Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ILHAS DO ATLÂNTICO
Terceira zona mundial de cruzeiros no inverno
As Autoridades Portuárias da Madeira e de Canárias, reunidas esta segunda feira no Funchal, continuam apostadas na dinamização da marca "Cruise in the Atlantic Islands", criada em meados dos anos 90, que junta os atrativos e sinergias dos dois arquipélagos atlânticos, permitindo que, fruto dessa promoção conjunta, estas ilhas sejam atualmente a terceira zona mundial de inverno nas rotas dos navios de cruzeiro, movimentando mais de dois milhões de turistas.
A Presidente da Administração de Portos da Madeira, Alexandra Mendonça sublinhou que "esta parceria criada há 15 anos é para continuar", tal como corroborou o Presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, Luis Ibarra que lembrou que "estes pequenos arquípélagos estão a competir com os melhores do mundo."
Antes da reunião que juntou as Autoridades Portuárias da Madeira, Las Palmas e Tenerife, foi apresentado publicamente um estudo, encomendado pelos portos e governo de Canárias sobre o setor dos cruzeiros, um estudo que vem na sequência de um outro efetuado em 2005, promovido pela Madeira e pelas Canárias.
Nesse estudo, foram entrevistados 60 agentes do setor e inquiridos 2000 turistas de cruzeiro, entre outubro de 2011 e março de 2012. Uma das conclusões é que o setor de cruzeiros continua a crescer, apesar da crise internacional, e que a atividade nestas ilhas, em matéria de cruzeiros, dificilmente deixará de ser sazonal. Canárias, tal como a Madeira, tem a sua época alta entre setembro e maio, sendo junho, julho e agosto considerados os meses da época baixa.
O inquérito revelou que a grande maioria dos turistas que visitam estes dois arquipélagos tem tendência a repetir estes destinos, e que o bom clima, a tranquilidade e a diversidade de património a visitar, são os fatores mais valorizados pelos turistas. Do mesmo modo, o estudo confirma ainda que o cliente de cruzeiro valoriza as ilhas atlânticas no seu conjunto, surgindo contudo a Madeira como um fator determinante na escolha, pela beleza da baía e proximidade do porto à cidade.
O turista de cruzeiro "tipo" que visita as ilhas da Madeira e de Canárias tem entre 40 e 65 anos, é casado e gasta em média 68 euros, com excursão. Contudo Alberto Galvan, da Autoridade Portuária de Tenerife afirma que os elementos recolhidos no estudo apontam para que, na Madeira, o valor gasto pelo turista seja ligeiramente superior.
Artigos relacionados: