Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
FUNCHAL
Apitos dos navios de cruzeiro fazem concerto inédito
A baía do Funchal vai ser palco de um concerto inédito dia 31 de dezembro, pelas 19h15, com os apitos dos navios de cruzeiro a serem os instrumentos do "2012 Last Sunset Symphony", do compositor Francisco Loreto.
A ideia surgiu em conversas de amigos no Facebook, ganhou contornos e entusiasmos, mas o cumprimento dos Queen´s - Queen Victoria e Queen Elizabeth, que no início de novembro estiveram juntos no Funchal e se despediram em grande profusão sonora - foi determinante.
Os apitos dos dois navios fizeram parar a baixa do Funchal, mas para Francisco Loreto não foram apenas cumprimentos, foram uma forma de demonstrar as condições acústicas da baía e de perceber que se os sons fossem coordenados, poderiam ser música.
E assim, este clarinetista da Orquestra Clássica da Madeira e professor do Conservatório/Escola das Artes da Madeira nas disciplinas de Composição e Acústica "meteu mãos" à obra. Primeiro, contatou a Direção Regional de Turismo e a Adminsitração dos Portos da Madeira, APRAM, depois, os agentes de navegação e os comandantes dos navios que estarão às 19h00, no dia 31 de dezembro, no Porto do Funchal.
"O que me deixa mais satisfeito é ver como todos estão a colaborar, a pronta adesão a esta ideia, a união de vontades para fazer algo entusiasmante, mas praticamente, sem custos", diz este compositor de 38 anos, já premiado com o Awards 2008, com a obra "Sonotas" para tuba e piano.
Fundamental era convencer os comandantes dos navios que numa primeira fase, estranharam a proposta, contudo, rapidamente convenceram-se e por exemplo, o comandante do Boudicca disse que participa, porque "acredita que os apitos do seu navio são os mais belos dos sete mares."
Na partitura escrita por Francisco Loreto para este "2012 Last Sunset Symphony" a entrada dos navios será por esta ordem: Aida Sol, Aida Bella, Boudicca, Thomson Majesty, Azura, Queen Victoria, Lobo Marinho, o ferry que assegura as ligações entre a Madeira e o Porto Santo e o rebocador da Administração dos Portos da Madeira, Cte Passos Gouveia.
Segundo Francisco Loreto, o concerto deverá durar oito minutos e dois segundos, e no final, o rebocador Cte Passos Gouveia irá lançar jactos de água, saudando os turistas e tripulações dos navios que visitam a Madeira nesta passagem do ano.
O concerto vai ser transmitido em directo pela RTP-Madeira e a gravação deverá correr mundo, não só através dos meios de comunicação social, mas sobretudo, pelo YouTube e redes sociais.
TEJO VIGNETTE - GALERIA DE 120 FOTOS
Artigos relacionados: