Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Dar nova vida ao plástico

Em Roterdão constroem-se parques flutuantes com material reciclado

Todos os dias chegam toneladas de plástico aos oceanos. Mas há quem tenha decidido remar contra esta maré. Em Roterdão, este material tem sido reciclado para dar lugar a algo inesperado: um parque urbano flutuante. E já há imagens do primeiro protótipo.

Em vez de deixar chegar o plástico aos oceanos, a Fundação Recycled Island e 25 parceiros criaram o “Recycled Park”, um espaço público composto por várias plataformas flutuantes construídas a partir de resíduos de plástico reciclado. A equipa colocou “armadilhas” ao longo do rio Meuse, responsáveis por recolher o lixo, que depois é transformado em plataformas.

Praia Mais Limpa Com

O “Praia Mais Limpa com…”, coordenado pelo Programa Bandeira Azul, destina-se a empresas ou associações que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. Desta forma, aliamos as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social e incentivamos a partilha de conhecimento e de boas práticas.

Don Walsh:

Com a subida das águas do mar, «teremos nações inteiras a ter de ir embora»

Já 12 pessoas caminharam na Lua, mas só quatro foram ao ponto mais fundo do mar. Os dois primeiros a lá chegar foram Don Walsh e Jacques Piccard, em 1960 — e só deixaram de ser os únicos em 2012, quando o realizador James Cameron se decidiu aventurar nas profundezas pouco exploradas. E, para quem conhece bem os oceanos, é impossível não notar o rasto ruinoso das alterações climáticas.

Os Suspeitos do Costume

A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. Durante essas ações foi notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

ABAE

Do Rio ao Mar sem Lixo | Concurso de Boas Práticas

O concurso Boas Práticas 2019 , promovido pelo Programa Bandeira Azul, é dirigido aos concessionários de praia e procura reconhecer as melhores práticas desenvolvidas, nomeadamente aquelas que visem diminuir o consumo de plástico descartável.
Com este concurso pretendemos sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar promovendo práticas que apresentem soluções para este problema.
 

Quarta-feira é dia de mais uma conversa sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro

Esta quarta-feira, 17 de julho, às 18h00, acontece mais uma conversa dedicada à biodiversidade da ria de Aveiro. O evento insere-se num ciclo de conversas abertas à comunidade e conta com a presença de diversos especialistas, nomeadamente Rosa Pinho, Marta Lopes e Ana Sousa, da Universidade de Aveiro, e Fernando Leão, da Quercus Aveiro.

A 13 DE JULHO, NA FIGUEIRA DA FOZ

«Futuro Sustentável» promove limpeza de praia

Henrique Pinho e Beatriz Oliveira, alunos da Escola Dr. Joaquim de Carvalho, em parceria com o Laboratório MAREFOZ, Município da Figueira e Juventude Cruz Vermelha, organizam uma acção de limpeza de praia, em semelhança à realizada dia 25 de maio passado, inserida novamente no projecto «Futuro Sustentável».
A iniciativa acontece dia 13 de julho, por volta das 10h00, com concentração junto à Torre do Relógio.

DGRM PARTICIPA NA 74ª SESSÃO DO COMITÉ DE PROTECÇÃO DO AMBIENTE MARINHO

A DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participou na 74ª Sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho (MEPC 74), que decorreu na sede da IMO (Organização Marítima Internacional) em Londres.

O objectivo desta Sessão foi deliberar e tomar decisões que contribuam para a prevenção da poluição pelos navios e, consequentemente, para a protecção do Meio Ambiente.

O derrame de petróleo mais longo da história pode ser mil vezes pior do que se imaginava

Segundo um novo estudo, são derramados ao largo do estado norte-americano do Lousiana entre 1500 a 17 mil litros de petróleo por dia.

Em 2004, uma plataforma de petróleo da companhia Taylor Energy ficou danificada quando o furacão Ivan atingiu o Golfo do México. Contas levadas a cabo por cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica norte-americana e da Universidade da Florida, nos EUA, elevam entre 100 a 1000 vezes da dimensão estimativa oficial da companhia. Na altura do desastre, a empresa afirmava que estavam a chegar ao oceano menos de 11 litros de petróleo por dia. Agora, acredita-se que, desde então, estão a ser derramados diariamente entre 1500 a 17 mil litros de petróleo.

Movimento Ajude a Limpar a Praia

O Movimento Ajude a Limpar a Praia! Por Favor Recolha o Lixo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como objectivo a sensibilização para a protecção das praias, organizando trabalho voluntário relacionado com a limpeza de Praias e apostando na educação ambiental como forma de sensibilização.
Nesse sentido, este movimento faz apresentações em Escolas, organiza Limpezas de Praias e ajuda na realização de iniciativas coletivas, “Team Building” para empresas.

MINISTRA DO MAR E MINISTRO DO AMBIENTE E DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA VISITAM INTERVENÇÕES DE PROTEÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO LITORAL ALGARVIO

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, visitam esta sexta-feira, dia 21 de junho, as intervenções que visam a protecção e a requalificação do litoral algarvio, na Ria de Alvor e na Culatra. O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, estarão igualmente presentes.

