Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PESCAS
Menos multas por fuga à venda de pescado em lota entre 2010 e 2011
As contra-ordenações levantadas a embarcações por venda de pescado fora da lota diminuíram entre 2010 e 2011, revelou a GNR. A crise e o aumento das obrigações fiscais não têm agravado as fugas à lota, segundo o sector.
Dados disponibilizados à agência Lusa pelo comando-geral da GNR revelam que a Unidade de Controlo Costeiro, ex-brigada fiscal, levantou 195 contra-ordenações por fuga à lota em 2010. Em 2011, as infracções baixaram para 106.
Nos primeiros quatro meses de 2012, a GNR já levantou 93 contra-ordenações.
A Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOP Cerco), a mais representativa do setor, com 120 embarcações, considerou que, apesar da redução das contra-ordenações, não se registam menos fiscalizações.
O presidente da ANOP Cerco, Humberto Jorge, admitiu que "o mercado paralelo pode prejudicar o mercado legal nos portos mais pequenos", onde por norma existem mais situações de fuga à lota na venda do pescado. Os casos são insignificantes nos maiores portos portugueses.
Apesar da crise e do aumento das obrigações fiscais, a que o setor não é alheio, o dirigente afirmou que "as situações de fuga não se têm vindo a agravar".
Segundo a Unidade de Controlo Costeiro, as coimas vão desde os 500 euros e os cerca de 45 mil euros, dependendo se se trata de pescadores individuais ou sociedades de pesca.