Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Estivadores prolongam greve nos portos até ao final do mês
Portos vão parar 24 horas durante cinco dias, pela primeira vez desde o início da vaga de greve.
A greve nos portos portugueses vai prolongar-se, pelo menos, até 28 de Novembro, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes do sector. O Sindicato dos Estivadores já entregou junto das entidades patronais dos portos nacionais pré-avisos de greve que se estendem até 28 de Novembro, prolongando assim por mais três semanas, no mínimo, a última data conhecida das paralisações, que estavam fixadas até hoje. E pela primeira vez, desde o início desta vaga de greves, os portos vão parar 24 horas durante cinco dias seguidos.
O Diário Económico sabe que as paralisações decretadas pelo Sindicato dos Estivadores irão afectar essencialmente os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Os portos de Sines e de Leixões, que movimentam a grande maioria das cargas transportadas nos portos portugueses não têm sido afectados pela onda de paralisações que domina o sector desde final de Agosto.
No entanto, as próximas três semanas de paralisações têm figurinos distintos, consoante as semanas, os dias e os portos em causa. Há dias em que a greve vai abranger apenas um turno de trabalho e há outros em que a paralisação é de 24 horas, como por exemplo, nos dias 10, 11, 12 e 13 de Novembro. Também o dia 14 será de paralisação total nos portos, mas em solidariedade com a greve geral.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: