Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
O Tejo recheado de veleiros outra vez
Os seis maiores Tall Ships da regata The Tall Ships Race 2012 – o russo Mir, o espanhol Juan Sebastian de Elcano, o polaco Dar Mlodiziezy e os portugueses Sagres, Creoula e Santa Maria Manuela – marcaram o desfile náutico no Tejo, entre dezenas de outros veleiros históricos de menores dimensões – inclusive a caravela Vera Cruz -, que participam no evento, além de boa centena de embarcações de cruzeiro que vieram despedir-se da frota que fez escala em Lisboa, na primeira etapa da rota desde St. Malo, França.
Depois de três dias de escala em Lisboa – onde a frota esteve atracada no cais do Jardim do Tabaco e Santa Apolónia, que recebeu centenas de milhares de visitantes – os seis maiores Tall Ships e os 43 veleiros históricos desfilaram no Tejo, numa parada náutica perfeita sob as refregas de vento do quadrante norte. Centenas de barcos espectadores testemunharam o passagem de algumas das mais belas embacações à vela da atualidade, inscritas na The Tall Ships Race 2012.
«Mais uma vez, Lisboa recebeu de uma forma fantástica as The Tall Ships Races. Este espaço em Santa Apolónia é único, um gigantesco cais aos pés da cidade, com uma vista deslumbrante e a capacidade de misturar os muitos tripulantes com o quotidiano da cidade. A organização local a cargo da Aporvela está de parabéns, tudo correu muito bem, desde a forma como todos foram recebidos até aos muitos apoios sempre necessários a quem chega do mar. Uma palavra também para os jornalistas portugueses que abraçaram o evento e divulgaram junto do grande público todas as atividades», declarou entusiasmado Robin Snouck-Hurgrove, chairman da Sail Training International, organizador deste evento há décadas.
Milhares de pessoas alinharam-se na frente ribeirinha da cidade para ver a frota passar – a formação dos veleiros iniciou junto à ponte 25 de Abril e seguiu até Belém. Entre as sirenes, os assobios, as palmas e os cantos de várias tripulações, ouviu-se também os tiros de camhão disparados da caravela Vera Cruz a encerrar o desfile. Os seis mariores Tall Ships e os demais veleiros históricos seguiram para o cabo Raso, local da largada oficial da 2ª etapa da regata, com destino a Cádiz, Espanha.
VEJA MAIS FOTOS DA DESPEDIDA AQUI
Artigos relacionados: