Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Autoeuropa e Mitsubishi admitem recorrer a portos em Espanha

As greves dos trabalhadores portuários, pilotos da barra e trabalhadores das administrações portuárias, estão a ter impacto directo nas fábricas portuguesas de automóvel. A Volkswagen Autoeuropa e Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) admitem desviar a exportação, que é o grosso das respectivas produções, para portos em Espanha.

O fim da greve do porto de Setúbal está previsto para 31 de Outubro mas a Autoeuropa já tem um plano de contingência pronto para avançar. "Iniciou-se um estudo sobre ajustamentos ao conceito logístico, o qual prevê o recurso a um porto estrangeiro, nomeadamente a Vigo ou Santander", assume fonte oficial da maior fábrica portuguesa de automóveis ao Diário Económico.

Uma medida que também está a ser equacionada pela administração da MFTE, no Tramagal.

Toda a logística da fábrica de Palmela está a ser afectada pelas greves, uma vez que "a empresa é essencialmente exportadora e depende do Porto de Setúbal para o escoamento de cerca de 80% dos carros produzidos". Entre Janeiro e Agosto, a VW Autoeuropa produziu 79.162 carros, sendo que 78.740 unidades se destinaram à exportação.

fonte