Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PRESIDENTE DA ADFERSIT À «CARGO»
«Devemos ser um hub intermédio entre o norte da Europa e os outros continentes»
No final de Maio, Vítor Caldeirinha assumiu a presidência da ADFERSIT, liderando uma lista com mais de 60 especialistas do sector, e que se perfilou desde início como a lista para a continuidade do projecto desenvolvido pela direcção anterior.
Em entrevista à CARGO, o especialista do sector portuário esclarece os objectivos do mandato assim como as linhas de orientação de uma equipa composta por mais de 60 membros, dos mais variados sub-sectores dos transportes, numa entrevista que pode ser lida na íntegra na próxima edição da Revista CARGO.
Na entrevista, Vítor Caldeirinha refere mesmo que o facto de ser especialista no setor portuário contribuiu para ter sido escolhido para liderar esta equipa, até porque uma das principais tarefas da nova direção passa por "alargar horizontes para lá do sistema ferroviário".
Vítor Caldeirinha falou ainda sobre as perspetivas a breve-prazo para o transporte de mercadorias em Portugal, especialmente no que diz respeito à movimentação de carga nos portos nacionais, concedendo especial ênfase ao papel do porto de Sines.
"Devemos ser um HUB intermédio entre o norte da Europa e os outros continentes, entre a Espanha e o Atlântico, entre a CPLP e a Europa e a Espanha, aumentando a massa crítica e fazendo passar os fluxos de carga e pessoas e os meios de transporte principais por Portugal", referiu Vítor Caldeirinha, acrescentando que é necessário "apostar tudo no porto hub de Sines e talvez mesmo noutro hub a norte a médio/longo prazo; no hub do novo aeroporto de Lisboa e na TAP; na mudança para a bitola europeia entre Portugal e a Europa; num verdadeiro sistema integrado de transportes ligado ao mundo".
"O Panamá será certamente uma oportunidade para cumprimos a nossa estratégia de hub intermédio marítimo entre a Ásia, a África, as Américas e o norte da Europa que teremos que aproveitar. Sines pode ser um grande pólo de atração de investimento estrangeiro e ser um hub de navio para navio e na ligação Espanha", concluiu o novo presidente da ADFERSIT.
Artigos relacionados: