Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
IN MEMORIAM
17 deixas a Fernando Ribeiro e Castro
Fernando Ribeiro e Castro, 60 anos, nasceu em Lisboa, vivendo actualmente em S. Domingos de Rana. O Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) é casado, tem 13 filhos, “todos da mesma mulher”.
Aceitou o repto de reagir às 17 deixas que lhe propusemos, estreando esta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.
Há mar e mar… há imenso a explorar!
Quando o mar bate na rocha… podemos extrair energia
O mar enrola na areia?
Infelizmente, muitos investimentos no mar ficam a enrolar na areia dos labirintos estatais. Há que, rapidamente, simplificarem-se procedimentos e limpar a areia.
Quem vai ao mar… tem que ter os pés bem assentes em terra.
Pescadinha de rabo na boca
A falta de investimentos no mar que tem levado a falta de cultura marítima, que leva à falta de investimentos no mar.
Morrer na praia… é o estado em que Portugal está após dezenas de anos de costas viradas para o mar.
A economia do mar anda a meter água?
De forma alguma. A economia do mar, em geral, está a crescer, dando dividendos a quem lá tem investido, em contra ciclo com a “economia de terra”.
Navegar é preciso?
Sem dúvida nenhuma, no sentido lato e restrito. No sentido restrito, bom seria que tivéssemos mais navios portugueses, a aproveitarem-se do crescimento do movimento portuário. No sentido lato, é preciso levar todos os jovens a praticar desportos náuticos e todos os portugueses a tomarem consciência da nossa vocação marítima, simples resultado da nossa privilegiada localização geográfica
Ir ao fundo e voltar
É o que espero que aconteça nos próximos anos. Já não falta tudo…. A parte de “ir ao fundo” espero que esteja quase a acabar…
Logística inversa… Nesta, não consigo responder…
Plataforma Continental
Uma excelente oportunidade para deixarmos um baú cheio de riquezas aos nossos descendentes, que espero que sirva para pagar a gigantesca dívida que contraímos nas últimas dezenas de anos…
Massa crítica ou bacalhau a murro?
Acho que não é “ou” mas “e”. Para gerarmos massa crítica, vai ser necessário darmos uns valentes murros no imobilismo.
O pior filme da minha vida
A situação em que o país se encontra
O diabo em pessoa
Prefiro não responder porque, como diabo que é, pode querer vingar-se.
Data para esquecer
11 de Setembro de 2001 – mas não me vou esquecer, porque assisti em directo, como muitos milhões de pessoas em todo o mundo.
Sem perdão
O renegar da vocação marítima de Portugal nas últimas dezenas de anos, apenas com a oposição de uma mão cheia de “teimosos”.
Põe-me nos píncaros
A minha família
Artigos relacionados: