsto no plano “Mar Limpo”.

PARA IPHONE E ANDROID

Bandeira Azul lança aplicação com praias galardoadas

O Programa Bandeira Azul lançou a primeira aplicação mobile para iPhone e Android que dá a conhecer todas as praias e marinas galardoadas com Bandeira Azul em Portugal. O programa tem como objectivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para protecção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções que levem à resolução dos problemas aí existentes.
A aplicação Bandeira Azul não tem qualquer custo e foi desenvolvida com apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Guarapari, a cidade que ganha com os naufrágios

Guarapari está localizada ao sul de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo (Brasil), fazendo parte integrante de sua região metropolitana. É caracterizada por um belíssimo litoral, banhado por águas claras, e propícias ao mergulho e à pesca. O "Victory 8B" não é o único navio que virou atracção para os mergulhadores, na região.

Greenpeace trava um dos maiores pesqueiros do mundo em porto holandês

Activistas da organização ecologista Greenpeace impediram quinta-feira, dia 28, a saída de um dos maiores navios pesqueiros do mundo de um porto holandês em direcção à Austrália, suspendendo-se do navio e colocando correntes em redor das hélices.
O FV Margiris, que deveria ter partido para pescar a Sul da ilha da Tasmânia, foi bloqueado por uma equipa da organização ecologista internacional no porto holandês de Ijmuiden, segundo a Greenpeace.

AÇORES

Potencial marinho deve ser gerido com consensos

Os Açores têm 44 áreas marinhas protegidas, que permitem actividades economicamente proveitosas e novas valências marítimo-turisticas, afirmou Frederico Cardigos, direCtor regional dos Assuntos do Mar, defendendo a importância de consensos nesta matéria.
"Desde o Corvo até Santa Maria, têm nascido indicações de que as áreas marinhas protegidas podem ser a resposta para alguns dos conflitos latentes e os resultados são extraordinariamente interessantes", frisou Frederigo Cardigos, acrescentando que o Governo Regional não quer que estas áreas marinhas sejam um ponto de discórdia, mas que gerem "consensos" num processo participativo.

MADEIRA

Livro fala sobre franca recuperação de lobos-marinhos

Os lobos-marinhos da Madeira, região onde a colónia destes animais está “em franca recuperação”, são os protagonistas de um novo livro assinado pela bióloga Rosa Pires destinado a divulgar a espécie e a ensinar como interagir com ela.

Porto de Vigo impulsiona uso de gás natural como combustível marítimo

O presidente da Autoridade Portuária de Vigo, Ignacio Lopez-Chaves, e o director-geral da Gás Natural Serviços, Josep Codorniu, assinaram um acordo pioneiro na União Europeia, para analisar a introdução de gás natural como combustível para todo o tipo de barcos com o objectivo de reduzir o impacto ambiental do transporte marítimo.

CONFERÊNCIA HOJE, 25 DE JUNHO, NO OCEANÁRIO DE LISBOA

«Urbanismo Azul – perspectivas únicas sobre a cidade à beira-mar»

A iniciativa Construção Sustentável e o Oceanário de Lisboa promovem, a 25 de Junho, pelas 18h00, a conferência “Urbanismo Azul”, integrada no ciclo de conferências Human Habitat, uma série de seis encontros com especialistas internacionais em que o urbanismo e a sustentabilidade merecem especial destaque. O acesso é livre mediante pré-inscrição.

Total: 382
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20