GARANTIA DA MINISTRA DO MAR

Governo vai investir 38 milhões de euros no Porto da Figueira da Foz

O Governo vai investir 38 milhões de euros na melhoria das acessibilidades marítimas, infraestruturas e na segurança e operacionalidade na entrada do Porto da Figueira da Foz, sendo 19,4 ME destinados a uma intervenção que "permitirá a remoção de três milhões de metros cúbicos de dragados da zona a norte do molhe norte do porto", que irão "alimentar os troços costeiros da zona sul", revelou a Ministra do Mar, este sábado.
Os trabalhos começam em 2020, ao abrigo de numa parceria entre a Administração do Porto da Figueira da Foz, a APA e a Câmara da Figueira da Foz.

MINISTRO DO AMBIENTE

Governo estuda solução «bypass» para repor areais a sul do rio Mondego

O Governo está a estudar a possibilidade de a reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente, disse este sábado o Ministro do Ambiente.
Conhecida como "bypass", esta é "uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada" antes de se avançar para a sua eventual aplicação, garantiu João Pedro Matos Fernandes, no final de uma visita aos trabalhos de reforço dunar na praia da Cova Gala.

INTERVENÇÃO DE REFORÇO DUNAR NA COVA GALA

Ministra do Mar e Ministro do Ambiente este sábado na Figueira da Foz

A Ministra do Mar e o Ministro do Ambiente cumprem, este sábado, jornada de trabalho na Figueira da Foz.
Uma visita ao local onde se procedeu à intervenção de reforço dunar, seguida da apresentação dos projectos de mitigação dos riscos de erosão costeira, cheias e inundações, preenchem o programa da deslocação, à Figueira da Foz, de Ana Paula Vitorino e João Pedro Matos Fernandes.

DE 12 DE JUNHO A 17 DE JULHO

Conversas sobre a Biodiversidade da Ria de Aveiro

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus e a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro promovem um ciclo de conversas dedicadas à biodiversidade da Ria de Aveiro.

Em junho e julho, a biodiversidade desta importante zona húmida será tema de destaque quinzenal no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro. Serão vários os temas que serão trazidos à conversa: ecossistema lagunar e Rede Natura 2000, o valor da biodiversidade, invertebrados, mamíferos, aves, flora e espécies que ameaçam a biodiversidade serão alguns dos temas que estarão em cima da mesa.

QUALIDADE DO AR | PORTO DE AVEIRO ALINHADO COM AS NAÇÕES UNIDAS

Aposta na divisa «Monitorizar para Minimizar»

Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, o Porto de Aveiro anuncia um conjunto adicional de acções que permitam caracterizar com maior detalhe as fontes emissoras de partículas para a atmosfera, sobretudo as fontes com origem na atividade portuária, de modo a permitir agir no sentido da sua minimização.

Este conjunto de medidas insere-se na prática implementada na empresa desde maio de 2016, e que consiste na monitorização em contínuo da qualidade do ar na Gafanha da Nazaré, através de uma estação móvel localizada na Escola Básica 2,3 da cidade.

Portos dos EUA: subida do nível das águas pode custar até 69 mil milhões

Investigadores da Universidade de Rhode Island concluíram que os 100 principais portos dos Estados Unidos da América podem precisar de investir entre cerca de 50 mil milhões de euros e 69 mil milhões de euros para lidar com a possível subida do nível médio das águas do mar em dois metros.

ESTE SÁBADO

Dia Mundial dos Oceanos assinalado no Porto com limpeza de 2,7 km de praias

O Porto promove, este sábado, uma megaoperação de limpeza de praias, celebrando dessa forma o Dia Mundial dos Oceanos. A acção é aberta a todos os voluntários que se inscrevam, inclusive crianças.

Com início na Praia do Molhe, às 10 horas, a iniciativa é promovida pela Águas do Porto e o Sealife e tem como grande objetivo assinalar a efeméride através da sensibilização para a preservação dos oceanos e das zonas costeiras, chamando a atenção para a quantidade de lixo que todos os dias chega às praias trazida pelo mar.
 

FIGUEIRA DA FOZ

APFF reúne com SOS Cabedelo

O Conselho de Administração da APFF reuniu, esta quinta-feira, 6 de Junho, com a direcção da SOS Cabedelo. No encontro, considerado profícuo por ambas as partes, foram abordadas questões relativas à protecção costeira, tendo sido reiterado o compromisso de um trabalho conjunto.
A SOS Cabedelo fez-se representar pelo campeão nacional de longboard Eurico Gonçalves e pelo arquitecto e surfista amador Miguel Figueira, ambos fundadores da associação.
 

Porto de Lisboa geriu sete mil toneladas de resíduos em 2018

O Porto de Lisboa divulga o balanço dos resíduos que geriu em 2018, quase sete mil toneladas, englobando a gestão de resíduos de navios e a limpeza urbana.
O Porto de Lisboa é responsável pela gestão dos resíduos produzidos pelos navios, garantindo o seu encaminhamento até destino final adequado, por operadores devidamente autorizados. Ao cais ou ao largo, são disponibilizados os meios portuários necessários para receção de resíduos, de modo a reduzir as descargas ilegais de resíduos no mar e incentivar a maximização da reciclagem.

Total: 499