Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MINISTRO DA ECONOMIA:
Governo vai usar «todos os meios» para desbloquear greve dos portos
Álvaro Santos Pereira mostrou-se esta quarta-feira preocupado com o prolongamento da greve dos estivadores, e sublinhou a necessidade de desbloquear a situação.
“É fundamental desbloquear esta situação. Os prejuízos para a economia nacional são bastante avultados”, disse o ministro da Economia à margem de uma conferência sobre a crise europeia. “O governo entende que todos os meios devem ser usados para desbloquear esta situação”.
Álvaro Santos Pereira confirmou aos jornalistas que o governo vai aumentar, em uma hora, o tempo extra necessário nos portos e Lisboa e Setúbal para assegurar que as exportações de mercadorias para o estrangeiro são despachadas.
“Os serviços mínimos foram prolongados para o pré-aviso de greve que foi feito”, confirmou Santos Pereira.
Quanto à possibilidade de existirem despedimentos de alguns trabalhadores, devido à greve, o ministro da Economia garantiu que “é uma decisão dos operadores”. “Mas é muito claro que estas greves estão a afectar alguns portos de forma muito acentuada. Se há menos movimentação de carga, é natural que alguma coisa terá de ser feita”.
O presidente do Instituto Portuário, João Carvalho, já tinha avisado que a situação poderia forçar o Governo ou as administrações dos portos a tomarem medidas mais drásticas como o despedimento de alguns trabalhadores. A greve foi prolongada até à véspera de Natal.
Artigos relacionados: