Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ALERTA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE LISBOA:
Podem faltar bens de Natal nas lojas este ano
A Associação Comercial de Lisboa alerta que há bens de Natal que podem este ano não chegar às lojas.
Em causa a greve dos estivadores nos portos de Lisboa e Setúbal, prolongada até dia 17 de Dezembro. Os trabalhadores dos portos contestam o novo regime jurídico do trabalho portuário que deve ser aprovado na próxima quinta-feira do Parlamento. Para esse dia está marcada uma concentração.
Bruno Bobone, presidente da Associação Comercial de Lisboa, diz que há consequências deste protesto no terreno: “Tenta-se que venha a carga, mas a verdade é que alguma está a ser prejudicada, está a chegar atrasada, criando grande dificuldade ao desenvolvimento da actividade normal e provavelmente haverá alguns bens que as pessoas queriam comprar e não vão ter. Quem comprou para fornecer lojas ainda vai ter o prejuízo de não as conseguir vender”.
Há empresas a suportar mais 15 a 20% de custos para poder ter a carga que chega ao nosso país através de contentores em navios.
“Se tiver oportunidade, porque podem estar os navios cheios, tem de enviar para outro porto, reportando os custos de transporte terrestre, que são muito mais caros, complicando significativamente, além de tornar caríssima toda esta operação”, explica.
A Associação Comercial de Lisboa defende por isso a liberalização do trabalho no sector portuário.
Contactado pela Renascença o Ministério da Economia diz que o pacote de mudanças que estão em cima da mesa e que vai ser aprovado esta semana é para continuar e que o novo período de greve não terá resultados.
O ministério de Álvaro Santos Pereira diz que vai aguardar a negociação entre operadores e funcionários dos serviços mínimos no terreno caso contrário será o ministério a decretar esses serviços e, em ultima instância, caso não sejam cumpridos, avança para a requisição civil.
O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul entregou hoje um novo pré-aviso de greve, que prolonga a paralisação nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz, até às 8h00 do dia 17 de Dezembro.
Artigos relacionados: