Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VASCO CAMEIRA:

Exportações a partir do Porto de Viana devem crescer entre 8 a 10% este ano

O Porto de Viana do Castelo deverá registar, no final de 2012, um crescimento nas exportações entre os 8 e os 10%, o que significará o segundo ano consecutivo de crescimento de carga para exportação nesta infra-estrutura portuária. Recorde-se que em 2011 o porto movimentou meio milhão de toneladas, com 55% para exportação.

"Termos, de novo, mais exportações do que importações, mantendo sensivelmente os valores do ano passado, é um dado histórico, nunca tinha acontecido", referiu Vasco Cameira (na foto), da Administração do Porto de Viana do Castelo, à Lusa.

"Deveremos registar ainda um crescimento na ordem dos 8 a 10% em relação ao ano anterior", acrescentou Vasco Cameira, num evento de promoção daquela infraestrutura em Vila Nova de Cerveira, com empresários da região.

O aumento das exportações de aerogeradores por parte da multinacional alemã Enercon e de papel canelado da Europac, ambas instaladas no concelho de Viana do Castelo, voltam a explicar o crescimento do movimento e da saída de carga.

O administrador sublinhou ainda que "um dos pontos fortes" daquele porto tem sido a "paz social", apesar das greves dos estivadores em vários pontos do país: "Na informação que sai na imprensa o porto de Viana parece que não existe, mas o país é um todo e o sistema portuário também. Quando se diz que não há greve em Sines e em Leixões, deve dizer-se que também não há em Viana".

"Queremos penetrar mais no mercado dos contentores. É difícil, porque temos muita concorrência, mas não é impossível, já que o que temos ainda é pouco", realçou ainda o responsável.

fonte







Artigos relacionados:

  • Sessão de apresentação do projecto da unidade fabril da Royal Lankhorst Euronete
  • Dragagens da zona de navegação concluídas
  • Crescimento de 53% nas exportações
  • Enercon exportou 76,8 mil toneladas no segundo semestre
  • Melhoria da acessibilidade marítima no Porto de Viana do Castelo
  • Porto de Viana dragado para ajudar Enercom a exportar mais
  • Daniel Bessa eleito Presidente da Comunidade Portuária de Viana do Castelo
  • Incentivo às empresas exportadoras que utilizam o Porto de Viana do Castelo
  • Navio de passageiros com 175 metros esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo
  • Concretização do Centro de Mar de Viana do Castelo vai custar cerca de 20 milhões
  • Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo para transportar torres de aerogeradores
  • «80 Graus Norte» e «Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar»
  • As sumalhas
  • Pesca do bacalhau em tempo de guerra
  • ÁGUA-ARRIBA, histórias de barcos e homens
  • Administração do Porto de Viana do Castelo lança novo concurso para gestão das marinas
  • «Viana quer voltar a ser terra de marinheiros»
  • Navio Gil Eannes enriquece espólio
  • ESTG e GAC Alto Minho debateram «Novos Negócios do Mar»
  • Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo
  • Newsletter n.º 2
  • Câmara Municipal adere à Comunidade Portuária de Viana do Castelo
  • Porto de Viana do Castelo cresce 30% em 2010
  • 1.as Jornadas do Porto de Viana do Castelo
  • Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita
  • Viana do Castelo supera o meio milhão de toneladas
  • Câmara de Viana rejeita perda de autonomia do porto
  • Cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo
  • Construção do novo porto de pesca de Viana do Castelo