Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Trabalhadores do Porto de Leixões criticam «terrorismo sindical» nos portos do Sul

Os trabalhadores do porto de Leixões defendem o acordo de revisão do regime jurídico de mão-de-obra recentemente firmado entre diversas organizações sindicais e empresariais e o Governo português e criticam o afastamento "premeditado dos sindicatos do ‘costume' e "a via do terrorismo sindical nos portos do Sul".

Desde meados de Agosto, e com mais incidência desde 17 de Setembro, os portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz têm sido os mais afectados por diversas greves rotativas entre várias categorias profissionais de trabalhadores portuários, que se prolongarão pelo menos até 31 de Outubro. A razão para estas greves é precisamente o novo regime laboral para o sector portuário que dentro de várias semanas deverá ser aprovado Parlamento. No Sul, o porto de Sines já ultrapassou a situação, após um acordo celebrado na semana passada entre a concessionária PSA Sines e os sindicatos.

Num documento interno a que o Diário Económico teve acesso, os sindicatos representados pela FNSTP - Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários, uma organização independente das duas centrais sindicais nacionais, sublinham que "é com muito orgulho que os trabalhadores de Leixões se revêem no acordo de revisão do regime jurídico da mão-de-obra portuária recentemente acordado com os parceiros sociais, envolvendo o Governo, a UGT, a FNSTP e as associações patronais de Lisboa e Leixões". No entanto, os responsáveis da FNSTP no porto de Leixões lamentam que outros sindicatos portuários "uma vez mais por razões incompreensíveis, se preferem alhear dos necessários esforços de consenso com os parceiros sociais exigidos pela modernização da economia nacional".

fonte







Artigos relacionados:

  • Greve portuária condena empresas da região à falência
  • Em Espanha corre tudo mal, excepto a greve nos portos portugueses
  • Passos Coelho insinua recurso à requisição civil contra greve dos portos
  • Hélder Amaral desafia Bruno Dias a medirem forças com um contentor
  • Autoeuropa e Mitsubishi admitem recorrer a portos em Espanha
  • Greve nos portos afecta exportações da Autoeuropa e da pêra rocha
  • Governo rejeita «bomba atómica»
  • Trabalhadores portuários não entendem apelo à requisição civil
  • Uma economia refém dos portos
  • PSA Sines e Sindicato XXI estabelecem acordo que põe fim à greve às horas extraordinárias
  • AGEPOR critica os que «teimam em continuar em greve»
  • Greves já passaram todos os limites
  • As exportações e a greve dos portos
  • Greve já causou prejuízos de 425 milhões de euros no Porto de Lisboa
  • Greve nos portos torna exportações mais caras
  • Sindicatos garantem que greves não ficarão por aqui
  • Governo deve accionar «instrumentos legais» para garantir funcionamento dos portos
  • Transportadores rodoviários de contentores reafirmam preocupação com situação nos portos
  • Agricultura ainda não sentiu efeitos da paralisação nos portos
  • Greves portuárias causam prejuízos de 425 milhões só em Lisboa
  • Acordo para a revisão do regime do trabalho portuário
  • Câmara de Portimão apela à intervenção do ministro da Economia para o fim da greve no sector portuário
  • Portuários europeus atentos à lei portuguesa
  • Paralisação nos portos está a provocar acumulação de toneladas de mercadorias nos armazéns nacionais
  • Presidente do órgão regulador defende nova legislação laboral do sector portuário
  • Trabalhadores portuários mantêm funções específicas