Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Comerciantes condenam greve dos estivadores e pedem intervenção do Governo
“É uma vergonha uma meia dúzia de pessoas a brincar com o povo e a economia", acusa o presidente da associação. Os novos pré-avisos de greve referem-se ao período entre os dias 21 e 27 de Novembro.
A Associação Comercial de Lisboa insiste na necessidade de o Governo avançar para a requisição civil para minimizar os feitos da greve dos estivadores. O presidente da associação reage assim ao novo pré-aviso de greve nos portos nacionais.
“Já passou o momento, há muito tempo, de o Governo tomar uma posição de autoridade que garanta que acaba com esta greve”, defende, Bruno Bobone.
“Isto é uma vergonha, que haja uma meia dúzia de pessoas que esteja a brincar com todo um povo, com toda uma economia, gente que já está a sofrer enormemente na sua vida, e há um conjunto de pessoas que felizmente está muito bem na vida que estão a prejudicar o país e está-se a permitir que isto aconteça”, lamenta.
“Portanto o Governo tem de manifestar a sua autoridade e resolver isto de uma vez por todas”, insiste ainda o presidente da Associação Comercial de Lisboa.
Os novos pré-avisos de greve entregues referem-se ao período entre os dias 21 e 27 de Novembro, estando já marcada uma paralisação de 24 horas para o último dia deste período. Até lá, entre domingo e terça-feira praticamente todos os portos portugueses (à excepção de Leixões e Sines) irão estar paralisados.
No dia 14, os trabalhadores dos portos irão associar-se à greve geral convocada pela CGTP.
Esta onda de greves iniciada a 17 de Setembro foi motivada pelo facto do Governo ter aprovado uma proposta de lei relativa ao regime do trabalho portuário uma semana depois de ter chegado a acordo com alguns sindicatos, afectos à UGT e operadores portuários, com o objectivo de aumentar a competitividade dos portos nacionais.
Esse acordo vai permitir descer a factura portuária entre 25 a 30%, de acordo com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, mas os sindicatos dos trabalhadores portuários entendem que com esta revisão da legislação ficam em causa os postos de trabalho.
OUÇA ESTA NOTÍCIA NA RENASCENÇA
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: