Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Carga movimentada por portos do continente aumentou 2,29% em Outubro

A carga movimentada nos portos nacionais registou um aumento de 2,29% em outubro, face ao período homólogo de 2011, referiu hoje o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

Dados disponibilizados pelo IPTM e referentes aos portos de Aveiro, Figueira da Foz, Leixões, Lisboa, Setúbal, Sines e Viana do Castelo mostram que só se verificaram quebras homólogas em Lisboa (-29,33%), Setúbal (-33,31%) e Viana do Castelo (-27,37%) durante o mês de outubro.

Porém, em termos do peso dos portos no panorama do continente, Sines e Leixões, os dois portos onde os sindicatos assinaram o acordo com o Governo, viram a sua relevância subir 7,68 e 1,88 pontos, respetivamente, representando agora 71,8% do total da carga movimentada.

Enquanto a Figueira da Foz também assistiu a um ligeiro aumento de 0,28 pontos, todos os outros portos listados viram o seu peso cair.

No mês anterior, a carga movimentada nos portos portugueses tinha caído 10% sobre o homólogo de 2011, anunciou na semana passada o IPTM.

Os empresários têm vindo a pedir ao Governo que avance com uma requisição civil devido aos prejuízos que estão a ter por não conseguirem escoar os seus produtos através dos portos de Lisboa e de Setúbal.

Na semana passada, o IPTM referia, como hoje, que "a greve não teve impacto no total de carga movimentada nos portos portugueses", porque neste mês a redução teria sido de 0,76%, contra a quebra de 10% em setembro, números agora atualizados e confirmados para um aumento de 2,29%.

Desde 17 de setembro que os trabalhadores portuários iniciaram uma onda de greves, depois de o Governo ter aprovado a 13 de setembro uma proposta de lei relativa ao regime do trabalho portuário, uma semana depois de ter chegado a acordo com alguns sindicatos, afetos à UGT, e operadores portuários, com o objetivo de aumentar a competitividade dos portos nacionais.

Os estivadores apresentaram um novo pré-aviso de greve que estenderá as paralisações nos portos portugueses até dia 27 de novembro.

fonte