Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Estivadores estrangeiros aderem ao protesto de quinta-feira
Na quinta-feira, dia em que vai ser votada na generalidade a nova lei sobre o regime jurídico do trabalho portuário, os estivadores vão para a frente da Assembleia da República protestar contra a medida.
O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, Vítor Dias, disse ao PÚBLICO que o objectivo é tentar “abrir uma janela de oportunidade para o assunto ser discutido” com os trabalhadores, já que nos dias seguintes a lei será discutida e aprovada na especialidade.
Neste sentido, os trabalhadores dos portos querem entregar à presidente da Assembleia da República e a representantes dos grupos parlamentares um documento subscrito pelas associações sindicais com propostas para a legislação do trabalho portuário.
Vítor Dias confirmou a adesão de estivadores estrangeiros e sublinhou que “ainda está a receber confirmações e pedidos de alojamento”. A presença de estivadores de França, Espanha, Dinamarca, Suécia e Bélgica é vista pelo dirigente sindical como uma prova de que “o problema não é só português”, já que a nova lei “é um balão de ensaio para a Europa”.
A manifestação começa às 13 horas na Praça do Município e segue para a Assembleia da República. Segundo Vítor Dias, nesse dia, um pouco por toda a Europa, vários portos vão estar parados entre as 13 e as 15 horas em solidariedade com a “luta portuguesa”.
Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz têm feito várias greves desde 17 de Setembro e estão a preparar uma paralisação de quatro dias a partir de 9 de Dezembro.
Artigos relacionados: